Reta final. O jacaré está engolindo Alckmin
Reconheço minha ignorância. Não sabia dessa figura de linguagem, vamos dizer assim, dos analistas de pesquisas eleitorais. E ainda não sei como explicar, embora tenha entendido. Em todo caso, Ricardo Noblat sabe. E é dele o texto a seguir, que mostra direitinho como o tal bicho brabo está engolindo o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin. Confira:
O jacaré abriu a boca
Imagine um gráfico com duas linhas que correm mais ou menos paralelamente. A de cima registra a evolução das intenções de voto em Lula. A de baixo, a evolução das intenções de voto em Alckmin.
Há duas semanas, a linha de cima empinou para o alto. E a de baixo despencou. O jacaré começou a abrir a boca.
A expressão é usada por analistas de pesquisas para designar o momento em que fica clara a tendência de vitória de um candidato sobre outro. O jacaré abriu a boca para engolir Alckmin.
Lula tomou de Alckmin até aqui pouco mais de 3,6 milhões de votos. E atraiu cerca de mais 9 milhões conferidos a Heloísa Helena, Cristovam Buarque e demais candidatos no primeiro turno.
Alckmin é favorito a sair da eleição presidencial com um título inédito – o de candidato que teve no segundo turno menos votos do que no primeiro.
A postura dele no debate de amanhã à noite na Rede Record de Televisão será importante para decifrar suas expectativas. Se tentar morder Lula para valer como fez no debate da Rede Bandeirantes é porque ainda acredita que poderá se recuperar. Se preferir o modelito moderado do debate do SBT é porque jogou a toalha e só está preocupado em lustrar sua biografia…
SE DESEJAR ler outras notas, informações e opiniões de Ricardo Noblat, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço www.noblat.com.br.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.