EXTRA. Câmara acaba de aprovar contas de 2005 de Valdeci. Só Kaus foi contra
A Câmara de Vereadores de Santa Maria, por ampla maioria de seus integrantes, acaba de aprovar as contas do ex-prefeito Valdeci Oliveira (e seu vice, Werner Rempel – que, em função dessa condição, não votou), relativas ao exercício de 2005. Somente o suplente peemedebista João Kaus foi contra.
Voltaremos ao tema, mais tarde, com detalhes. Aguarde!
SIGA O SITÍO NO TWITTER
@Valeska Huffel
Não chego nem perto do tamanho da tua frustração com tudo que não tenha a estrelinha da seita…
Luiz tu é muito frustado com o PT.
@Sr. Miaghy
Para seu conhecimento, sugiro entrar no site do Tribunal de Contas do Estado (www2.tce.rs.gov.br) e ver suas atribuições.
Algumas eu posto abaixo:
– Exercer, com a Assembléia Legislativa, na forma da Constituição, o controle externo das contas dos Poderes do Estado e, com as Câmaras de Vereadores, o mesmo controle na área municipal;
– Emitir Parecer Prévio sobre as contas do Governador e dos Prefeitos Municipais;
– Realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e de gestão ambiental, acompanhando a execução de programas de trabalho e avaliando a eficiência e eficácia dos sistemas de controle interno dos órgãos e entidades fiscalizados;
– Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por bens, rendas e valores sujeitos à sua jurisdição, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário.
Como podes ver, é papel do TCE fiscalizar a aplicação do dinheiro dos impostos que pagamos.
A quem desconhece, pode parecer que o TCE “persegue” injustamente pobres políticos que só querem fazer o bem, mas a verdade é que apontamentos que sugerem a devolução de recursos ao erário público são minoria, aplicados habitualmente quando a lei (dura lexm sed lex) é flagrantemente descumprida.
É por isto que digo que embora Valdeci seja um homem que reconhecidamente não se locupleta com dinheiro público, sua gestão teve flagrantes deslizes (apontados principalmente no ano de 2006) que comprometem severamente sua situação, pois como prefeito ele era – na ponta final – o autorizador/ordenador de despesas, e se não pecou por dolo (e não pecou, posto que é um homem honesto), o relatório do TCE permite supor que pecou por omissão ou complacência, pois foram indicados seus que autorizaram gastos à revelia da lei.
O que quero dizer é que não foi desonestidade… foi a histórica incompetência petista que colocou Valdeci no cadafalso.
Parabéns aos vereadores. Valdeci é um dos políticos mais honestos que existe no Brasil. Por que o TCE só aponta prefeitos, que são os homens públicos mais cobrados e que menos recursos têm?
@Saúl
Espero que os mesmos Edis (com os retornos de Sérgio Cechin Claudio Rosa e Tubias Calil) também tenham a grandeza de julgar as contas do ano de 2006 com justiça, serenidade e firmeza, analisando com profundidade as questões apontadas pelo TCE no que se refere a adendos contratuais superiores aos permitidos por lei.
Se fizerem seu trabalho, Valdeci vai ter que procurar emprego em breve…
Parabens Valdeci. Nossa Câmara tem vereadores bons e honestos como vc e entendeu que vc jamais faria algo em seu proprio benefício ou de companheirada proxima. Embora criticas sobre desempenho de alguns vereadores o resultado desta votação mostrou que tem sim muitos vereadores que merecem se reeleger. Valdeci não merecia perseguição dos contrarios. Justiça se fez.Não dá pra entender pq o TCE persegue tanto os prefeitos, pq enquanto isso a roubalheira no federal continua.Dito isso só falta concordar com Luiz quando se refere essa petezada barata que sabem só criticar e ser do contra, pq idéias boas eles não tem. Concordo que se fosse de qualquer outro partido estariam esbravejando e pagando gente para ir no plenário os apoiarem.
O fígado tava sendo temperado, mas um pacto: aprovamos as contas de 2005 e Valdeci não concorre em 2012..
mas ainda tem as contas de 2006, que avaliarão no ano que vem, neste poderemos ter mais Kaus….
@Luiz ” Nesse sentido, agiram com grandeza os Edis municipais, certamente bem diferente de como agiriam os petistas e PTlhos se fossem maioria na Câmara e julgassem as contas de um prefeito do PMDB, PSDB, PP, etc…,”
Luiz colei a tua afirmativa aqui, iria escrever sobre o tema, mas vc me poupou, faço das suas as minhas palavras. Coitado de quem fosse julgado pela cumpanherada, haveriam comido o figado do vivente até sem tempero.
e não é que “é dando que se recebe”? Mesmo!
Gostaria de agradecer as palavras gentis dos amigos. Colega Juliano, Rogério Ferraz, Copetti e João Rocha. Mas tenho que ser honesto e afirmar que a construção da aprovação foi determinada pelo próprio Valdeci, seja pelo seu histórico, seja pelo seu conhecimento de câmara…. Obrigado e abraço a todos. A luta continua!
Parabéns Valdeci e aos vereadores santa-marienses, por não politizarem um questão meramente tecno-administrativa. Parabéns também ao Prefeito Schirmer, por ter uma conduta republicana neste episódio.
Menos minha gente… bem menos…
As contas do ano de 2005 da administração Valdeci/Rempel tinham como “apontamento” principal a questão do pagamento de insalubridade aos trabalhadores que lidavam com o asfaltamento das ruas em determinado período.
Que houve incompetência administrativa dos gestores (!!!) na destinação orçamentária para pagar este DIREITO está confirmadíssimo e não é de estranhar, pois não é acaso que a palavra incompetência tem as letras “PT”.
O que a maioria dos vereadores (fora, claro, os cabresteados pela seita da estrelinha) observou foi que não houve dolo por parte do responsável maior, o prefeito, em momento algum se locupletou de dinheiro público, bem como não houve benefício financeiro a terceiros diretamente relacionados a ele.
Nesse sentido, agiram com grandeza os Edis municipais, certamente bem diferente de como agiriam os petistas e PTlhos se fossem maioria na Câmara e julgassem as contas de um prefeito do PMDB, PSDB, PP, etc…
Quem ousaria contradizer?
Ora…´está no DNA do PT a busca da vingança, fazendo política com sangue nos olhos.
Valdeci é um homem simples e honesto, e a aprovação das contas de 2005 era uma questão de justiça… e justiça se fez… mas há que se observar que não basta ao gestor ser individualmente honesto, e é aí que o bicho pega nas contas de 2006, a serem votadas ano que vem.
Ali se encontram situações em que – mais uma vez – o então prefeito passa incólume nos quesitos de honestidade e boa-fé, mas situações de adendo a licitações em percentuais acima do previsto em lei foram autorizadas e tem o caso CCI, de onde sairão cobras e lagartos.
O que quero dizer é que a conhecida honestidade de Valdeci não o torna imune à possibilidade de pagar por atropelos à lei cometidos por seus comandados e que – em alguma instância – trouxeram danos ao erário público.
A verdade dos fatos, com as devidas comprovações, estão nos autos para quem quiser e tiver cultura suficiente para ler e entender.
Valdeci que se prepare… ano de 2012 promete…
é que o JK achou que a votação era para aprovar a volta do Valdeci para Prefeitura… Ele não entendeu nada!
Ora, será um Kaus!!!
O que será da camara sem o caos ?
cansei de dizer aqui que o TCE é só de cunho político, e o dr. jobim com muita propriedade convenceu aos vereadores só não convenceu o caus que perdeu a chanse de sair da camara de bem com comunidade da Santa Marta, a qual deu um salto de qualidade na administração do VALDECI, que feio caus comeu e virou o cocho.
Preocupante para o meu amigo Jobim, não conseguiu convencer o Caos. Deve dar um revés na sua carreira profissional.
Este certamente deve ter sido um dos ultimos votos do Sr caos na camara,e lembrem-se este seria o voto do Tubias.
Que ótimo! Vitória para Santa Maria, que mantém um ótimo político na linha de frente, defendendo a Cidade e a Região. Gente séria como o Valdeci tem que ser defendendida com unhas e dentes pelo seu povo, como foi. O Tribunal de Contas fez apontamentos ingênuos, como se não conhecesse a administração pública, e talvez não a conheça mesmo. A Câmara não poderia mesmo dar guarida à isso, e fez a sua obrigação. Parabéns ao meu colega Dr. Ricardo Jobim pela brilhante defesa, que mostrou quanto errada estava a linha do TCE.
Literalmente um caos.