ELEIÇÕES 2012. PT pretenderia abrir mão de ser cabeça de chapa em um terço das maiores cidades. Santa Maria não está na conta
São 118 comunas com mais de 150 mil eleitores, incluindo a maioria das capitais. Em cerca de um terço delas, o PT abriria mão da cabeça de chapa em favor de um partido aliado. Tudo, claro, pensando já em 2014 – o que explicaria por que, por exemplo, o PMDB seria o maior beneficiário dessa política interna petista.
E Santa Maria? Bueno, pelas características locais, parece óbvio que, aqui, vale o definido para os dois terços restantes. Ah, sobre essa ideia do PT, ainda não tornada pública (se é que será), confira reportagem publicada hoje, n’O Estado de São Paulo. O autor é o jornalista Bruno Boghossian. A seguir:
“Por 2014, PT cede espaço nas grandes cidades em favor do PMDB e de aliados…
… Para manter o casamento com o maior partido de sua base aliada, o PT estuda ceder ao PMDB nas eleições de 2012 até 13 cabeças de chapa em municípios considerados estratégicos. Com foco na reeleição da presidente Dilma Rousseff, o comando nacional petista pressiona dirigentes locais a desistir de lançar candidatos próprios para apoiar nomes indicados por legendas amigas.
Um levantamento interno do PT, a que o Estado teve acesso, mostra que o partido cogita abrir espaço para seus aliados em até 40 das 118 capitais e cidades com mais de 150 mil eleitores – apontadas como prioridades da próxima disputa e batizadas de “joias da coroa”pela direção nacional da sigla.
Caso todas as negociações se confirmem, o PT abrirá mão de disputar uma de cada três prefeituras consideradas importantes. Em 2004, na primeira eleição municipal do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a sigla cedeu a cabeça de chapa em 18 das 95 cidades estratégicas – média inferior a uma a cada cinco…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
@regis
Regis, só um, popara, risos e risos.
Bom dia.
Epa, no comentário mais a baixo onde se lê 2012, leiam 2014. Claro que não GARIBALDE, não sou de jogar terra na comida dos outros. Apenas modestamente quiz mostrar como funciona a coisa. A BR 158 já foi cavalo de batalha de um candidato na eleição passada, era real. Hoje os cavalos de batalhas estão longe, e são miragens. Uma estrada Imaginaria que vem lá das bandas de Santo Angelo, rumo ao Porto de Rio Grande, diz que passa por aqui andou meses passado exaltada na mídia local. Veja a que ponto chegamos, onde anda a travessia, ou Anel Rodoviário da Boca do Monte? Seria o desejo do Caron, ou “marqueting como diz um amigo meu) para favorecer na Mídia a cumpanherda. Obras tipo da BR 158, são sumidores de dinheiro Público, oque aconteceu ali é um crime de Lesa-Patria, com pouco mais de três anos de inauguração, segundo consta foi quase toda reencapada, custando milhões de Reais ao erário Público. O Minstério Público Federal que se peocupa, com ponto dos Servidores Federais, deveria também se preocupar com essas obras mal feitas.
ET. Tenho um amigo doutor em Estradas, a mais de 20 anos ele me disse que uma estrada feita de asflato quente tem que durar no mínimo 10 anos.
@Saúl
Todos nós somos criticos,independente de partidos,como disse Nelson Gonçalves¨a unanimidade é burrice¨,mas sem lorota de que foi de um partido x se decepcionou e por isto pode falar.E por cabeça de bagre,já tem um na prefeitura…
E pelo jeito tu gostou de saber que as “nossas obras dançaram”…
Todo mundo de rabo preso, por isso essas negociações. Para se manterem no poder, vendem até a mãe. Que coisa.
@Luiz
Mundo cão esse nosso, eu não posso criticar o PT porque não tenho partido, o Luiz não pode porque é PMDB, risos
Boa noite.
Conheço a PTzada, essa de abrir mão é a piada do final de ano. Não vai abrir mão coisa nenhuma, soh não concorrerá (ou lancará um cabeça de bagre)onde sabe que levará um capote. A Boca do Monte é um caso desses. Voces acham que o PT vai queimar o filme de suas lideranças. Fazendo futurologia, aquele que está se reservando para o Senado na vaga do Simom que se antene, vem mais um invencível em 2012, veja o ciclo de palentras que anda acontecendo no Estado. Dinheiro do Governo parem com isso, dinheiro dos nossos impostos. Outra coisa com a queda do Hideraldo do DENIT, nossas obras gigantestes dançaram. Já disse isso aqui a um bom tempo, quem viver verá!
@Luiz
Por isto que critíca o Pt,é peemedebista de carteirinha…
Mas nem pensar nesta coligação, caso venha acontecer me desfilio na mesma hora, acham que os eleitores são maionetes, que manipulam a qualquer momento.
Eu nao sou filiada a nem um partido mas sempre votei no PT. se isso vir acontecer aqui na boca do monte.PT e PMDB eu repenso meu voto………..
@Marionaldo da Costa Ferreira
Acho que tu tens razão, o PT e o PMDB vão se unir, pq senão como ficar quieto diante dessa propaganda do Prefeito em cima de obras que não são dele. O que ele fez sozinho. As praças, a iluminação do natal e o resto é só promessas.
Sabe que o Boca Grande tem razão numa coisa, que eu não tinhame dado conta: o Schirmer só mostra obras que o Valdeci tinha deixado encaminhadas ou que foram feitas com verbas que o Pimenta viabilizou em Brasília. Deve ser pra tentar essa aliança…
O Povão que deu muitos votos para o Pimenta,para o Valdeci e para o Fabiano,vai cobrar caro esse achicamento em 2014,ESPEREM….Tenho dito
Não tenho dúvidas que o projeto maior falará mais alto nas direções partidárias.O problema é como explicarem essa união sem nenhum proposito local.Para os militantes,poucos ainda existentes e para os filiados isso não desce muito bem.
Não se assustem se sair o P.T. e PMDB unidos em posição contrária ao Tucano Jorge Pozzobon. É só um palpite,mas acho que isso pode acontecer.Porque tem o senado depois, o governo do Estado e assim por diante.
Santa Maria, tambem esta entre as cidades que o PT, vai abrir mão, vejam a propaganda da prefeitura sobre as obras feitas, todas estavão em andamento e com dinheiro federal, e mesmo assim o PT, não colocar um candidato, se isto não é troca de favor o que é.