Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Eleições 2012PartidosPolíticaPrefeitura

CENÁRIO. PT aponta para Helen ou Cristiano. E a candidatura Pozzobom é improvável

Os petistas, com justificado orgulho, festejam a participação importante dos militantes nos encontros regionais que se realizam na cidade já faz 10 dias. Foram três, sempre com a presença de um ou mais ou até os três grandões: Fabiano Pereira, Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira. Só que, e isso fica cada vez mais claro, nenhum do trio será candidato a prefeito. Então, caberá a Helen Cabral (muito provavelmente) ou Cristiano Schumacher (bastante improvavelmente) representar o principal partido de oposição, na disputa pela prefeitura da comuna. Há entusiasmo público e preocupação em privado, com essa postura que, para não poucos, inviabiliza uma disputa efetiva contra, especialmente, o pretendente à reeleição, Cezar Schirmer (PMDB).

Diante desse quadro petista, vamos à eventual novidade: a candidatura de Jorge Pozzobom, do PSDB. Dizem analistas de vários quilates, inclusive os amadores – que também precisam ser respeitados -, alguns deles se manifestando continuamente aqui mesmo nos comentários às notas do sítio, que o tucano só concorre se um graúdo do PT não vier para o jogo. Enxergaria Pozzobom, aí, a possibilidade de se infiltrar e, por que não, vencer a eleição.

Ninguém, mas ninguém meeeeesmo, é capaz de afirmar essa possibilidade. O que não quer dizer que ela inexista. Apenas que não é assim que funciona a política. Tanto que, por mais que se imagine candidato, independente do nome do PT, ao deputado estadual de reconhecido espírito aguerrido ainda faltam condições importantes para se viabilizar.

São pelo menos dois os óbices. Um é a capacidade de arrecadação financeira. Se não houver apoio oficial, isto é, com troco oriundo do Fundo Partidário nacional do PSDB, é pouco crível que financiadores locais embarquem, de fato, no navio tucano. Vão preferir (ainda mais sem um petista da tríade) o favorito. Sim, ajudarão Pozzobom, mas de forma protocolar. Isto é, na proporção um para 10 em relação a Schirmer. Portanto, sem troco nacional, a coisa complica meeeesmo.

E o segundo é ainda mais importante, embora não esteja na mídia. É cada vez mais claro o posicionamento contrário de (quase) todos os dirigentes do PSDB local a uma “aventura”. Preferem continuar onde estão. Isto é, no governo municipal. Com seus cargos de confiança e, ainda que aos trancos e barrancos, mantendo as benesses do poder. Não dizem (ainda) a Pozzobom em respeito à trajetória dele e, sobretudo, aos voootos que ele tem. Mas dirão, em algum momento.

O deputado vai querer esse confronto interno? Quem aposta nisso? Portanto… Portanto, a eleição de 2012, exceto por um tsunami altamente improvável, se encaminha para algo semelhante ao que aconteceu há exatos 20 anos. Como? Clique AQUI e entenderá.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

15 Comentários

  1. PT fecha acordo nacional pra entregar cidades importantes ao PMDB, em nome da “governabilidade”. Santa Maria, pra não escancarar, PT enfraquece o time, larga atrás na disputa, lança candidatos sem expressão eleitoral e zela acordo. De lambuja, Pimenta Garante vaga ao SENADO através do apoio de Schirmer que também sela aliança com tarso nas próximas eleições.Será que estou viajando ou há um fundo de verdade?

  2. @regis
    Regis, ajudei modestamente a engordar esse montro da mentira e da empulhação dos trablhadores. Quero mais que não se eleja nem mesmo na menor prefeitura do Brasil. Veja a cretinice do Jaques Wagner, a bem pouco incitava a greve dos PM na Bahia quando o Governo era de oposição ao PT, hoje oque faz, manda sentar o pau nos grevistas, e criminaliza as greves, como fez a Dilma com a Greve das Universidade. Nós trablhadores fomos traidos pelo LULLA. Nunca imaginei ver o PT aliado de Sarney, Barbalho, Collor, Calheiros e outors. Se bem que quando o General Golbery criou o PT corria a Boca pequena que o Lulla assumiria a Direita (como fez) quando essa desgastasse. Acho que agora vc me entende neh! risos

  3. Aliás, muito estranho o silêncio repentino da vereadora Helen nas últimos dias. Sempre combativa, anda meia xoxa até nas redes sociais onde costuma atuar com muita frequência, mesmo que através de um ghost writer. Muito estranho.

  4. Rejane Flores da Costa :
    -Sempre se disse que o PSDB em Santa Maria era tão insignificante e pequeno que cabia dentro de uma KOMBI, a prevalecer o comentario acima aconselho os tucanos a preparar um Fusca 69 pois ou se afirmam como Partido e como Lideranças Politicas ou pindurem as chuteiras.O Cavalo só passa encilhado uma única vez:ou o BOM monta agora ou não se elege mais nem em corrida em cancha reta.

    Falou a voz da experiência.

  5. Os cumpanheiros são muito ladinos como se diz na minha terra, Eles jogam legal, quando botam pilha no Deputado bom. A chance do PT aumenta, e queimam o nobre deputado para 2016. A tiurma sabe que com segundo turno, eles correm o risco do nunca mais na Boca do Monte. Fanatismo é soda, não conseguir ver nenhuma virtude no atual Governo é doentio, precisam de analista, ou rever os conceitos. risos. Pôxa e dizer que andei junto com essa gente! Bueno depois das privatizações do aeroportos, da defesa do aborto (pela novoa Ministra), mesmo Dilma enganando os evangélicos, caiu a máscara da face da cumpanherada.

  6. Pozzobom foi suplente de vereador, vereador apenas uma legislatura e elegeu-se deputado começando o mandato ano passado, é pouco não? Tens um futuro brilhante na política? Talvez sim. Montar o cavalo agora o tombo pode ser grande e depois os mesmos que o pilham não vão estar lá para estender a mão. Aceitem ou não, as forças políticas na cidade no pleito de 2012 são o PT, PMDB E PP. A boa gestão do Schirmer (reconhecida até pelas cabeças pensantes do PT), a dobradinha SCHIRMER/FARRET, a ampla coligação, a fato de estar no poder e a indecisão petista em torno de um oponente, consequentemente e teoricamente tornam SCHIRMER/FARRET favoritos. Em 2016, bom depende muito do comportamento e resultados de alguns candidatos no pleito de 2012.

  7. Ainda acho que na ultima hora o deputado federal, petista e santamariense vai gritar que é candidato e ninguém mais o vai calar. Na minha humilde opinião, Schirmer ja foi, não fez nada em 4 anos e não tem mais nenhuma chance de nava vitoria no pleito. Pozzobon vai vir, e isso é certo e vai ter briga de novo entre ele e o petista.

  8. A quem interessa a candidatura do PSDB? Ao PT e ninguem mais, pois sabem que a chance delles, passa por Pozzobon candidato.

  9. -Sempre se disse que o PSDB em Santa Maria era tão insignificante e pequeno que cabia dentro de uma KOMBI, a prevalecer o comentario acima aconselho os tucanos a preparar um Fusca 69 pois ou se afirmam como Partido e como Lideranças Politicas ou pindurem as chuteiras.O Cavalo só passa encilhado uma única vez:ou o BOM monta agora ou não se elege mais nem em corrida em cancha reta.

  10. Aqui vai uma pergunta aos mais veteranos na politica, alguem ja tinha visto nos ultimos tempos eleição mais facil igual a essa, Eu, nem na epoco que o PT, não existia, quando era MDB e arrena, de tanto que o prefeito não ta nem ai, esse que é o cara pode ficar dormindo em casa que se reelege.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo