SERÁ LEI. Depois de Cidade Cultura, Santa Maria vira, também, Capital dos Blindados
Como este editor já havia dito (e falará isso outra vez daqui a pouco, no comentário na Rádio Antena 1, que será reproduzido aqui às 8 da manhã), os últimos dias e sessões na Câmara de Vereadores têm tudo para ser bastante movimentados. Inclusive pela grande quantidade de projetos pendentes e que, se não forem votados até o final do ano, terão sua tramitação começando do zero no próximo ano – se forem, claro, reapresentados.
Faltam apenas duas sessões (exceto as extraordinárias, que inevitavelmente acabarão ocorrendo, para reduzir os prazos regimentais) em 2012. Três, na verdade, mas a última, no dia 29, servirá apenas para eleger a nova Mesa Diretora. E a primeira delas ocorre nesta quinta-feira, a partir das 3 da tarde.
Um bom punhado de propostas estará em discussão e aprovação, como se pode verificar no Boletim Legislativo 077/2011, que traz a Ordem do Dia. Algumas são de absoluta importância para a vida do cidadão. Exemplo: o projeto 7661/2011, da vereadora Maria de Lourdes Castro, que corrige lei aprovada na legislatura passada e que, simplesmente, apesar do gritedo de então, era absolutamente inóqua: “dispõe sobre as sacolas plásticas utilizadas pelos estabelecimentos comerciais no âmbito de Santa Maria”. (para conferi-lo, clique AQUI).
Há outros, claro, e você pode verificá-los conferindo a Ordem do Dia. Ao editor, no entanto, chamou a atenção um deles. Tem origem na Prefeitura, o que praticamente garante sua aprovação, na medida em que o Executivo tem ampla maioria no parlamento. Mas pode, por que não, suscitar no mínimo uma discussão. Quem sabe até fora da Câmara de Vereadores.
Trata-se do projeto de Lei n° 7663, que “institui para Santa Maria a denominação de ‘Capital dos Blindados’. Buscando saber mais sobre a TRAMITAÇÃO, descobre-se que a proposta está na Câmara desde 13 de outubro. O que pressupõe ter havido uma discussão importante por lá, nas comissões e fora dela. Mas é só intuição do editor, não informação. São várias movimentações, e até duas “comunicações internas” antes que, enfim, fosse liberado pela Comissão de Constituição e Justiça.
Geeente! Vamos deixar claro: este sítio não é contra a denominação, nem o projeto. Que, por sinal, tem apenas três artigos, o segundo dos quais determina a construção de um monumento com “o epíteto Capital dos Blindados”, a ser colocado numa das vias de acesso à cidade. Mas o considera muito importante para ser discutido apenas no âmbito do Executivo e do Parlamento. Só isso. Nada além disso. Ah, e quem quiser ler o projeto, inclusive a “Justificativa”, que tem duas laudas, basta clicar AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
O maior blindado do Planeta está em Santa Maria, chama-se Cezar Schirmer, esse pode sentar no vaso de porta aberta que as rádios e jornais não dizem naaaaaaaaaaaaada!Hehehehehe e o trocão correndo frouxo!
Deveria ser a Cidade dos Indigentes. Indigenas menores de idade que mendigam no centro da cidade e NINGUEM nada faz.
É a minha proposta.
@maria fuzarka
Fábrica de colchões gazin 2!
@Garibaldi É, exatamente como acontecia antes, não é? A KMW é como o caso da MV Sistemas, os caras vieram aqui e iam montar uma operação com 150 programadores especializados em tecnologia dot net e montar um Centro de Excelência em XML da Microsoft. Só precisava uma área (a Ulbra deu!), um protocolo de intenções com a Universidade para a oferta de estágios aos alunos daquela ( a UFSM, a Unifra e a Ulbra concordaram!) e só faltava uma carta da Prefeitura Municipal (comandada pelo César Valdeci, O Grande; dizendo que a Prefeitura apoiava a vinda da empresa para cá. Só tinha SM, Passo Fundo e Cascavel na parada, as outras 50 iniciais tinham ficado pelo caminho. O que aconteceu no dia 29 de agosto de 2008? Os empresários vieram a SM, não foram recebidos NEM pelo Prefeito e nem pelo vice, apenas por um Secretário de desnvolvimento que nem sabia o que era programador (achava que devia ser garoto de programa!) e um sub do sub do sub do assessor, que só entendia de ração pra cachorro, pois sua preocupação era com uma fábrica disso que iria se instalar lá pelas bandas da Tancredo, e a Prefeitura não forneceu a tal carta de intenções. Sabem o que aconteceu daí? A MV está instalada em Passo Fundo, e a operação que previa 180 funcionários em três anos hoje tem 300, na UPF. Éstes são os administradores que você defende? Então lhe dou outro evxemplo concreto: a fábrica da Paraty sabe que começou o processo para se instalar em SM em 2005? Governo de quem? Alguma coisa foi feita até 2009? Nada, só enrolaram os caras que eles chegaram a desistir. Pois agora, em menos de três anos, os projetos estão finalmente aprovados e ela vai iniciar nos próximos meses sua instalação. Sabe o que trancou? O município não tinha licença ambiental para o Distrito Industrial. Pois em 1 ano este governo acertou tudo e municipalizou o DISM e licenciou ambientalmente. Quer mais? Podemos tomar umas cervejas e eu lhe conto muito mais, inclusive o número de empregos que este governo gerou por dia comparado com os gerados pelos seus governos do PT. Garanto-lhe que é uma diferença muito significativa. E os dados são do CAGED, portanto não são manipulados.
@Márcio Dutra
Pelo menos a cidade está desenvolvendo e pensando grande. ANTES era a cidade do nadaaaa, nada acontece, nada de eventos, nada de industrias, nada de cultura, nada de empregos, nada de pensar grande….
Ahah ah aha aha aha aha aha
Que coisa!
Depois de oferecer ao RS e ao país políticos de calibre… marchezan, João Gilberto, Tarso, Jobim, Rolim, Schirmer, Pimenta, Valdeci…
Essa guaipecada que tá aí na câmara é de envergonhar qualquer cidadão
Sabe aquele dito popular “o que a boca fala, o (outra parte da anatomia) paga”? Então, esperem pela sua vez…
Eu sou a favor: o prefeito atual nos blindou dos investimentos do governo federal. Alguém aí sabe me dizer de alguma verba boa, daquelas que o Valdeci conseguia, que veio pra cá? Não vale as emendas do Pimenta, porque são trabalho do deputado, não do prefeito. Nem a tal KMW, que está aqui por conta da estratégia nacional de defesa, não pelo prestígio do “ômi” (sim, aquele que com seu prestígio faria aparecer uma fila de empresários ali em Camobi querendo investir aqui em Santa Maria).
Com a aprovação quase unânime das contas de 2005, será que Valdeci Oliveira não poderia se considerar um dos “blindados”??
Acho que não… afinal… nas de 2006 não há blindagem que resista… ts…
Capital dos Sem Noção…
hehe.. achei um certo exagero, talvez politicamente falando, isso nada mais e do que elevar de tal forma o ego de uma grande parte que cai nesse papo de isso e daquilo, por outro lado, nada mais e do que dar destaque a cidade, impressionar quem chega, sinceramente isso faz parte de varios fatores de intencoes, politicas ou nao. depende do ponto de vista de cada um, e que ainda existe pessoas que pensam apenas no proprio umbigo, (politicamente falando) , e esquecem do que e ou nao e bom pra cidade, guerra politica pra mim e igual meretriz bem usada ja, da nojo. tenho horror a esses que ficam falando mal e criticando um ou outro administrador e nem ao menos tem uma ideia que valia a pena pra ajudar. apoio qq um administrador, independente de partido. fazendo pela cidade ta bom de mais. mesmo assim ainda penso que perco meu tempo em dia de eleicao. nao vivi uma vida de consciencia plena nas epocas de farret prefeito, evandro behr, nascimento, sei la… da ate pro proprietario do sitio fazer um balanco de epocas politicas na cidade, comparando o que foi feito de bom no antes e no agora. se for pra colocar monumento. que coloque, mas ainda acho q falta mais articulacao a respeito de outras coisas mais imoportantes pra cidade, que e so mexer os pauzinhos que flui, como a plataforma multimodal, aeroporto internacional. pois como bem ja falei, santa maria tem tudo pra ter esse aeroporto, so depende da politicagem daqui. fonte segura. abraco a todos. e ajudem, nunca critiquem e desdenham do que alguem faz, mesmo pensando so nele.no partido. o importante e o resultado para os que aqui vivem.
Socorro!!! Pelo amor de Deus, o que é isso? Saudade dos tempos de “Cidade Cultura”, Cidade Universitária”, Cidade Ferroviária”. Daí prá cidade dos blindados, cidade do xis …Ah, sim, tem o dia do fusca, brevemente, quem sabe, o dia do chevette, do mavericão…Pobre Santa Maria. Não merecia isso.
Já fomos a “Cidade Cultura”. Há alguns dias sugiu na Prefeitura a denominação de “Cidade do Xis” ( http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php?secao=noticias&id=2891&pchave=lanches). Agora querem que Santa Maria seja denominada “Capital dos Blindados”.
Impressionante observar até onde pode ir a vaidade de alguns administradores públicos.
Vem cá, de cidade cultura para capital dos blindados. Não tem algum problema aí? Me parece algo tão inoportuno. Louvar carros de combate, de guerra. Tá certo que são necessários para o caso de uma guerra, mas daí ficar endeusando máquinas de guerra, vai uma diferença muito grande. Cidade Cultura é algo que dá grandiosidade, que nos dá um charme. Capital dos blindados é mais ou menos como capital da soja, do fumo…