EducaçãoEstado

PRESTA ATENÇÃO. Santa Maria pode perder a reitoria do Instituto Federal Farroupilha

Reunião em Brasília tratou do “reordenamento”. E aí Santa Maria pode perder a reitoria

Saudada, e muito justificadamente, a vinda da reitoria do Instituto Federal Farroupilha, ela trouxe para Santa Maria toda a estrutura do organismo. Pois bem: fonte muito boa deste editor, ainda na semana passada, chamava a atenção para a possibilidade de tudo isso ir embora, provavelmente, para Porto Alegre.

Hoje funcionando na faixa nova para Camobi, a reitoria do IFF estaria já tratando do assunto. Essa confirmação o editor não obteve. Mas a palavra usada foi “redistribuição”. Na prática… Bueno, nem tão veladamente assim, essa situação é colocada nas entrelinhas de material produzido pela assessoria de comunicação do Instituto e encaminhada nesta quarta-feira. Acompanhe e tire tua própria conclusão. A seguir:

Reunião no MEC propõe um reordenamento entre os Institutos da Região Sul

No dia 20 de outubro, o Reitor do IF Farroupilha, Carlos Alberto Pinto da Rosa, e a Pró-Reitora de Ensino, Tanira Marinho Fabres, participaram de reunião convocatória com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, juntamente com os reitores do IF Sul-rio-grandense e do IFRS.

O objetivo da reunião foi tratar de um reordenamento dos três Institutos da Região Sul, conforme prevê a Lei de criação dos Institutos, respeitando sua territorialidade. Na ocasião, também foi tratada a possibilidade da instalação da Reitoria do IFSul na capital do Estado do RS.

Da reunião, ficou acordado que num prazo de 15 dias as equipes dos três Institutos reunir-se-ão novamente com o Ministro e o Secretário para os ajustes e deliberações sobre as propostas apresentadas pelo MEC.

Na oportunidade, o Ministro deu a feliz notícia de que é da sua vontade criar condições orçamentárias para a implantação de refeitórios, moradia estudantil e ginásio nas unidades do IF Farroupilha, o que possibilitará um maior incentivo ao ingresso dos estudantes e garantirá sua permanência na instituição.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Primeiramente, um esclarecimento ao Colorado: Santa Maria não possui campi com aulas e alunos, e sim apenas a sede administrativa. Segundo ponto: Transferir a reitoria de Sta Maria para a capital será um desserviço a todos os membros do CEPE que precisam comparecer com frequência nas reuniões, já que a distância e portanto o tempo de viagem, trará a todos uma fadiga desnecessária e desincentivadora. Além disso há também a questão de onerar desnecessariamente os cofres públicos. também a questão de que já existe a instalação física própria, que é excelente e funciona a contento. Devemos descentralizar e distribuir e não o contrário. Caso isto aconteça provavelmente abrirei mão de membro do conselho.

  2. Bem,hoje já existe vários Campus em todos as cidades neste Brsil a fora não vejo porque a mudança de para “Porto Alegre” Santa Maria,é uma cidade universitária, e quando criaram os Institutos foram Batizados de Farroupilha para atender região sul.Não dou dois anos,vai estar em Brasília.

  3. O IF Sul-Rio-Grandense vai ter a Reitoria em POA. É claro que o Farroupilha vai continuar em SM. Cai na real! Mas se for pra POA, que BELEZA!!!! hehehe

  4. Devemos espraiar a educacao, nem todos podem morar e trabalhar na janelinha. Devemos fazer crescer outras regioes, por exemplo Santa Rosa, Alegrete, … Santa Maria ja tem sua federal, vamos potencializar outra regiao.
    Dois reitores federais na mesma cidade…sei.

  5. Atendo-se a “respeitando sua territorialidade”, Santa Maria por estar no centro de nosso Estado deveria não apenas administrar os campi que a Reitoria de Santa Maria hoje abrange e os futuros próximos as fronteiras, já em estudo quanto à viabilidade de implantação, como também a ação dos demais Institutos Federais do RS. Basta olhar o mapa de nosso Estado e pensar no deslocamento de diretores, membros de conselhos, colegiados e comissões para as reuniões que se fazem necessárias para entender que esta seria a decisão mais racional e viável economicamente em detrimento da opção pela capital de nosso Estado.

    Antônio Augusto Cortiana Tambara
    Professor do IF Farroupilha Campus de São Vicente do Sul
    Membro do CEPE do IFFarroupilha

  6. Será uma mostra da burrice dos nossos governantes se isso se confirmar!

    Adriano
    Professor do IFFarroupilha
    Campus Santa Rosa

  7. Péssima notícia para Santa Maria se esta notícia se confirmar. O santa-marienses não valorizam a reitoria do Instituto Federal Farroupilha na cidade, sendo que ela tem um orçamento milionário e injeta recursos diretamente na cidade.

    Seria uma perda gigantesca, política e econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo