EconomiaSanta Maria

ECONOMIA. Inflação santa-mariense será, já não há mais dúvida, superior à nacional

A inflação santa-mariense, no mês passado, foi de 0,31%, como esse sítio ANTECIPOU  no início da tarde passada. O percentual faz parte dos dados constantes da versão preliminar (a definitiva sai apenas nesta sexta) do Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM). O levantamento é produzido e analisado pela equipe coordenada pelo professor José Maria Pereira, do Laboratório de Práticas Econômicas do curso de Economia da Unifra.

Também se trouxe a informação de que, no acumulado do ano, a inflação alcançou 7,17%.  E mais, se o índice for anualizado, isto é, os últimos 12 meses, o acréscimo de preços alcança 8,84%. E o que isso significa? Mesmo que a inflação de dezembro beire o “zero” ou até apresente uma bastante improvável deflação (redução de preços), já se pode afirmar, com absoluta convicção, que o custo de vida da boca do monte, em 2011, será superior ao nacional. Aliás, bastante maior, na medida em que os analistas do mercado financeiro, com base em informações oficiais, projetam uma inflação anual que se aproximará dos 6,5%.

Eis, aí, um bom assunto para os doutos locais. Afinal, explicar por que os custos e os preços são, na média, mais elevados em Santa Maria do que no País inteiro, assim considerado.

Ah, e só como curiosidade (o “link’ para versão integral está logo abaixo), o editor reproduz o primeiro parágrafo do relatório acerca do índice de novembro. Confira:

Dentre os grupos que compõem o ICVSM, o da habitação foi o que apresentou maior alta no mês (+0,7%) e contribuição relativa mais significativa para o resultado do índice geral. Esse aumento é decorrente, sobretudo, da elevação do preço das lâmpadas (+11,1%), detergente líquido (+9,3%) e sabão em barra (+7,5%). As maiores baixas foram observadas nos preços de desinfetante (-9,3%), lenha (-5,9%) e telhas (-5,4%). Com a chegada da primavera, a queda da demanda por lenha para aquecimento explica essa trajetória de retração no preço da lenha.”

PARA LER A ÍNTEGRA DA VERSÃO PRELIMINAR DO “BOLETIM DO ICVSM”, inclusive dois artigos de conjuntura que o acompanham, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo