Economia

LIQUIDA. Procon orienta consumidores para aproveitarem as melhores ofertas

POR MAIQUEL ROSAURO
Texto: Luiz Otávio Prates

O período com mais promoções no comércio da cidade, o Liquida Santa Maria, começou nesta segunda-feira (6). E, com intuito de orientar os santa-marienses quanto aos direitos dos consumidores, principalmente nesta época onde há aumento nas vendas em virtude dos descontos, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor de Santa Maria, vinculada ao Programa de Proteção ao Consumidor (Procon), divulgou os procedimentos para a compra em liquidações.

O Procon recomenda que os consumidores verifiquem as ofertas antecipadamente, a fim de verificar se o produto pesquisado está mesmo em promoção, e lembra que os folhetos, materiais publicitários e encartes são fontes de pesquisa para o cidadão. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as ofertas de produtos são de responsabilidade do fornecedor e, em caso de descumprimento, o consumidor pode reclamar e apresentar o material publicitário no Procon.

Além disso, as empresas têm a obrigação de garantir os preços dos produtos expostos em vitrines. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a clareza nas promoções. O coordenador do Procon, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, lembra que o percentual de desconto não pode induzir o consumidor ao erro. “Temos que lembrar que ‘60% de desconto’ é diferente de ofertas de ‘até 60% de desconto’ ou ‘a partir de 30%’”, explica.

O coordenador lembra que, mesmo em promoção, o cidadão deve exigir nota fiscal. “É o documento essencial para a garantia do produto, realização de troca em caso de problemas ou reclamações”, sinaliza. Em caso de riscos ou amassados em móveis e eletrodomésticos ou manchas e outros defeitos em peças de vestuário, o consumidor precisa ser informado e o dado deve constar na nota – o dano, porém, não pode prejudicar o desempenho do produto.

Clique aqui e veja a matéria completa no site da Prefeitura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo