Educação

EDUCAÇÃO. Fica mais difícil manter (ou conquistar) o direito de ser uma Universidade

Taí uma medida fundamental (para quem acredita que a Educação é a base de tudo) tomada pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. E que, é a tendência, será corroborada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad: se ampliam as exigências para o credenciamento das atuais universidades (sejam públicas ou privadas) ou mesmo para o recredenciamento dos Centros Universitários.

Haddad: se homologar as regras, só muito mais pesquisa para virar Universidade

Quem ganha com isso? Obviamente o cidadão, que terá mais garantias acerca do “produto” que estará adquirindo. Seja gratuitamente, como nas instituições públicas, ou pagando caro, no caso de algumas privadas. Quer saber mais sobre isso? Acompanhe a reportagem de Priscilla Borges, publicada no portal IG. A foto (de arquivo) de Valter Campanato, da Agência Brasil. A seguir:

Regras mais rígidas para as universidades

A Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) alterou as regras para credenciamento de novas universidades ou recredenciamento das existentes. Se a resolução aprovada entre os conselheiros – que deve ser publicada ainda esta semana for homologada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, as instituições terão de investir mais em pesquisas para conquistar o status de universidade.

De acordo com o conselheiro Paulo Barone, presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, os centros universitários que quiserem se candidatar a universidade terão de ter, pelo menos, quatro programas de mestrado e dois doutorados. As que estão em processo de autorização terão de se adequar às regras durante o primeiro prazo de credenciamento.

As universidades em funcionamento também terão de se adequar à exigência. Elas terão prazos para atingir a meta de três mestrados e um doutorado até 2013 e de quatro mestrados e dois doutorados até 2016. Além disso, determinações que já estavam na Lei de Diretrizes e Bases da Educação foram reforçadas: um terço dos docentes terá de possuir título de mestre ou doutor e trabalhar em tempo integral.

“Estamos trabalhando há mais de um nessa resolução. Não havia regras claras para as universidades, que nunca foram recredenciadas. Acho que chegamos a um resultado bastante coerente, que dá tratamento igual às universidades federais e privadas”, afirma. As novas determinações não valem para as universidades estaduais e municipais, que estão sob regulação dos conselhos estaduais e municipais de educação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. GOSTEI.
    Acredito que no momento que se obedecerem as novas regras, vai acabar esta sangria de cursos de qualquer jeito, ministrados sem condições tecnicas de melhoria. A pesquisa é um fator fundamental dentro do âmbito universitário, e dela é que saem as grandes soluções, os projetos futuros e uma melhor qualidade profissonal.
    Que venha esta nova visão com muita força… E APOIO, é claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo