AssembleiaPolítica

ASSEMBLEIA. Rejeitada proposta de Valdeci para ressarcimento de diárias. Ele lamenta e explica as razões

O modelo aprovado, segundo a Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, é o mesmo adotado pelo Tribunal de Contas do Estado (e sobre isso trarei outros detalhes, mais tarde). Mas o fato é que a proposta de Valdeci Oliveira, deputado petista, que previa o ressarcimento de diárias apenas mediante comprovação expressa acabou sendo rejeitado.

A ideia do parlamentar teve o apoio do presidente da Assembleia e do líder do PC do B, mas não passou pelos demais líderes. A propósito da decisão, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa de Valdeci. O texto é de Rita Barchet. A seguir:

Valdeci lamenta não adoção do ressarcimento nas diárias do Parlamento

O modo de pagamento de diárias na Assembleia Legislativa continuará sob o modelo de indenização de valores fechados. Na reunião conjunta da Mesa Diretora e do Colégio de Líderes, realizada nesta  terça (8), a maioria dos deputados que integra os dois colegiados optou pela proposta do Partido Progressista (PP), que consiste apenas a na ampliação da forma de comprovação de gastos dos deslocamentos. Hoje a comprovação se dá por apresentação da nota fiscal. A partir de agora isto poderá ser feito também pela apresentação de certificado de participação em eventos ou pela apresentação de cartões de embarque aéreo.

A proposta do deputado Valdeci Oliveira (PT), que previa o ressarcimento exclusivo dos gastos comprovados por nota fiscal e a extinção do pagamento de diárias fechadas não recebeu apoio da maioria dos parlamentares. O presidente da Assembleia, Adão Villaverde (PT), e o deputado Raul Carrion (PcdoB) apoiaram a proposta do ressarcimento. Outros 14 deputados apoiaram a proposta do PP e três apoiaram proposta do deputado Daniel Bordignon, que previa equiparação de valores de diárias entre deputados e servidores da Assembleia.

Valdeci lamentou o resultado da reunião.“ Lamento muito que o ressarcimento não tenha sido aprovado. O novo sistema não modifica praticamente nada, somente amplia o modo de comprovação de gastos. Não houve evolução. Este resultado não nos desanima. Vou continuar lutando para ampliar a transparência e o controle de gastos da Assembleia”, afirmou o deputado.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. @Ricardo
    o que esta em debate não é quem usou mais o menos diarias e sim o sistema que é usado até porque o sistema usado não foi o valdeci o chicão ou pozzobom que criou , mas tem a chance de mudar isto que é o debate o pozzobom foi o que menos usou diaria mas ao mesmo tempo comcorda com o deutado que tirou uma nota de cinco reais e recebeu uma diaria de 460 reais , ai esta a incoerencia ,eu apoio o dep Valdeci na sua proposta incoerente é concordar com o sistema atual que é ineficiente e atrasado sou a favor da transparencia .

  2. Ricardo :
    Perdi meu tempo, ou não, e fui acessar o site da tal transparência da Assembleia Legislativa. Tirando os dados DO SITE DA TRANSPARÊNCIA, é possível identificarmos algumas estranhezas por parte de alguns Deputados. Ressalto que apenas acompanho a política e não sou filiado à nenhum partido.
    Mas vejamos Claudemir, o RANKING DOS DEPUTADOS DE SM E REGIÃO
    CHICÃO = 65 DIÁRIAS
    VALDECI = 46 DIÁRIAS
    POZZOBOM = 24,5 DIÁRIAS
    Logo, quero aqui defender o Pozzobom de alguns comentários pois votei nele e o cara NÃO TA SENDO INCOERENTE, já OUTROS ESTÃO…

    O Gabardo já comentou um pouco sobre isto.
    Acho que a grande questão não é o número de diárias. Estando dentro dos limites aceitáveis, deve-se ver o custo benefício. Quais os resultados obtidos? Acho temerário medir o valor ou coerência ou ainda, a competência de um deputado, pelo número de diárias. Basta ver o Valdeci.
    Se São Luiz Gonzaga ainda não privatizou a água, um bom tanto se deve ao empenho do Deputado que fez algumas viagens para conversar com o prefeito de lá. Da mesma forma em Cachoeira do Sul.
    Se o carvão gaúcho tem quem o defenda como uma fonte alternativa de energia, isto também se deve a várias viagens do Valdeci. Isto são apenas alguns exemplos. Portanto, como “medir” um deputado apenas pelo número de diárias??????

  3. Perdi meu tempo, ou não, e fui acessar o site da tal transparência da Assembleia Legislativa. Tirando os dados DO SITE DA TRANSPARÊNCIA, é possível identificarmos algumas estranhezas por parte de alguns Deputados. Ressalto que apenas acompanho a política e não sou filiado à nenhum partido.

    Mas vejamos Claudemir, o RANKING DOS DEPUTADOS DE SM E REGIÃO

    CHICÃO = 65 DIÁRIAS

    VALDECI = 46 DIÁRIAS

    POZZOBOM = 24,5 DIÁRIAS

    Logo, quero aqui defender o Pozzobom de alguns comentários pois votei nele e o cara NÃO TA SENDO INCOERENTE, já OUTROS ESTÃO…

  4. Tchê, vejo que o nome da minha amiga Valeska vai (merecidamente) ganhando corpo. Bueno, a minha opinião sobre o trabalho e a conduta do Valdeci todos já conhecem.
    Eu gostaria de abordar, com o respeito de sempre, o comentário do Everton.
    O problema é que quando damos vazão ao “dito popular” de que político não presta, estamos admitindo uma generalização. E, graças à Deus aqui em Santa Maria temos vários exemplos (de vários partidos) de que a coisa não é bem assim. E, com esta tentativa do Valdeci fica evidenciado que há luz no fim do túnel. E o processo seletivo e depurativo está na mão do povo. Basta saber utilizar este poder.

  5. Parabéns nobre deputado, o senhor sim mereceu nosso voto, aquele outro aqui da terra apoiou a farra das diárias, entrou no clima dos velhos que só querem levar vantagem. Na hora de escolher um candidato temos que ver quem é quem realmente. Parabéns Dep.Valdeci e meus pêsames ao outro.

  6. Parabéns ao deputado Valdeci Oliveira, tentando fazer o melhor, como sempre em suas ações populares, governamentais e parlamentares. Infelizmente a estrutura do Sistema, combate qualquer ação digna, e honesta. Enquanto alguns Deputados dão umas voltinhas nas regiões perto e tiram diárias a partir de 300 reais. Outros fazem o melhor, e do meio mais justo, como nosso Deputado! Parabéns! Lembre-se sempre que nós vamos juntos; pois caminhada continua.

  7. Pois é. Quando a população diz não acreditar mais em políticos, logo vem a turma do “apaga incêndio” para dizer que são poucos os maus políticos, os que pensam mais em seus projetos pessoais do que no cidadão. Agora, com esse projeto do deputado Valdeci, tinham uma oportunidade rara de provar sua seriedade e o que aconteceu? Quem leu, já sabe. Parabéns ao Valdeci Oliveira, um cara de bem, que eu voto sempre,acima de cores partidárias.

  8. É triste, quando votamos em um Deputado para arrumar a casa, a maioria é contra é a farra das Diárias.
    Parabens ao Dep. Valdeci por esta iniciativa, porque já passaram vários por lá e ninguem levantou esta questão.
    Abraço forte Valdeci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo