EconomiaMundoNegóciosPolíticaPrefeitura

NA EUROPA. Comitiva santa-mariense tem 15 integrantes e uma meta pra lá de ambiciosa

O título da nota divulgada pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura dá bem a medida do ufanismo que toma conta da comitiva comandada pelo prefeito Cezar Schirmer, e que está na Europa deste domingo. É pretensiosa, digamos assim. Talvez até demais. Mas, enfim, sonhar não custa nada. E trabalhar para o sonho é fundamental.

Schirmer, o coordenador do Fórum de Entidades, Souvenir Machado, e o basco Ibon Mendigurem

São quinze santa-marienses, do poder público e da iniciativa privada, que começaram sua missão em território do velho mundo a partir de Bilbao, a grande comuna da nação basca, encravada especialmente na Espanha, mas com território também em outros países, especialmente a França.

Mas, e como foram os primeiros contatos, nesse início da semana? Você confere exatamente no material produzido pela CCS, que traz também os nomes e as funções de todos os integrantes da delegação. O texto é de Fabrício Minussi, com foto de Divulgação. Lá embaixo você também encontra um link para ouvir a manifestação do secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica. A seguir:

Missão: Santa Maria quer ser porta de entrada para investimento espanhol na América Latina

O primeiro dia da missão empresarial santa-mariense, liderada pelo prefeito Cezar Schirmer, em Bilbao (Espanha), foi de importantes contatos e encontros com autoridades espanholas e de representantes de empresas e indústrias com atividades voltadas ao meio ambiente com processos sustentáveis. A comitiva formada por empresários da cidade, representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Fórum de Entidades Empresariais e Câmara de Vereadores, e empresas com atuação voltada aos segmentos de metalurgia, consultoria ambiental, gestão de resíduos sólidos e construção de transformadores de distribuição de energia elétrica, foi recepcionada, na manhã desta segunda-feira (23), no Palácio do Governo de Bilbao, pelo prefeito Inaki Azcuna, e pelo presidente da Cia. das Águas de Bilbao e chefe do Setor de Arquitetura e Urbanismo da cidade basca, Ibon Areso Mendigurem

Ibon é o principal responsável pela transformação experimentada por Bilbao, que em pouco mais de três décadas, transformou sua vocação portuária predatória em exemplo de preservação de meio ambiente e de desenvolvimento sustentável, com foco voltado ao turismo. O Rio Nervión, que corta Bilbao, e que durante anos sofreu com o despejo de resíduos industriais da siderurgia e do pólo naval, hoje, é palco de esportes náuticos, pesca e competições de natação. “Estamos aqui para aprender, colher informações que podem ser transformadas à nossa realidade e prospectar parcerias com investidores que transformaram ações de sustentabilidade em desenvolvimento econômico, emprego e qualidade de vida”, disse o prefeito Schirmer, nesta segunda-feira, por telefone.

Interesse espanhol

O primeiro dia de prospecção na Espanha teve rodadas de apresentação de Santa Maria junto à Associação Cluster de Indústrias do Meio Ambiente do País Basco Aclima – um grupo de 92 empresas espanholas, que desenvolvem suas atividades com processos sustentáveis. O cluster fez uma apresentação oficial sobre como ela atua e de que forma as empresas de Santa Maria podem estabelecer parcerias e receber investimentos de empresas associadas da Aclima. Segundo o prefeito são mais de 80 indústrias que podem investir no Brasil. “Existe o interesse de parcerias entre empresas de Santa Maria e integrantes desse cluster que podem culminar com investimentos. É nesse sentido que estamos caminhando. Santa Maria é a única cidade do Brasil a ser convidada por esse cluster a participar das discussões”, afirmou Schirmer. “A Aclima também manifestou intenção em ingressar no mercado da América do Sul pelo Brasil. Estamos abrindo as portas de Santa Maria e do Rio Grande do Sul para que esse interesse possa ser materializado”, concluiu o prefeito…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR A MANIFESTAÇÃO DE GIOVANI MÂNICA

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo