CulturaEducaçãoTrabalho

SEDUFSM, 22 ANOS. Emoção na praça pública, via voz de Dante Ramon Ledesma

Dante relembrou Orellano, que cantou no antigo Independência, em 84. Emocionou-se. E emocionou

Não poderia ter encerrado de forma melhor e mais emocionante o conjunto de eventos que comemoraram os 22 anos da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. A entidade trouxe para a praça pública, na noite de ontem, a música do gaúcho/argentino Dante Ramon Ledesma.

Perto de 2 mil pessoas, das mais populares as mais abastadas, das menos a mais influentes, se emocionaram com o espetáculo, como você poderá perceber pelo relato produzido pela assessoria de imprensa da Sedufsm. O texto é de Mathias Rodrigues e Fritz R. Nunes, com foto de Renato Seerig. Confira:

Dante Ledesma emociona Santa Maria

…O show “Voz e folclore dos povos latinos” de Dante Ramon Ledesma, em comemoração aos 22 anos da SEDUFSM, levou cerca de 1.800 pessoas à Praça Saldanha Marinho no final da tarde desta quarta, 30. As estimativas são da Brigada Militar. O argentino emocionou o público de Santa Maria e até de cidades vizinhas que vieram acompanhar o talentoso artista argentino naturalizado brasileiro em 1980, e que chegou ao Rio Grande do Sul depois de ser perseguido pela ditadura militar de seu país.

O vento de fim de tarde já avisava que a chuva não cairia mais quando Dante Ledesma subiu ao palco e foi ovacionado pelos presentes. Muitos pedestres, desavisados, se surpreendiam com o show gratuito na praça e logo corriam a avisar seus amigos. “Vem pra praça, tá rolando um baita show do Dante Ramon Ledesma”, diz um ao celular. E o cantor retribuía o carinho dos santa-marienses, sempre simpático e exaltando a cidade que o projetou para a fama.

Acompanhado da tecladista Keyla Machado, Dante embargou a voz já no início da apresentação. Antes de empolgar o público com a clássica “El Condor pasa”, o cantor lembrava que estava a poucos metros do antigo Cine Independência (hoje shopping Popular), local em que, no ano de 1984, interpretaria a canção que o tornaria uma referência da música sul-americana- Orellano-, durante a 5ª Tertúlia Musical Nativista.

O público que prestigia o show, seja sentado em cadeiras levadas estrategicamente para a frente do palco, nos degraus da praça ou, como a maioria, em pé, era variado. Senhoras, senhores, crianças, jovens. Na platéia, presenças como a do prefeito Cezar Schirmer, que, entre aplausos e vaias, acabou ocupando espaço junto ao cantor. Também estavam diversos professores da UFSM, diretores da SEDUFSM e de outras entidades sindicais, como o SINPROSM, CPERS, ASSUFSM, DCE da UFSM e integrantes de outros grupos do movimento estudantil da cidade.  Ledesma canta músicas do seu repertório clássico, mas também algumas de um novo álbum que está gravando junto com sua tecladista…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Foi muito bom…momentos sensíveis e emocionantes…um encontro com músicas reflexivas, políticas e, principalmente, de ótima qualidade. Chave de ouro no encerramento das comemorações do 22. aniversário da SEDUFSM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo