Na verdade, na verdade, na verdade o tema é genérico. Mas, obviamente, como é realizado em Santa Maria, por conta da Ulbra, e com a participação do prefeito Cezar Schirmer, sobram poucas dúvidas sobre a questão. Sim, como a boca do monte pode se inserir nesse jogão de oportunidades que acontece em pouco mais de dois anos.
A propósito do evento marcado para a próxima segunda-feira, quem dele participa e o que se discutirá, acompanhe material produzido pela assessoria de comunicação da Ulbra e enviado a este sítio pelo Diretor Geral da Ulbra-Santa Maria, professor Augusto Kirchhein. A seguir:
“Copa do Mundo e suas oportunidades serão tema de debate nesta segunda
Nesta segunda-feira, 05, acontece no campus da ULBRA Santa Maria um debate a respeito das oportunidades que a Copa do Mundo de 2014 oferece aos municípios gaúchos. A partir das 19h30min será realizada a Mesa Redonda “A Copa do Mundo é nossa”, tendo como participantes o prefeito Cezar Augusto Schirmer, o Pró-Reitor Acadêmico, de Extensão e Assuntos Comunitários, da ULBRA, Prof. Ricardo Rieth, o jornalista Darci Filho, presente em três Copas, e o Prof. Matheus Saldanha Filho, da UFSM, que trabalha com o tema do Esporte e Políticas Públicas. O evento, que é gratuito e aberto para o público em geral, é uma iniciativa do Comitê ULBRA 2014, articulado em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM, com o apoio da CACISM, CDL, AHTURR, SINDILOJAS.
Mesmo que a cidade de Santa Maria não tenha sido selecionada como sub-sede da Copa, inúmeras alternativas existem para aproveitar o momento histórico. Nessa direção é que a Mesa Redonda pretende abrir espaço para o diálogo entre entidades, poder público, especialistas e comunidade, visando, ainda, a partir dos relatos de ações já encaminhadas por outros municípios, apontar alternativas para os santa-marienses, em termos de economia local.
O debate, em Santa Maria, é mais uma das ações do Comitê ULBRA 2014, criado para assessorar a Instituição nas tratativas da participação da Universidade na Copa do Mundo FIFA 2014, uma vez que Canoas será sub-sede e o campus da ULBRA, com seu diferenciado complexo esportivo, hospedará uma ou mais seleções nacionais. O grupo busca planejar, fomentar e executar medidas que beneficiem a comunidade acadêmica e a população em geral. Ações e debates já aconteceram em locais onde a ULBRA mantém suas Unidades (Carazinho, Gravataí, Guaíba, Torres, São Jerônimo, Porto Alegre e Cachoeira do Sul). Trata-se, ainda, de um momento onde os representantes políticos e autoridades locais podem relatar o que já foi realizado em termos articulação, mudanças na legislação, ações e obras para o evento mundial.
Antes da Mesa Redonda, às 17h30min, o Comitê ULBRA 2014, presidido pelo Pró-Reitor Ricardo Rieth, se reunirá com os acadêmicos da ULBRA Santa Maria, para um diálogo focando especificamente oportunidades que a Copa oferece a este público.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
boa pedida, porem, alguns fatores nao contribuiram para ser sub-sede, a falta de campos para treinamento, um aeroporto internacional, falta de vontade politica pra isso. vcs sabiam que santa maria podeeria ser um desafogo pro salgado filho? o salgado filho esta entupido de voos internacionais que param la para abastecer, no sul do brasil so existe esse aerodromo internacional, santa maria ja deveria ter um aerodromo internacional para alguns voos internacionais parar aqui para abastecer e desafogar o salgado filho, faltas apenas vontade politica para internacionalizar, mudar o padrao de asfaltamento da pista, a azul mesmo ja esteve em santa maria com representante pra sondar a possibilidade de operar voos aqui, a resposta foi NAO, a base nao vai aceitar a azul, nossa pista nao suporta muitos voos de grande porte, simples, mudem o asfalto da pista, falta de vontade , somente isso. e lamentavel. com a palavra o comandante da base aerea de sm. sr prefeito .