LUNETA ELETRÔNICA. Troco da comuna, promoções e Hospital de BM, ano letivo, CPI do Arroz, Tarso e a base, Cultura na Sedufsm…
* Nada divulgada (o editor a encontrou na “agenda do Presidente”, no sítio da Câmara), acontece importante audiência pública, na manhã desta terça.
* Talvez o “segredo” seja porque ninguém iria mesmo. Ou não? Ah, o tema: representantes da Prefeitura irão “demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do 3° quadrimestre de 2011”.
* Agora, em português: o governo vai explicar, na audiência, como foi o comportamento do troco municipal, nos últimos meses do ano passado. Não é importante?
* Aliás, curiosidade: Cezar Schirmer vai hoje ao parlamento, para fazer o discurso que não fez, pelas razões já conhecidas, na última quinta? Até o momento em que este texto é redigido, não há informação oficial – nem no Boletim Legislativo acerca da sessão desta terça.
* Tem tudo para ser quente a reunião do colégio de líderes partidários e a Mesa Diretora da Assembleia, no final de manhã desta terça.
* É o tradicional encontro em que se define quais e quantos projetos serão avaliados e votados em plenário, pelos parlamentares. E há 31 propostas em condições de apreciação.
* A mais quente delas, provavelmente, é o PL 448 2011, do Executivo, que introduz modificações nos critérios para promoções na Brigada Militar. Não falta controvérsia.
* Esse é um dos projetos que já tranca a pauta na Assembleia, por tramitar em regime de urgência. Aliás, um dos pedidos da oposição é exatamente que essa condição seja retirada.
* Mas há outras propostas importantes e que podem ir à votação. Uma delas (e deve ser aprovada) é a prorrogação, por 60 dias, da CPI do Arroz, presidida por Jorge Pozzobom.
* Outra, também do tucano santa-mariense, é o PLC 168 2011, dispõe sobre a ampliação do atendimento médico-hospitalar no Departamento de Saúde da Brigada Militar.
* Traduzindo: permitiria que, no caso de Santa Maria, o Hospital da Brigada Militar pudesse atender outros pacientes, além dos que hoje pode receber.
* É bastante provável que o projeto das promoções da BM, e também a proposta de reajuste dos professores, entre outros temas relevantes, estejam na pauta de um regabofe político que acontece no Palácio Piratini.
* Consta na agenda do governador Tarso Genro um almoço dele com os líderes dos partidos da base aliada. Portanto…
* A prefeitura abriu, com solenidade, o ano letivo, na manhã passada, na escola Luiza Ungaretti. E o governo da comuna comemorou a elevação dos recursos para a Educação.
* Segundo dados oficiais, DIVULGADOS pelo Executivo, os investimentos “quase triplicaram” entre 2009 e 2011, passando de R$ 66,6 milhões para R$ 166 milhões.
* Vem aí mais uma edição, a 50ª, do excelente projeto “Cultura na Sedufsm”, da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. E será pra lá de especial.
* No dia internacional dedicado às mulheres a Praça Saldanha Marinho recebe Deborah Rosa, Gisele Ghimarães, Tiane Tambara e banda com o espetáculo “Santa Maria canta Elis”.
* O “Cultura…”, que acontece dia 8, a partir das 7 da noite, informa a assessoria de imprensa da Sedufsm, tem as participações especiais de Paola Matos e Daiane Diniz e a direção geral de Janu Uberti.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.