EconomiaPesquisa

MUNDO REAL. Brasileiros otimistas com rumo da economia. Os do Sul são ainda mais

Não deixa de ser curioso, para dizer o mínimo. Se você ler os colunistas de economia, perceberá um pessimismo que chega a ser assustador, em relação à economia brasileira. É quase um vaticínio catastrofista em relação ao que poderá acontecer ali adiante.

Se estão (ou não) certos, somente a realidade próxima ou distante poderá determinar. No entanto, quando se desce ao mundo real, isto é, àquele do qual fazem parte os cidadãos comuns, a percepção é completamente diferente, quando não oposta.

Veja só, por exemplo, o que aponta um levantamento realizado pelo IPEA, na sua habitual pesquisa feita com famílias brasileiras. E presta atenção, especialmente, no que dizem os sujeitos e sujeitas que vivem aqui mesmo, no sul do País. O material é da Agência Brasil, divulgado na tarde passada, em reportagem assinada por Jorge Wamburg. A seguir:

 “Brasileiros mantêm otimismo em relação à situação socioeconômica do país, diz IPEA

Os brasileiros permanecem otimistas em relação à situação socioeconômica do país, aponta a pesquisa Índice de Expectativa das Famílias (IEF), divulgada hoje (segunda, 10) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar de o índice apurado em setembro (63,1 pontos) ser 2,1 pontos inferior ao apurado no mês de agosto, a avaliação é de que o brasileiro continua otimista.

A ligeira queda da média nacional (2,1 pontos) refletiu a diminuição dos índices regionais em relação a agosto no Norte, Nordeste e Sudeste. A Região Norte apresentou uma diminuição de 4,1 pontos, com 57,1 pontos em setembro, a menor média registrada desde a criação do índice, marcando o retorno do grau de expectativa das famílias de otimista para moderadamente otimista, similar ao ocorrido em julho.

Enquanto isso, as regiões Sul e Centro-Oeste apresentaram elevação do otimismo. A Região Sul obteve uma elevação de 4,3 pontos em relação ao mês anterior e volta a demonstrar índice acima de 60 pontos, passando de moderadamente otimista para otimista. O Centro-Oeste continua sendo a região em que as famílias têm expectativas mais otimistas, com 74,9 pontos, 1,9 ponto a mais que em agosto…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo