Eleições 2012PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2012. Mudez dos partidos não significa que estejam parados. Pode apostar!

Mais tarde, aqui mesmo, no comentário que faço na rádio Antena 1 e reproduzo no sítio às 8 da manhã, tratarei de um partido específico. Mas o fato é que se trata de falsa ideia imaginar que as agremiações políticas estejam paradas nesse pra lá de quente verão na boca do monte.

O silêncio, e até a escassez de notícias na mídia, se deve muito mais ao fato de as conversas de bastidores envolverem basicamente os comandos partidários (que se sentem naturalmente mais inibidos a se manifestar) do que por inexistência de atividade.

Mas há diferenças. Entre os protagonistas. E também nas siglas coadjuvantes e/ou periféricas. Nas primeiras, há uma estranhamente quieta, o PSDB. Mas se movimentando em busca de apoios (e minutos no rádio e TV) que redundem em uma aliança sustentável da (provável? possível? certa?) candidatura de Jorge Pozzobom à Prefeitura. É o foco tucano, no momento.

No poder, PMDB e PP se dedicam com muito mais força à segunda fase. Isto é, a da montagem (sim, já) das alianças a ser formadas no pleito proporcional. Peemedebistas contam como certas as adesões de pequenas e médias siglas ao governismo. Estão na conta, e ainda é bom esperar para confirmar, PDT, PTB e DEM, dos médios. E um punhado de minúsculos.

O PP, por sua vez, garantido com o segundo nome da aliança majoritária (José Farret repetirá a dobradinha com Cezar Schirmer), trata de ampliar os nomes de sua relação de pretendentes à Câmara. E ver com quem irá se aliar, para melhorar o desempenho nas urnas proporcionais.

E o PT? Esse ainda está na primeira das primeiras das primeiras etapas. Não sabe quem capitaneará o exército de militantes da sigla. E, portanto, se encontra bastante atrasado no processo. Só depois de saber com quem irá para o jogo (Valdeci? Fabiano? Pimenta? Helen? Schumacher? Outro?) é que poderá participar a sério dos debates seguintes, para formar as alianças. Não que não queira, claro, antecipar. Mas e quem vai discutir com os petistas, se não sabem quem vai estar no comando?

Depois, tem as siglas periféricas. Que conversam com todos. E esperam os acontecimentos. Ah, e tem o PSDB. Mas… bem, esse já é o assunto do comentário de daqui a pouco, na Antena1 e no sítio, às 8.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo