TREM TURÍSTICO. Sonho santa-mariense começa com o levantamento topográfico
Se vai ou não sair, é imprevisível. Os recursos são imensos e não adianta ficar vendendo ilusões. Pelo menos não aqui neste sítio – que apoia a ideia, por considerá-la algo além de mera postura lúdica. Mas, de alguma maneira é preciso começar. E, diga-se, a prefeitura está se esforçando.
Na semana passada, segundo a Coordenadoria de Comunicação Social da administração, houve uma importante (e necessária) atividade em Santa Maria, por conta desse sonho. A reportagem é de Maria Luiza Guerra, com foto de Vânia Antunes. Acompanhe:
“Trem Turístico: técnicos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária realizam topografia da linha férrea
O passado de Santa Maria, embalado nos trilhos que foram fincados no coração do Rio Grande, levou o Executivo a criar o projeto de um Complexo Turístico Ferroviário que irá preservar a identidade cultural da comunidade santa-mariense. E os primeiros passos já foram dados. Durante a última semana, técnicos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária estiveram em Santa Maria para um levantamento topográfico na linha férrea da cidade. A ação integra o projeto da Prefeitura Municipal que irá implantar um Trem Turístico em Santa Maria. A titular da pasta de Turismo, Norma Moesch, assegurou que a meta da Secretaria é que o trem dê partida da Viação Férrea ainda na gestão do prefeito Cezar Schirmer.
“Esta é mais uma etapa do projeto, que vai apontar o que se deve fazer no terreno”, explicou a superintendente da Secretaria de Município de Turismo, Vânia Antunes, que acompanhou os técnicos. A implantação de uma linha de trem turístico contribuirá para fomentar o turismo local e regional. Segundo a Secretaria de Turismo, serão investidos aproximadamente R$ 3 milhões. Os recursos estão sendo buscados no DNIT, IPHAN E MTUR. Já os equipamentos que serão usados serão dois carros de passageiros com 54 lugares cada, totalizando uma oferta de 108 lugares por viagem. Os veículos, que pertencem ao Governo Federal, serão restaurados pelo Município e repassados para o mesmo, bem como a locomotiva.
De acordo com Norma, haverá atividades artísticas ao longo do percurso e também no ponto de partida do passeio turístico, a Estação Férrea de Santa Maria, a Gare do centro, que será o terminal 1. Da Gare do Centro, o itinerário previsto para o trem turístico é até a Barragem do DNOS, com aproximadamente 60 minutos de duração. A…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Agora vai fazer falta o que foi doado para Garibaldi e esta sendo MUITO BEM u$ado por lá.