EducaçãoEstado

EDUCAÇÃO. Estado debate reestruturação do Ensino Médio. Na região, 4 conferências

Discussão em Santa Maria reuniu cerca de 400 interessados. E não apenas professores

A Secretaria de Educação está discutindo mudanças no currículo do ensino médio na rede estadual. Há um documento base a respeito. E é ele que se debate em todo o Rio Grande do Sul. No âmbito da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, uma série de conferências acontece com esse propósito.

Nesta terça-feira, o encontro foi em Santa Maria e reuniu um punhado de interessados, como mostra material da assessoria de comunicação da CRE, com a assinatura da jornalista Luciane Moura. Confira:

8ª CRE discute mudanças no ensino médio

A 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (8ª CRE) realizou hoje (terça, 25) a etapa municipal da conferência do Ensino Médio para as escolas do município de Santa Maria. O evento, realizado no salão de eventos da Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS), reuniu um público de 400 pessoas, com a presença de representantes de escolas, professores, pais e alunos, além segmentos de diferentes esferas sociais.

O objetivo da proposta de reestruturação do currículo do ensino médio contempla qualificação, articulação com o mundo do trabalho e práticas produtivas. A ideia se constitui em um ensino médio politécnico, com articulação das áreas de conhecimento e suas tecnologias com os eixos da cultura, ciência, tecnologia e trabalho como principio educativo.

 “Não há educação neutra, a educação requer uma opção política, nesse sentido a escola que defendemos tem compromisso com as classes populares, ela tem que garantir e dar conta do todo”, disse o coordenador pedagógico da 8ª CRE, Rogier Menezes, em uma de suas falas durante a apresentação da nova proposta pedagógica para os participantes.

A coordenadora regional de educação, Celita da Silva, explica como está estruturada a  conferência promovida pela SEDUC que deverá conduzir a proposta de reestruturação do ensino médio. “Na atividade de hoje (segunda etapa) os delegados escolhidos pelas escolas do município, fizeram um debate e sistematização de contribuições, tendo como referência um documento base proposto pela Secretaria da Educação do RS (SEDUC) estudado anteriormente pelo segmento representativo de cada escola (primeira etapa) e posteriormente a essa fase haverá uma conferência por abrangência de cada CRE (terceira etapa), com a participação dos delegados municipais. Momento em que deverá ser elaborado um texto contendo a sistematização do debate e que culminará com a etapa interregional (quarta etapa) onde haverá a sistematização das contribuições de um conjunto de CRES que terão como referência o debate realizado nas regiões e o documento da SEDUC. A quinta etapa consiste em uma conferência estadual com os delegados escolhidos na interregional. Em janeiro (6ª etapa) será organizado documento final que deve conter a reestruturação curricular do ensino médio, a qual servirá para a formulação das ações subseqüentes para implementação gradativa a partir do 2012 começando pelo primeiro ano”, esclarece Celita.

AGENDA DE CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DA 8ª CRE

25/10: Santa Maria

Local: Salão de eventos da FAPAS

Horário: 8h30min

26/10: São Sepé

Local: Salão da Escola Estadual Francisco Brochado da Rocha – CIEP

Horário: 8h30min

27/10: Júlio de Castilhos

Local: Escola Estadual Julio Prates de Castilhos

Horário: 8h30min

31/10: Jaguari

Local: Salão da Escola Estadual Guilhermina Javorski

Horário: 8h30min”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo