Despedida. Lula e um punhado de ministros e autoridades vão ao sepultamento de Adão Pretto
Foi sepultado na manhã desta sexta-feira, no cemitério Parque Jardim da Paz, em Porto Alegre, o corpo do deputado estadual Adão Pretto, do PT, morto no dia anterior, vítima de pancreatite aguda. Pretto, 63 anos, um militante há décadas dos movimentos sociais, era titular de cadeira na Câmara dos Deputados desde 1990. Antes, havia sido deputado estadual e líder sindical, entre outras atividades.
Nas cerimônias fúnebres, ficou evidenciado o prestígio do parlamentar, inclusive pela presença do próprio Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de um punhado de ministros, além de deputados estaduais, lideranças políticas e autoridades de todos os calibres. Sobre o sepultamento de Adão Pretto, acompanhe reportagem produzida e distribuída pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. O texto é de Gilmar Eitelwein, a foto de Marco Couto. A seguir:
Lula, ministros, parlamentares e centenas de pessoas no adeus a Adão Pretto
O presidente Luis Inácio Lula da Silva, sete ministros de Estado, senadores da República, dezenas de deputados federais e estaduais e o presidente da Assembléia Legislativa do RS, deputado Ivar Pavan (PT), acompanharam centenas de pequenos agricultores e representantes de movimentos sociais no sepultamento do deputado federal Adão Preto (PT), na manhã desta sexta-feira (6) no cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. Após ser velado no Salão Júlio de Castilhos desde a tarde de quinta-feira (5), o corpo do deputado, uma das principais lideranças no estado do Movimento dos Sem Terra (MST), foi conduzido ao cemitério em um caminhão do corpo de bombeiros. A despedida de amigos, familiares e companheiros de luta política foi acompanhada por centenas de pessoas ao som de cantos de luta pela reforma agrária, a mística de apresentação de alimentos produzidos pela agricultura familiar, bandeiras do MST, da Via Campesina e do Partido dos Trabalhadores (PT).
O presidente Lula acompanhou a despedida ao lado da família, mantendo-se durante todo o tempo ao lado do caixão com o corpo do líder dos pequenos agricultores. Ele lembrou de sua amizade de 30 anos com Adão Pretto, de sua luta pela melhoria das condições de vida do homem do campo e de sua ascenção na vida parlamentar. Se a gente valoriza a luta, é importante que a gente viva mais para poder lutar mais e conquistar mais, disse Lula, referindo-se à morte prematura de Pretto. “Se tem uma família que conquistou o direito de andar de cabeça erguida neste País, de ter orgulho de cada minuto que este homem viveu, do show que ele dava na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul enquanto deputado, e da respeitabilidade que conquistou enquanto deputado federal em todos os lugares onde esteve, é a família Adão Pretto”. Ao encerrar, Lula olhou para o corpo do parlamentar e disse: “Baixinho, valeu a pena Deus ter te colocado no mundo. Você é um símbolo dos sem-terra, do lavrador e da dignidade humana”.
Acompanharam a cerimônia o ex-governador Olívio Dutra; a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; o ministro da Justiça, Tarso Genro; o ministro das Cidades, Márcio Fortes; o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Teixeira; o ministro da Pesca, Altemir Gregolin; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; o ex-ministro Miguel Rosseto; o senador Aloísio Mercadante; os deputados federais Henrique Fontana, Marco Maia, Maria do Rosário, Pepe Vargas, Emília Fernandes, Fernando Marroni e Paulo Pimenta; os prefeitos Ary Vanazzi, Tarcísio Zimmermann e Jairo Jorge; o vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti. A suplente Emília Fernandes (PT) ocupará a cadeira de Adão Pretto na Câmara dos Deputados.
CLIQUE AQUI PARA LER OUTRAS REPORTAGENS PRODUZIDAS PELA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA/RS
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.