LUNETA ELETRÔNICA. Pimenta e Jornalismo, Assembleia vai a Brasília, turistas e Rio Branco, Che e motocicletas
* Desde semana passada, Paulo Pimenta é, no Congresso Nacional, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma de Jornalismo.
* Mais de 200 parlamentares (entre deputados e senadores) fazem parte do grupo. E, claro, o pano de fundo é a PEC, de autoria do próprio Pimenta, que repõem a obrigatoriedade do diploma de curso superior em Jornalismo, para exercer a profissão.
* A ideia da Frente é ampliar o debate sobre o tema, nas faculdades de jornalismo, nos sindicatos e nas entidades da sociedade civil comprometidas com esta luta.
* Nem é preciso dizer que as entidades patronais, mais que contra (porque facilita, em favor delas, a relação com os profissionais) se move para barrar a PEC.
* É improvável que alguma votação ocorra esta semana, na Assembleia Legislativa. Nos dias em que isso ocorre, terça e quarta, muitos deputados estaduais estarão em Brasília.
* O objetivo da comitiva que vai ao planalto central é sensibilizar os deputados federais para aprovação da chamada Emenda Ibsen, que amplia e aumenta os royalties do petróleo da camada pré-sal para os estados não-produtores.
* Sexta, 28, dia do servidor público, não há expediente na Assembleia. O editor não tem confirmação, mas o feriado também deverá atingir outras repartições estaduais e municipais.
* Em data ainda indefinida, mas na segunda quinzena de novembro, a prefeitura transfere para a Avenida Rio Branco, em frente ao Carrefour, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
* De todo modo, não haverá CAT algum no centro. O que funcionava no Calçadão Salvador Isaia foi desativado no sábado.
* Enquanto isso, nesse período de transição, a secretaria de Turismo diz que continuará prestando serviço à população na sua própria sede, no 4° andar do prédio da Cacism, na Venâncio Aires. Ah, o CAT da Rodoviária segue funcionando.
* Termina na próxima segunda, dia 31, o ciclo “Sobre Rodas”, promovido pelo Cineclube Lanterninha Aurélio. Fecha a agenda de outubro a obra “Desafiando os limites”.
* Mas nesta segunda tem sessão. E o filme a ser exibido é “Diários de Motocicleta”, uma produção de 2004, dirigida por Walter Salles.
* A obra conta a história real dos amigos Ernesto (Che) Guevara e Alberto Granada, em sua viagem de motocicleta pela América do Sul nos anos 50.
* A exibição começa às 7 da noite (e será seguida de debate), no auditório da Cesma, na rua Professor Braga. A entrada é gratuita.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.