Salamaleques. No rega-bofe com o PMDB, Lula faz afago ao aliado. E (só) fala em 2010
Segundo o noticiário, cerca de 200 figurões do PMDB, incluindo deputados, senadores, governadores, ministros e outras figuras gradas do partido, receberam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em jantar na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros. Foi na noite desta quarta-feira.
Lá, Lula fez afagos ao principal partido aliado que, junto com o PT, forma a espinha dorsal do governo de coalizão implantado pelo Presidente da República. Nem poderia ser diferente. Afinal, peemedebistas e petistas são os maiores partidos do País e os donatários da maior parte da administração.
Então, até aí, tudo bem. Só que não se pode crer muito é na sinceridade de uns e outros, quando falam em 2010. Cá entre nós, mas só cá entre nós, você acredita que o PT vai abdicar de indicar candidato a Presidência da República? Até pode não ter um definido, hoje, mas certamente, a cavaleiro de uma provável popularidade lulista, terá todas as condições de pleitear uma nova vitória.
Não, você não acredita. E não está só, nesta opinião. Também Lula e os peemedebistas, acarinhados pelo Presidente enquanto comiam um belo filé ao molho madeira, levam muito pouco a sério a possibilidade de uma união com os petistas, na chapa majoritária para o Palácio do Planalto. A menos que se contentem com a vice – o que não é impossível, embora pareça hoje bastante improvável.
Em todo caso, isso – esse debate todo – também é política, convenhamos. E, no que toca à Nação, o que interessa é a estabilidade capaz de permitir a aprovação de projetos do interesse do todo. O resto é só conversa de quem exercita o legítimo direito de buscar o poder. Pelo voto, claro.
SUGESTÃO DE LEITURA – leia aqui a reportagem de Andrezza Matais, PMDB diz a Lula que terá candidato em 2010 e ouve afagos do presidente, publicada pela Folha Online.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.