EconomiaEstado

PROGNÓSTICO RUIM. Teimosamente, estiagem mantém-se no horizonte próximo do RS

Governador visitou, há exatamente uma semana, área atingida pela seca, no noroeste do RS

No preciso momento em que este texto é redigido, no início da noite de sábado, chove (e com vento forte acompanhando) em Santa Maria. Há até a perspectiva, segundo a quase totalidade dos institutos de meteorologia, que chova também no domingo, e quem sabe até na segunda-feira – ainda que com baixa intensidade.

No entanto, o prognóstico para os próximos dias não é bom. Ao contrário. Muito pouca água estará disponível ás lavouras do Rio Grande, como tem sido a norma nos últimos dois meses. O que significa a persistência teimosa da seca, com todos os seus óbvios prejuízos. Aliás, essa preocupação vem a partir, inclusive, de fontes oficiais, como você pode conferir no material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A reportagem é de Ana Esteves, com foto de Carolini Bicocchi (arquivo). Confira:

Semana deve ser de baixos volumes de chuvas no Estado

O Centro Estadual de Meteorologia (Cemet/RS), órgão da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, prevê para esta semana – de 21 a 31 de janeiro – o indício de baixos volumes de chuvas no Rio Grande do Sul, com ocorrências de precipitações fracas e irregulares na maior parte do Estado.

A passagem de uma frente fria vai trazer nebulosidade e pancadas de chuva em todas as regiões. Os volumes deverão oscilar entre 10 e 20 mm em toda Metade Leste, e nas demais áreas, os totais são mais expressivos e deverão variar entre 20 e 30 mm, podendo atingir valores em torno de 40 mm na região de Alegrete e São Borja. De forma geral os totais acumulados serão baixos, mas cabe salientar que nos próximos dias, entre o fim de semana e a segunda-feira (23), as áreas de instabilidade associadas ao calor e umidade poderão provocar temporais de verão no interior do Estado. As chuvas poderão provocar altos volumes acumulados em áreas isoladas.

A temperatura vai permanecer elevada com valores superando 35°C na maior parte das regiões, e podendo oscilar em torno de 40°C no Oeste. A partir da quarta-feira (25) os valores diminuem e a temperatura fica mais amena…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo