PolíticaSanta Maria

PAC, 5 ANOS. Plano (como anda em Santa Maria?) vira a bandeira de Dilma neste ano

Lembro muitíssimo bem: em meados de 2007, um conjunto de projetos de Santa Maria foi beneficiado por mais de R$ 140 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento.

Também não esqueci: talvez o maior problema da gestão de Cezar Schirmer, nos seus primeiros dois anos, foi exatamente a condução do PAC, inclusive pela perda de quase metade desses recursos.

Bueno, dito isso (e sem maiores informações de como andam os projetos do Plano na boca do monte), o fato é que o dito cujo está completando exatamente cinco anos. E vira carro-chefe do governo de Dilma Rousseff (a “mãe” do PAC, lembra?) nesse segundo ano de mandato. E quem traz amplos detalhes a respeito é o iG, em reportagem assinada pelas equipes do portal em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Confira:

PAC completa cinco anos e vira bandeira de Dilma para 2012

… Em 28 de janeiro de 2007, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva reunia aliados em uma cerimônia no Palácio do Planalto para anunciar um novo plano de investimentos, baseado na promessa de alavancar o crescimento econômico no País. Embrião do que viria a ser a primeira bandeira gerencial da hoje presidenta Dilma Rousseff, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi reestruturado ano a ano, incorporou ações e investimentos da gestão petista, alimentou promessas de campanha em todas as esferas de governo e hoje desponta como aposta da administração federal para deixar para trás a agenda negativa que marcou o ano de 2011.

Especialistas enxergam com desconfiança a tese de que o PAC está de fato na origem do crescimento econômico brasileiro. Mesmo assim, o governo investe na promessa de que esses investimentos serão a chave para assegurar o avanço do PIB em 2012. Nessa linha, Dilma já avisou a auxiliares que pretende mexer o mínimo possível em ações estratégicas do PAC este ano, mesmo diante da perspectiva de novos cortes no Orçamento e de um aperto fiscal para blindar o País da crise.

Na prática, o PAC nascido cinco anos atrás pelas mãos de Lula pouco tem a ver com a atual versão. Algumas ações foram dividas em duas ou mais. Outras, agrupadas. Programas sociais inteiros, como o Minha Casa, Minha Vida, foram agregados ao projeto. Na essência do programa, no entanto, permanece uma lista de grandes obras, desenhadas com a promessa de suprir os grandes gargalos de infraestrutura do País e viabilizar o desenvolvimento…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo