Com entrada gratuita e um punhado de filmes pra lá de interessantes, começa nesta terça-feira a quarta edição do Festival do Júri Popular. Trata-se de evento bastante peculiar. Para começar, é realizado em 20 comunas brasileiras, distribuídas por todas as regiões do País. Sem falar noutra singularidade: o júri é o próprio expectador.
Mas, como isso funciona? Quem o promove? Até quando vai? E ainda outros detalhes? Acompanhe no material distribuído pela assessoria da ONG Santa Maria Vídeo e Cinema, apoiadora do evento que tem como realizadores, na boca do monte, a Cesma e o Cineclube Lanterninha Aurélio. A seguir:
“4º Festival do Júri Popular em Santa Maria
O Festival do Júri Popular é um festival competitivo de curtas-metragens. O diferencial é que o júri é o próprio público, o qual vota em todas as categorias, da opinião integrada de todas as cidades participantes sairão os vencedores.
O evento será realizado pela primeira vez em Santa Maria e ocorre simultaneamente em 20 cidades espalhadas pelas 5 regiões do país, exibindo 37 títulos. O festival reúne o melhor do panorama de curtas brasileiros do último ano. O objetivo é valorizar e difundir nacionalmente as produções tornando-as acessíveis a diferentes públicos e incentivando uma discussão estética ao possibilitar a expressão e integração de opiniões das mais diversas platéias, além de fomentar sua postura ativa e reflexiva em relação ao audiovisual.
A CESMA e o Cineclube Lanterninha Aurélio assinam a produção local do Festival. Toda a programação será realizada na sede da entidade, de 31 de janeiro a 04 de fevereiro (terça à sábado), a partir das 19h. A entrada é gratuita.
Debate sobre curta-metragem no Festival do Júri Popular
Além das exibições, a programação do 4º Festival do Júri Popular inclui também uma mesa redonda intitulada “Curta-metragem: da produção ao público”, a qual visa debater todas as etapas da produção audiovisual, com autoridades, professores e realizadores culturais da cidade.
A mesa será realizada no sábado, 04 de fevereiro, às 16h e contará com a presença dos seguintes convidados: Iara Druzian (Secretaria de Cultura), Marcos de Borba e Alex Pedrolo (TV OVO), Luiz Alberto Cassol (CNC – IECINE), Maurício Canterle (diretor e finalizador), Veneza Ronsini (UFSM), Atílio Alencar (Fora do Eixo RS), Pati Iuva (UNIFRA).”
CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.