Eleições 2012PartidosPolítica

QUEM DIZ É IBSEN. PMDB gaúcho perdeu duas eleições num único dia. E ficou menor

Ibsen confessou erro da candidatura Fogaça. Mas foi bem mais adiante

A ideia era, na verdade, dizer que o PMDB desmoronou. E talvez não estivesse errado – desde que se tirasse Santa Maria do mapa gaúcho. Afinal, ao que tudo indica, passado 2012, a boca do monte tende a se tornar o grande (e provavelmente único) grande bastião peemedebista.

Mas.. e a tal derrota dupla? Quem fala, numa excelente entrevista ao ótimo jornal Sul21, é o ainda presidente estadual do PMDB, o histórico militante Ibsen Pinheiro. A reportagem é de Samir Oliveira. Vale a pena acompanhar, a seguir, um trecho:

 “Ibsen Pinheiro: “falta o discurso que pode ganhar a eleição”

Nesta entrevista, Ibsen analisa também a conjuntura política nacional e estadual e comenta as eleições para a prefeitura de Porto Alegre este ano. Sem duvidar na resposta, o presidente do PMDB diz que o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), teve “mais sorte do que juízo” quando convidou o PT para ingressar em seu governo e reconhece que há um forte desejo por candidatura própria no PMDB – que pode ocorrer em torno de seu próprio nome. “Imagine a dificuldade que essas três candidaturas (José Fortunati, Adão Villaverde e Manuela D’Avila)  terão para se combater. Os três terão que fazer o mesmo discurso. Está faltando o discurso que pode ganhar a eleição”…

Sul21 – Hoje, passados quase dois anos, como o senhor avalia a derrota do PMDB nas eleições de 2010?

Ibsen Pinheiro – O resultado da eleição foi negativo. Mais do que negativo. A derrota faz parte do processo, mas uma derrota, no modo como aconteceu, é indicadora de que o partido contribuiu para que ela ocorresse. Então 2011 foi um ano em que fizemos uma autocrítica do PMDB. Com muita frequência as derrotas partidárias são seguidas de um inventário de culpas. Mas, no nosso caso em 2010, foi tão generalizada a conduta do partido na derrota, que também na autocrítica ela foi generalizada. Há um sentimento de que todo o partido deveria repensar-se. Pesaram pequenos erros táticos, mas a concepção global é que requer uma reflexão e um conjunto de medidas. 

Sul21 – O senhor falou em pequenos erros táticos. Foi correto o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça deixar o comando da Capital para concorrer ao governo do Estado?

Ibsen – Foi um erro. Perdemos duas eleições em uma: a prefeitura e o governo. Se o preço era a aliança com o PDT, era melhor ter feito outra aliança. Tenho essa posição agora e tinha também na época…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo