Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. UFSM avança mais de 40 posições no ‘GreenMetric’, ranking mundial de sustentabilidade

No Brasil é a 19ª. Mais de mil instituições do mundo estão no levantamento

Por Letícia Almansa Klusener (com imagem de Reprodução) / Da Agência de Notícias da UFSM

De acordo com divulgação do GreenMetric 2022, a Universidade Federal de Santa Maria é a 19ª Instituição de Ensino Superior (IES) mais sustentável do Brasil. A nível mundial, a Universidade fica na posição 470 – um avanço de mais de 40 posições em relação a 2021, quando ocupou o 517º lugar. O ranking é feito pela Universidade da Indonésia e avalia seis áreas das instituições que se relacionam com a questão ambiental.

Os destaques para a UFSM vão para as categorias “Água” onde figura no oitavo lugar entre as brasileiras e o terceiro entre IES Federais e “Mobilidade”, com a 13° posição entre as instituições nacionais e a sétima posição entre as federais. Programas de conservação e tratamento de água, consumo de água tratada, assim como pista para pedestres, projetos de redução de circulação de veículos e espaços destinados a estacionamento são alguns dos critérios considerados para a pontuação nas categorias. Outro destaque é para a categoria “Energia e Mudanças Climáticas”, em que a Universidade saiu da 31ª posição em 2021 para a 15ª em 2022. 

Histórico

Desde 2020 a UFSM participa do levantamento do GreenMetric. Ao longo destes anos, o rankeamento da Instituição vem melhorando. A meta de 2021, para o ano de 2022 – e que foi alcançada -, era melhorar o desempenho e chegar entre as 20 as instituições brasileiras mais bem colocadas na classificatória. Dados completos dos rankings que a UFSM participa podem ser encontrados no site da Pró-Reitoria de Planejamento.

Como funciona o GreenMetric

O ranking busca avaliar a sustentabilidade das instituições tendo em vista ações reunidas em seis áreas, que são: Ambiente e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Mobilidade e Educação e Pesquisa. A partir de um questionário, o representante da instituição responde e indica quais critérios são atendidos e, através das respostas, dados estatísticos são gerados. 

Neste ano 1.050 instituições mundiais fizeram parte da avaliação. Os resultados completos podem ser encontrados no site do GreenMetric.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo