IMPROBIDADE. Troco para dupla Rio-Nal ‘rende’ ação do MP contra Schirmer e Valdeci
A versão é do Ministério Público de Santa Maria. Trata-se de ação que tem como alvo o atual, Cezar Schirmer, e o anterior, Valdeci Oliveira, prefeitos municipais. E chega através da assessoria de imprensa do MP, em texto assinado por Franciele Kettermann. Aliás, os nomes dos dois não são citados, porém… Confira:
“O Ministério Público de Santa Maria ajuizou Ação de Improbidade Administrativa contra atual e ex-prefeito, e contra dois clubes de futebol do município.
Na quinta-feira, 15 de dezembro, o Promotor de Justiça João Marcos Adede y Castro ajuizou Ação Administrativa contra o atual e o ex-prefeito do Município e contra os clubes, Esporte Clube Internacional – SM e o Riograndense Futebol Clube.
Segundo às investigações, os Prefeitos firmaram convênios nos anos 2008 e 2009 com os referidos clubes, nos quais o Poder Público destinava valores aos cofres, e que, em contrapartida, assumiriam contraprestações com o Município.
Ocorre que os valores repassados aos cofres particulares eram superfaturados em relação às obrigações assumidas, sendo o intuito apenas o de beneficiar os clubes privados com o dinheiro público. As investigações mostraram que os clubes necessitavam de dinheiro para pagar o salário de jogadores, tendo sido usado os convênios para dar uma aparência de legalidade aos atos desonestos.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Viver é não ter a vergonha de ser feliz, já disse Gonzaguinha, poeta maior.
Eu, poeta minúsculo, digo que foi muito bom atuar durante quase 30 anos como Promotor de Justiça e, graça suprema, 22 anos em Santa Maria.
Agradeço a todos, inclusive àqueles que nunca concordaram comigo, pois isto só me fez melhor, ou, para ser sincero, menos pior.
FELIZ ANO NOVO TODOS!
@João Marcos
Promotor Adede y Castro:
Mesmo sem entrar no mérito direto, seria interessante que explicasse aos incautos – de maneira sucinta – as diferenças entre uma empresa de capital aberto com controle majoritário do Estado, como é o caso do Banrisul e Petrobras, e um município, como é o caso de Santa Maria, à luz da Lei 8666/93 no que se relaciona a patrocínios.
Ah…
E sugiro que não digite somente em letras maiúsculas, que o Claudemir pode vetar… rs… (Claudemir… não leve a sério… é BRINCADEIRA MINHA!!)
@Jairo Miguel AVISO AOS NAVEGANTES: SOU PROMOTOR DE JUSTIÇA EM SANTA MARIA, PORTANTO, MESMO QUE QUISESSE NÃO PODERIA DISCUTIR QUESTÕES ENVOLVENDO O BANRISUL, QUE TEM SEDE EM PORTO ALEGRE, E A PETROBRÁS, QUE TEM SEDE EM BRASÍLIA. NÃO SEJA INJUSTO COMIGO, NÃO TENHO NADA CONTRA NINGUÉM, É SÓ O MEU TRABALHO, COM O QUAL TENS TODO DIREITO DE DISCORDAR. FELIZ NATAL, AMIGO!
@Valdo Barcelos
Não sei qual enquadramento foi dado aos eventos a que te referes, mas se foram ilegais, então que Schirmer pague.
Existem leis e serem observadas.
Se houver algo ILEGAL que Schirmer arque com as consequências… se não houver, que siga sua vida.
Se, no entanto, quiseres que Schirmer não patrocine eventos só porque o PT é contra… aí o teu negócio é ganhar a eleição (já que em 2008 perderam de maneira fiasquenta) e botar em prática o que vocês defendem.
Eu prefiro dinheiro nos balões do que na freira de franjinhas e seus eventos regados a pastel, garapa de cana e paninhos de prato.
Questão de opinião… Eu com as minhas e tu com as tuas.
Ponto.
Quanto aos enquadramentos legais que diferenciam uma empresa pública de capital aberto, uma empresa pública de direito privado ou um município… bem… aí vou te sugerir que estude um pouco para poder dar opiniões menos primárias.
Ah…
E quanto ao meu sono, saiba que durmo à noite que é uma beleza… afinal… não são minhas contas que o TCE rejeitou, não sofro o risco de ficar inelegível (até porque não sou candidato a nada…) e aqueles que trabalham comigo nunca fizeram mau uso da confiança que lhes deposito…. afinal… quem escolhe bem as companhias sempre dorme tranquilo.
E o balonismo, e a escola de samba? To ansioso pela tua percepção. Só falas no Valdeci, Valdeci. Acho que até não dormes de noite pensando no Valdeci e no PT. QUero tua opinião sobre a lisura de endinheirar o festival de balonismo e a escola de samba de POA. O interzinho e o Riograndense que se sabe têm sede e atuam em SM há décadas. Os balonistas e a escola de samba de POA jamais. @Luiz
Hahahaha. Tá bom. És rigoroso com uns, os pequeninos Interzinho e Riograndense, e um paizão com os grandões sob a desculpa do capital aberto. Se é público, é públic. Se é privado, é privado. Seguindo a tua lógica, empresa pública também não deveria patrocinar com recursos públicos. @Luiz
@Valdo Barcelos
Otra cosita:
Deu no noticiário que as contrapartidas JAMAIS foram cumpridas pelos 2 clubes de futebol, e que em troca de toda a grana “investida” por Valdeci (mais uma para ele pagar… a PTlhada sempre rala com o pobre homem…) e Schirmer o que se viu foi um mero outdoor de custo inferior a R$ 1,5 mil.
Contrato se cumpre… senão… Justiça neles!!
@Valdo Barcelos
Valdo:
Não estou aqui defendendo quem quer que seja.
Se houver erro, que seja pago, por quem quer que seja.
Na tua comparação, não levas em conta que a legislação (Lei 8666/93) possibilita que EMPRESAS PÚBLICAS DE CAPITAL ABERTO invistam em ações de publicidade e propaganda em diversos canais de divulgação, inclusive clubes de futebol.
Assim é com o Banrisul em Inter e Grêmio, Patrobrás no Flamengo (e inclusive no River Plate da Argentina!) e outros.
Comparar patrocínio de um banco de CAPITAL ABERTO a clubes de futebol com visibilidade mundial (o Inter) e local (o outro… rs…) com verba orçamentária de Prefeitura sem a devida cobertura legal é tentar juntar alhos com bugalhos para justificar sua linha de raciocínio.
São coisas LEGALMENTE diferentes… e como a Justiça aborda o mérito LEGAL das ações dos poderes públicos, está plenamente justificada a ação do grande promotor João Marcos Adede y Castro.
@Luiz
O Interzinho não pode, mas o balonismo, a escola de samba de Porto Alegre e a prova hípica do sei lá das quantas pode receber dinheiro público da Prefeitura e dos munícipes seu Luiz?
Será que o Dr. Adede ajuizou ação também contra Grêmio e Inter que há décadas contam com patrocínio público do Banrsiul? Será que o Dr. Adede vai ajuizar ação também contra a Petrobras que durante muito tempo patrocinou o Flamengo? Ou a quizila dele é só contra o Interzinho?
@Paulo Carvalho
Erro seu… aliás, como quase sempre… rs…
Em primeiro lugar, não me conheces, não pertences ao meio em que circulo e convivo… ou seja: não és da minha turma.
Em segundo lugar, não dependo – graças a Deus e ao meu trabalho – de dinheiro público.
Sou um brasileiro trabalhador muito bem-sucedido na minha profissão (aliás… qual é a TUA profissão??), pagador de impostos, honesto (que é obrigação e não qualidade), que cobra de quem quer seguir carreira na política apenas o básico: que seja honesto, bem-intencionado e use o dinheiro público em favor de quem paga a conta.
Neste quesito, se Schirmer e Valdeci tem culpa em Cartório(e sempre é bom lembrar: Valdeci está se mostrando “freguês” nesta coisa de mau uso do dinheiro público, pois salvou-se na Câmara com “as calças na mão” em relação às contas de 2005 e segue enrascado com as contas da Prefeitura de 2006 rejeitadas pelo TCE), que sejam processados, julgados e condenados.
Pouco me importa partido ou “liderança”…
Eles estão lá para administrar o dinheiro que TODOS pagamos em impostos de maneira correta e em prol da população.
Futebol, Carnaval, feirinha que vende garapa e pastel, índios importados, etc… não é problema nosso, por isso não temos que pagar a conta.
Se essa coisas (futebol, carnaval, feirinha de solidariedade, etc…) são tão boas como muitos querem fazer crer, não há de faltar “empreendedores” com visão de futuro para patrociná-los.
Simples assim…
@Luiz
Assim teu chefe vai te demitir!
Não preciso falar mais nada, disse tudo!!!
Por estes pensamentos que Santa Maria, não tem nada, tem mais e que fechar as portas mesmo.
Parabéns ao promotor.
Futebol PROFISSIONAL é atividade PRIVADA.
Querem fazer futebol?
Simples: tirem o bumbum do sofá, conquistem sócios e patrocinadores para pagar a conta e façam um trabalho bem feito.
Se der certo, todos VOCÊS tem a ganhar: radialistas, dirigentes, investidores, torcedores, jogadores…
A fórmula é bem simples, mas dá muuuuito trabalho.
Mais fácil é mamar nas tetas do dinheiro público certo?
Na-na-ni-na-não!!
O dinheiro dos impostos deve ser usado na melhoria da coisa pública.
Parabéns, de novo, promotor Adede Y Castro.
Boa Noite
Até que um dia alguém enxergou o descalabro que é este dinheiro que vai para o dito “esporte” de Santa Maria.
Meu parabéns Promotor de Justiça João Marcos Adede y Castro e espero que consiga exito na sua ação.
O promotor está certo. Futebol é um dos esportes, PROFISSIONAL, pago, bem ou mal não interessa.
E os fãs de volei, de futebol de salao, de basquetes,…porque não ganharam dinheiro?
Acho certo ainda mais pelo fiascos destes times, de irem pra segundona, nao conseguirem sair,…
Futebol é um clube PRIVADO, nao pode ter salario de atleta pago com meu imposto… senao teriamos que ter entrada gratis.
E nao me falem de projeçao de Santa Maria, pois te respondo: temos futebol de segunda, pior do que cidades onde as prefeituras NAO ajudam!
O jeito o procurador de 2008 se juntar com o de 2009 e defenderem em conjunto os dois prefeitos!
Engraçada a sociedade. Vivem clamando (principalmente os radiojornalistas santa-marienses) que o poder público ajude equipes de futebol, o esporte do povo, especialmente clubes pequenos como Interzinho e o Riograndense. Aí quando o poder público faz isso aparece um promotor e criminaliza a iniciativa chamando-a de ato desonesto. Porque o mesmo promotor já não aproveita e manda fechar os dois clubes duma vez?