Na Feisma, uma cidade desconhecida! – por Carlos Costabeber
Na abertura da Feisma em 2008, o Paulo Ceccim me passou a palavra, para falar em nome dos expositores.
Além das obviedades, deixei uma frase que marcou aquele evento: “A FEISMA É A SANTA MARIA QUE QUEREMOS” !
Naquela oportunidade, expressei um sentimento que marcava a todos que visitavam a Feisma: uma feira belíssima, superorganizada, limpa, atraente aos visitantes, muito moderna. Era uma vitrine perfeita para uma Santa Maria do futuro.
Três anos depois, estamos promovendo mais uma edição da Feira; cada vez maior e melhor! Um show de organização, comandado pelo amigo/irmão Paulinho Ceccim.
Só que ontem (sábado), o Prefeito Cezar Schirmer me pegou pelo braço, e saímos para visitar os estandes no PAVILHÃO DA INOVAÇÃO.
E, num dado momento, ele me falou algo muito forte: 99% dos santa-marienses não conhecem essa “outra Santa Maria”.
E é verdade!
Em pouco mais de uma hora, conheci uma outra cidade; em cada estande, encontrei iniciativas inovadoras, ações empreendedoras, idéias de sustentabilidade, valorização do artesanato, belos projetos sociais.
Fiquei impressionado com algumas ações como:
* Banco de Talentos da Fundae
* Projeto Alquimia, do Colégio Marista Santa Marta, que transforma “caça-níqueis” apreendidos e computadores velhos, em produtos inteligentes;
* Espaço Reciclagem;
* Prejeto Voccie de sustentabilidade e inovação;
* Feira da Gare com seus produtos artesanais;
* Curso de Engenharia Química, que está transformando as bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal em álcool usado na UFSM;
* Programa Municipal de Agroindústria, como o “Sabor do Coração”, que é uma grife que identifica produtos alimentícios com controle de qualidade;
* Engenharia Florestal, com uma idéia interessante para proteger as encostas de rios e córregos urbanos;
* Espaço Inovação da UNIFRA;
* Programa de Coleta Seletiva/Recicla Santa Maria;
* Programa “Nossa Santa Maria”, que visa identificar os problemas da cidade via internet, e consequente tomada de ações;
* Projeto “Espaço Alternativo”, que transformou os horários de intervalo para quem trabalha na UFSM;
* Empresa GR2, que de forma pioneira, faz uma gestão de resíduos da construção civil e de lâmpadas fluorescentes;
* Os (11) programas municipais de desenvolvimento rural, entre outros.
Por isso, inicialmente, o titulo desse artigo seria: “Na Feisma, a Santa Maria do Amanhã”. Só que depois dessa visita, e da observação do Prefeito, mudei para “…uma Cidade Desconhecida”.
Por isso, além de visitar os estandes com produtos e serviços, não deixe de levar os filhos, para juntos, conhecerem o Pavilhão da Inovação. Ali realmente está a “outra” Santa Maria; uma Santa Maria que os santa-marienses desconhecem.
Por fim, um agradecimento muito especial ao querido amigo Paulo Ceccim, que está se despedindo do comando da Feisma, depois de tê-la transformado na maior mostra do interior do Estado; um evento que mudou a imagem e a “cara” de nossa cidade; um evento que aprendemos a admirar pela organização, beleza e abrangência de produtos e serviços oferecidos.
Espero que suas LIÇÕES VISIONÁRIAS tenham bons seguidores no comando das próximas edições da Feisma.
-Espantado ficaria qualquer médico sanitarista, Osvaldo Cruz ou Moacir Scliar se no Centro da Cidade observasse o esgoto a céu aberto que os governos a 60 anos prometem eliminar. De boas intenções, se é que a Corsan as tem, o inferno está cheio e os Santamarienses cheios da Corsan.
Nesta linha, sugiro também uma visita ao estande da CORSAN. a Companhia está mostrando um pouco do seu trabalho e da tecnologia que utiliza.
Quando da visita do prefeito até as dependências da Corsan há alguns dias, o chefe do executivo ficou espantado (no bom sentido) com o que viu.
Num monitor, o operador tem toda a situação em tempo real dos reservatórios e recalques. Podendo, com um clique ligar ou desligar seus motores em qualquer parte da cidade.
É a Corsan, aos poucos, se adequando àquilo que Santa Maria precisa.
Certamente dentro da Santa Maria que queremos também está inserido o saneamento que queremos. E nisto, a Companhia Riograndense de Saneamento tem um papel importante a desempenhar.