AgronegócioAssembleiaEconomiaPolítica

CPI DO ARROZ NA AL. Antes da institucional, as versões dos deputados da região (atualizada)

(ATUALIZADA ÀS 22H35)

Antes da nota original, impõe-se uma correção. Na verdade, o texto enviado pela assessoria de Valdeci Oliveira se refere a reunião posterior à instalação da CPI. Agora, o que foi publicado aqui, já com a diferença conhecida.

Foi instalada agora à tarde, a CPI do Arroz, na Assembleia Legislativa. Mais tarde, trarei aqui a versão institucional do evento, produzida pela Agência de Notícias do Legislativo. Antes, você lê três textos recebidos pelo sítio, com as notícias produzidas pelas assessorias de imprensa dos deputados Jorge Pozzobom, presidente da Comissão (por Ana Maria Jung), Valdeci Oliveira (por Rita Barchet) e Chicão Gorski (por Daniela Bordinhão) – estes dois últimos, também titulares da CPI. Cada qual do seu jeito. Nenhuma errada. Apenas diferentes. E, no caso do texto final, a propósito da primeira (e informal) reunião da Comissão. Acompanhe:

Está instalada a CPI do Arroz

Nesta quarta (19), na Assembleia Legislativa, foi instalada a CPI do Arroz que terá o objetivo de apurar as causas da atual situação econômica e financeira da cultura do arroz e investigar toda a sua cadeia produtiva. O requerimento traz 10 fatos determinados que tratam da formação do preço do arroz e da distorção da carga tributária, entre outras problemas. “Vamos diagnosticar os problemas, chamar todos os atores deste processo e buscar soluções. A CPI não é contra ninguém, é a favor do Rio Grande”, destacou Pozzobom.

Após o ato oficial de instalação, foi realizada uma reunião com os membros da CPI para discutir o plano de trabalho. A primeira reunião de trabalho da CPI será no próximo dia 27, às 11h, na qual será definida o vice-presidente, o dia e o horário que serão realizadas as audiências de oitivas de testemunhas, as cidades e datas das audiências públicas e inspeções e apresentado o plano de trabalho da comissão.

Presenças
Participaram da solenidade de instalação da CPI o presidente da Federarroz, Renato Rocha, o presidente do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), Cláudio Pereira, o Presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz, também Representando a Farsul, Francisco Shardong, o presidente da Câmara Municipal de Cachoeira do Sul, José Vasconcelos de Almeida, o vice-presidente da Federasul, Zélio Hocsmann, o presidente da ULFRO (União dos Legislativos da Fronteira Oeste), Celeni Viana, o representante do  Sindarroz, Cezar Augusto Gazzaneo, o representante da OAB/RS, Dr. Luiz Eduardo Pellizzer e o representante da Cooperativa Costa Doce, vererador de Tapes, Silvio Rafaelli.

Composição
Presidente: Jorge Pozzobom (PSDB)
Relator: Marlon Santos (PDT)

Titulares
Nelsinho Metalúrgico(PT), Valdeci Oliveira (PT), Edson Brum (PMDB), Gilberto Capoani (PMDB), Chicão Gorski (PP), Frederico Antunes (PP), Gilmar Sossela (PDT), José Sperotto (PTB), Heitor Schuch (PSB) e Carlos Gomes (PRB).

Suplentes
Altemir Tortelli (PT), Edegar Pretto (PT), Alexandre Postal (PMDB), Márcio Biolchi (PMDB), João Fischer (PP), Pedro Westphalen (PP), Gerson Burmann (PDT),  Juliana Brizola (PDT), Cassiá Carpes (PTB), Adílson Troca (PSDB) e Catarina Paladini (PSB).”

Presidente da Comissão de Agricultura integra CPI do Arroz como membro titular

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Chicão Gorski (PP), participou, nesta quarta-feira (19), da cerimônia de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que irá investigar as causas da atual situação econômica e financeira do arroz e analisar toda a cadeia produtiva do grão. O objetivo da CPI do Arroz é investigar dez fatos determinados que tratam da formação do preço justo do arroz, da distorção da carga tributária, da assimetria do Mercosul, entre outros problemas. Chicão Gorski integra a Comissão Parlamentar de Inquérito como membro titular.

Chicão afirmou que a Comissão de Agricultura tem discutido, ao longo do ano, as dificuldades de comercialização do produto, repactuação dos financiamentos agrícolas da safra de arroz 2010/2011 com o sistema financeiro, novas alternativas para produção do arroz, entre outros assuntos referentes ao tema. “A ideia de realizar a CPI do Arroz surgiu na Comissão de Agricultura durante os debates sobre a crise no setor”, lembrou.

O parlamentar salientou a importância da CPI do Arroz debater fatos como: o preço baixo pago pelas indústrias aos produtores não refletir no consumidor final e o alto custo da produção da lavoura no Brasil, em função da elevada carga tributária brasileira.”

Arroz gaúcho passará pelo Parlamento antes de chegar no prato

A primeira reunião extra-oficial da Comissão Parlamentar de Inquérito  que irá investigar as causas da atual situação econômica e financeira do arroz, foi realizada na tarde desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa, três horas após a sua instalação oficial.

O presidente da CPI, o deputado Jorge Pozzobom (PSDB), destacou que este é um assunto primordial para a economia do Estado e será debatido através de audiências públicas no Parlamento e nos municípios gaúchos.  O relator da CPI deputado Marlon Santos (PDT), afirmou que a organização na elaboração do relatório será indispensável durante os 120 dias de trabalho da CPI. “ Esta Comissão terá que ter início, meio e fim. Precisamos diagnosticar o problema e ir atrás da solução”, disse.

O deputado Valdeci Oliveira, titular da comissão, propôs que as reuniões ordinárias do órgão técnico sejam realizadas às quintas- feiras, no horário das 11h, para não ir de encontro ao regimento interno. A primeira reunião oficial será na próxima quinta-feira (27), onde será eleito o vice- presidente do órgão técnico e apresentado o plano de trabalho da Comissão.
Também participaram da reunião os deputados Nelsinho Metalúrgico (PT) e José Sperotto (PTB), além da assessoria técnica da Comissão Parlamentar de Inquérito.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo