CongressoPolítica

20% LIBERADA. Dilma, como Lula e FHC, também poderá mexer na receita orçamentária

Já passou pela Câmara dos Deputados, no mês passado. Também foi chancelada, em primeiro turno, no Senado, semana passada. Agora, antes mesmo do Natal, provavelmente já nesta terça-feira, será aprovada pelo Congresso a Proposta de Emenda Constitucional que prorroga, por quatro anos, um instrumento criado no tempo de Itamar Franco – com Fernando Henrique Cardoso no ministério da Justiça – foi constantemente dilatada nos mandatos de FH e Lula, e que alcançará também o período Dilma Rousseff.

Sim, trata-se da Desvinculação das Receitas da União (DRU), que permite ao governo dispor de até 20% da maior parte das receitas. Os detalhes disso tudo, especialmente da votação pelos senadores, chegam via material da Agência Senado. A reportagem é de Gorette Brandão. A seguir:

Começa segundo turno de discussão da PEC da DRU

O Senado realizou na sessão deliberativa desta sexta-feira (16) a primeira sessão de discussão, em segundo turno, da proposta de emenda constitucional (PEC 114/11) que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2015. O objetivo da DRU é autorizar o governo a dispor mais livremente de até 20% de determinadas receitas que são vinculadas a finalidades específicas. Calcula-se que, em 2012, o governo poderia gastar nas áreas que considerar mais convenientes perto de R$ 62 bilhões.

A proposta foi aprovada em primeiro turno em 8 de dezembro, com 59 votos a favor e 12 contra. Faltam ainda duas sessões de discussão, que devem ser realizadas na segunda-feira (19) e na terça-feira (20), com previsão de votação nesse mesmo dia. A aprovação garante calendário para o Congresso deliberar sobre o projeto do Orçamento de 2012 e iniciar o recesso legislativo, no dia 23, sem necessidade convocação extraordinária.

Ao defender a renovação da DRU, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou a necessidade de se permitir maior liberdade para o governo definir as prioridades de gastos. Segundo ele, essa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo