Arquivo

Rondeau de volta. Ou o perigo que é condenar previamente, como parece ser a norma

A coisa está sendo colocada assim: Silas Rondeau, uma indicação de José Sarney, volta a ser ministro das Minas e Energia. Inclusive porque o cargo está vago desde que ele saiu. Luiz Inácio Lula da Silva chegou a dar o sinal verde para a nomeação de um técnico, Maurício qualquer coisa (desculpa, esqueci o nome do gajo), mas não partiu para os finalmentes.

 

Ah, e tem mais: com o retorno de Rondeau, em acontecendo, abre-se caminho para um outro entendimento, no âmbito do Senado. O encalacrado Renan Calheiros se afastaria, sendo trocado por quem? Ele mesmo, José Ribamar Sarney. E estaria tudo bem, de novo, entre Lula e a porção peemedebista do Senado, noves fora Pedro Simon e Jarbas Vasconcellos.

 

Mas não é esse o ponto. Isso é futrica política. Que pode – ou não – acabar bem. Importa pouco se o ministro é A ou B.  Meu assunto é outro. Então, Silas Rondeau é culpado? Ou inocente? Alguém ai lembra o que a mídia grandona (e a que se acha) disse e escreveu a respeito, incluindo respeitáveis comentaristas políticos? Não? Não tem problema, é assim que funciona, mesmo.

 

O fato é que o ministro foi condenado. E o suporte para isso foi a imagem de um envelope sendo supostamente entregue pra ele. Ou, por outra, uma gerente (ou diretora) da empreiteira Gautama entrou no gabinete com o envelope (onde estariam R$ 100 mil) e saiu sem ele. Logo, sem o troco. Que “ficou” com Rondeu.

 

Detalhe. Detalhezinho. Na perícia da Polícia Federal constatou-se que era impossível caber R$ 100 mil na embalagem. Pois é. Pois é. Pouco importa se Rondeau vai ou não voltar. O dele está salvo. Mas… e outros (talvez) inocentes, previamente condenados, como ficam? Hein?

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira a reportagem “Volta de Rondeau facilita troca de Renan por Sarney”, de Christiane Samarco, publicada pel’O Estado de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo