CulturaEducaçãoSanta MariaUFSM

BOA NOTÍCIA. Grupo de Arte e Design da UFSM tem obras expostas em Florença, na Itália

Taí algo que muito poucos sabem. E é, afinal, coisa boa de Santa Maria que vai para o mundo. Quer saber mais? Confira o material produzido e distribuído pela Assessoria de Comunicação do Centro de Artes e Letras da UFSM. A seguir:

Grupo Arte e Design da UFSM participa de exposição na Itália

Os integrantes do Grupo de Pesquisa Arte e Design (GAD) da UFSM atuam em Santa Maria e região desde 2009, realizando exposições com base em seus objetivos de pesquisa em Poéticas Visuais, sobretudo nas linhas de Arte e Tecnologia e em Design de Superfície. Agora, eles foram mais longe. O grupo está participando de uma mostra coletiva na Itália, a ibri [dati] (tradução hibri[dados]), que acontece até 15 de fevereiro, no espaço expositivo do Meykadeh Libreria Cafè, na cidade de Florença.

Na exposição, os 14 participantes mostram suas pesquisas a partir de um projeto coletivo baseado na hibridação entre arte e design. Para a elaboração dos trabalhos, definiram-se alguns parâmetros, como predominância bidimensional, tipo e tamanho do formato, uso da cor, modulação repetitiva, entre outros. Dessa forma, compõem a exposição uma diversidade de manifestações que explora a imagem digital em suas distintas possibilidades, a linguagem da estamparia, a utilização de materiais específicos (pertinentes às pesquisas pessoais), cada uma delas e todas ao mesmo tempo, buscando elementos advindos dos campos da arte e/ou design. 

A equipe do GAD é formada por universitários de cursos de graduação e pós-graduação da UFSM, sob a coordenação da professora Reinilda Minuzzi.

Participam da mostra:

Ana Carolina de Lima [Graduação em Artes Visuais – UFSM]

Carolina Reichert [Mestrado em Artes Visuais – UFSM]

Cristiane Ziegler [Especialização em Design para Estamparia – UFSM]

Daniel Rangel [Graduação em Artes Visuais – UFSM]

Elias Maroso [Especialização em Design para Estamparia – UFSM]

Graça Garcia [Especialização em Design para Estamparia – UFSM]

Giovane Pereira [Graduação em Artes Visuais – UFSM]

Luise Aranha [Graduação em Artes Visuais – UFSM]

Marianna Stumpp [Mestrado em Artes Visuais – UFSM]

Rogério Schraiber [Mestrado em Artes Visuais – UFSM]

Odete Calderan [Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC ]

Reinilda Minuzzi [Profª. Dra., Deptº. Artes Visuais – UFSM]

Rejana Cadore [Graduação em Artes Visuais – UFSM]

Ronaldo Glufke [Prof. MSc., Deptº. Desenho Industrial – UFSM]

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O GRUPO ARTE E DESIGN

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Claudemir, Agradecemos sua iniciativa em divulgar nossa mostra. Isso é resultado de um trabalho contínuo tanto na produção em poéticas visuais como na refelxão teórica dos membros do GAD [Grupo de Pesquisa Arte e Design], que lideramos junto ao CNPq-UFSM. 2012 inicia, assim, com uma mostra experimental do GAD [Grupo de Pesquisa Arte e Design] na cidade de Florença (IT), em um espaço dedicado a integrar as artes, o Meykadeh LibreriaCafè. Estamos, assim, ampliando o alcance para descobrir os limites dos campos pesquisados e dos lugares de exposição. Uma iniciativa para gerar mais reflexão e compromisso da equipe, atuante desde 2009, com mostras sistemáticas no sul do Brasil, em seu foco central, a hibridação nas manifestações artísticas contemporâneas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo