AgronegócioAssembleia

CPI DO ARROZ. Comissão da AL, que Pozzobom vai presidir, será instalada na quarta

Como autor da proposta, chancelada pelos demais deputados, o tucano Jorge Pozzobom vai presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar as causas da atual (e ruim) situação dos produtores e da produção orizícola no Rio Grande do Sul.

A instalação da CPI – e a definição do vice-presidente e do relator – acontece depois de amanhã, como conta, em detalhes, material distribuído pela assessoria do deputado. Confira:

Parlamento instala CPI do Arroz nesta quarta

Será instalada nesta quarta-feira (19), a Comissão Parlamentar de Inquérito que irá investigar as causas da atual situação econômica e financeira do arroz e analisar toda a cadeia produtiva do grão. O evento será realizado no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, às 13 horas. “A CPI do Arroz tem o objetivo de investigar dez fatos determinados que tratam da formação do preço justo do arroz, da distorção da carga tributária, da assimetria do Mercosul, entre outros problemas, que precisam ser discutidos e enfrentados através de um relatório técnico para a produção de um resultado positivo”, afirmou o deputado Jorge Pozzobom, proponente e presidente da CPI.

O parlamentar explicou, também, que a CPI não possui origem política, teve assinatura de 29 deputados das bancadas PSDB, PMDB, PPS, DEM, PP, PTB, PSB e PDT.  “Recebi, em Alegrete, a solicitação de um grupo de arrozeiros  para criar a CPI. Trouxe essa discussão para dentro da AL para que todos os deputados possam se envolver nesta questão tão importante para economia gaúcha”, ressaltou Pozzobom, acrescentando que “a Comissão vai aproveitar o conhecimento de cada um dos parlamentares que a subescreveram, somando os conhecimentos de entidades do setor, como Federarroz, Fetag, Farsul, entre outras, para ter início, meio e fim, com resultado extremamente positivo para a sociedade gaúcha”.

O presidente da Federarrroz, Renato Rocha, afirmou que a entidade não medirá esforços para colaborar com os trabalhos da Comissão. “O setor emprega no Estado cerca de 250 mil empregos diretos e indiretos. Porém, o produtor está pagando para plantar, pois vende por um preço inferior ao que gasta para produzir o grão. O produtor é o fato gerador de toda a renda, mas não se apropria dela”, afirmou.

Reuniões

No período anterior à instalação, desde 17 de agosto, data em que foi protocolado o requerimento, Pozzobom realizou diversas reuniões para planejar previamente as condições de trabalho na Comissão Parlamentar de Inquérito. “Nessa etapa anterior buscamos ouvir as lideranças do setor das diferentes localidades, como Cachoeira do Sul, Restinga Sêca, Quaraí, Alegrete e Santa Maria, para que compreendermos a real crise que o setor enfrenta. Esses encontros são de fundamental importância devido à complexidade das causas a serem investigadas”, destacou.

Histórico

19.04.11 – Pozzobom se reuniu com produtores de arroz e com o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, em Porto Alegre.

26.04.11 – Representantes do setor reuniram-se com os líderes das bancadas da AL para buscar soluções para a recuperação do preço da saca de arroz. O encontro foi proposto pelo deputado Jorge Pozzobom.

20.06.11 – Pozzobom participou da Audiência Pública da Mobilização Política em Defesa da Lavoura de Arroz. O movimento, que reuniu deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças do setor, discutiu a grave situação que o arrozeiros enfrentam.

12.07.11 – Pozzobom começa a colher assinaturas para o requerimento da CPI do Arroz.

17.08.11 – Com 29 assinaturas, superando as 19 necessárias, o requerimento da CPI é protocolado na presidência da AL.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo