CidadaniaEsporteSegurança

NOVIDADE? (2). Crime organizado atraído pelo futebol brasileiro. Alerta vem de fora

Muito se fala dos times ingleses. O Manchester City é o mais recente. O Chelsea, de Londres, uma verdadeira capitania de um magnata russo do petróleo pós-perestróica, é o maior deles. Mas há exemplos em outras plagas, especialmente, mas não apenas, no leste europeu.

Há suspeitas de entrada direta do crime organizado e seus financiadores no negócio do futebol. E, de repente, as falcatruas que se vêem aqui e ali no futebol brasileiro podem virar jogo de amadores. Isso, claro, se não se tomar o devido cuidado (e se tomará?) com o alerta feito… pelo Bird.

Sim, nada de nativos, que por sinal muitos deles são bancados exatamente pelos donos do futebol. Quem dá o aviso e manda se precaver (depois pode ser tarde) é o Banco Mundial (Bird). Detalhes: na reportagem de Alex Rodrigues, distribuída pela Agência Brasil. A seguir:

 “Bird alerta que muito dinheiro e organização frouxa dos países emergentes atraem o crime organizado para o futebol

A crise financeira europeia e o bom momento da economia brasileira têm favorecido o futebol brasileiro. Embora endividados, os clubes do país oferecem salários cada vez maiores, não só para trazer de volta atletas que jogam no exterior, mas, também, para manter os novos talentos, como Neymar, que recusou propostas para se transferir para clubes europeus e decidiu permanecer no Santos. Este bom momento do futebol nacional, contudo, é um atrativo para organizações criminosas internacionais.

O alerta é da consultora do Banco Mundial (Bird) Brigitta Maria Jacoba Slot. Uma das autoras do primeiro estudo a avaliar mundialmente o envolvimento do crime com o futebol, Brigitta garante que países emergentes como Brasil, Rússia e China estão na mira de quadrilhas internacionais que precisam legalizar o dinheiro obtido de forma ilegal.

De acordo com Brigitta Slot, que é holandesa, a lógica é simples: quanto mais dinheiro circular no mundo do futebol, mais interesse esse mercado despertará o interesse do crime organizado. “É necessário que o país combata o problema desde já, pois, mais tarde, será ainda mais difícil. O futebol segue o dinheiro, de forma que as mudanças na economia global levarão a mudanças também na destinação do dinheiro dessas organizações criminosas”, disse ela em…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo