Arquivo

Votar? Pffff… Lembra das 4 MPs que trancavam a pauta da Câmara, semana passada? Agora são 5

Escrevi na terça passada a nota “Mas, antes… Deputados só votam outros projetos depois de liberar a pauta travada por 4 MPs” (para reler, clique

aqui). Historiava a dificuldade que seria votar qualquer outra coisa na Câmara dos Deputados, e até duvidava da viabilidade de destrancar a ordem do dia. Lamentavelmente, estava certo.

 

Afinal de contas, os deputados, mesmo com três sessões extraordinárias convocadas pelo presidente, o petista paulista Arlindo Chinaglia, votaram apenas duas das Medidas Provisórias com prazo vencido – isto é, antes que elas sejam apreciadas, não se delibera mais nada no Parlamento. Com o que, projetos como o que aumenta o número de vereadores, para ficar num exemplo, ficam para trás. E se renova a esperança a cada semana. Menos por essa proposta, quem sabe, mas para que se note no Legislativo uma atividade que possa ir além do que o Executivo propõe.

 

Não será, lamentavelmente, já posso antecipar, nesta semana. Agora já são 5 as MPs que precisam ser obrigatoriamente votadas, para que a pauta seja destravada. Como as sessões deliberativas acontecem de terça (quando acontece a reunião de líderes que acerta a ordem do dia) a quinta, é possível afirmar, sem qualquer dúvida, que só um terremoto fará com que alguma coisa além acontecerá na Câmara dos Deputados.

 

Entre as Medidas Provisórias pendentes de votação está a que modifica o Estatuto do Desarmamento. Uma emenda do deputado Pompeo de Mattos, do PDT gaúcho, estende prazo para renovação do registro de armas de fogo na Polícia Federal. E também precisa ser votada a que libera R$ 3,25 bilhões a ministérios – dos quais R$ 1,7 bilhão para aumentar as tabelas do Sistema Único de Saúde. Ah, esta última, creia, está trancando a pauta desde segunda-feira passada. Quer dizer, não falta coisa importante para decidir. Que tal sejam decididas?

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aqui a reportagem “Plenário começa semana com 5 MPs na pauta”, de Vânia Alves, da Agência de Notícias da Câmara dos Deputados.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo