EDUCAÇÃO. Deputados reunirão prefeitos e reitores, para evitar transferência de reitorias do Instituto Farroupilha
Embora as negativas enfáticas à informação, aliás dada com absoluta EXCLUSIVIDADE aqui no sítio, na última quinta-feira, com base em informações do próprio Instituto Federal Farroupilha, segue o risco de transferência das reitorias, não apenas de Santa Maria, mas também de outras comunas, para a capital.
Olha só o que está acontecendo na Assembleia Legislativa, por iniciativa dos deputados petistas Miriam Marroni e Valdeci Oliveira – de cuja assessoria de imprensa procede o material a seguir, assinado pela jornalista Rita Barchet:
“Valdeci e Miriam fazem mobilização pela permanência das reitorias dos Ifet’s no interior
Após Ministério da Educação e Cultura (MEC) sinalizar a possibilidade de transferir a reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul – Rio – grandense (IFSul), instalada em Pelotas, para Porto Alegre, os deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Miriam Marroni (PT) se mobilizaram para elaborar um documento contrário a proposta.
Em uma ação preventiva, para que o mesmo não aconteça nas reitorias dos IFs de Santa Maria e Bento Gonçalves, o petistas realizarão uma reunião com prefeitos e reitores no próximo dia 9, na Assembleia Legislativa.
Para o deputado Valdeci Oliveira, a decisão do MEC desfavorece o desenvolvimento das regiões. “Santa Maria tem apenas da reitoria, mas há uma soma de esforços nossos para que seja criado um campus na cidade”, relata.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
O Instituto Federal Farroupilha tem apenas uma reitoria, instalada em Santa Maria.
O RS tem três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Além do IF Farroupilha, o IFSul (com reitoria em Pelotas) e o IFRS (com reitoria em Bento Gonçalves).