Eleições 2012Prefeitura

ANO ELEITORAL. Agora, não é mais Schirmer que convida para eventos, mas a prefeitura

O que é a “Quarta Comunitária”? Evento em que o prefeito Cezar Schirmer, mediante prévio agendamento junto à Secretaria da Ação Comunitária, recebe líderes de comunidades, preferencialmente as mais periféricas. Como o nome sugere, ocorre às quartas-feiras. E, como há um filtro, é lícito supor que não são adversários os recebidos. Até prova em contrário.

Todo o cuidado para evitar acusações de campanha antecipada e com troco público

E a “Audiência Pública”? Esta acontece às quintas. E não precisa agendar. É só chegar. Na manhã passada foram mais de 30 pessoas, que tiveram tempo de papear com o prefeito. De diferente é que nem sempre é Schirmer que atende. Nos últimos tempos, conforme registros do editor, José Farret foi bastante ativo, inclusive porque o titular estava viajando ou em compromisso fora da Prefeitura.

Por fim, o “Bairro em Ação”. Este, uma cópia de promoções anteriores dos prefeitos Valdeci Oliveira e José Farret (ainda que com nomes diferentes – “Pé no bairro” e “Vento Norte”, respectivamente), tem como característica o “caminho de volta”. Isto é, a prefeitura vai à comunidade. E inteira. Ocorre sempre num sábado. Todos (ou quase) os secretários e suas equipes têm obrigação de atender às regiões que recebem o programa. Com direito, também, a atrações culturais, normalmente à tarde.

O que têm em comum esses três eventos regulares, invariavelmente com a presença do prefeito? De um lado, uma efetiva participação da comunidade na administração. É o que norteia, normalmente, as atividades. Outra peculiaridade, cá entre nós, só surge porque é ano eleitoral: há uma inequívoca interação entre o poder público e a comunidade. Que pode redundar em ganhos ao titular. Mas é do jogo. E não é ilegal. Trata-se de uma das vantagens dos que já estão no poder – e que foi usufruída, claro, pelos antecessores de Schirmer.

De outra parte, alguns cuidados precisam ser tomados. Até para evitar acusações de pré-campanha e com dinheiro público. O que é crime eleitoral passível de punições que não necessariamente são brandas. O editor encontrou um exemplo claro desse cuidado. Até ano passado, qualquer convite para atividades em que a prefeitura participava, vinha com a expressão “o prefeito Cezar Schirmer convida”. E agora? Simples, não é mais o prefeito, mas “a Prefeitura convida”.

E aí, o que é ou não campanha eleitoral? O que é exercício pleno do poder para o qual o prefeito foi investido há quatro anos, pela população? Nem sempre a diferença é clara. Há uma zona de sombra nessas relações. Mas, que diabo, faz parte da democracia. Com ela temos que conviver, aceitar e discernir. Simples assim.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. @Lucio Meu caro ele não faz mais que obrigação dele pois ele é o prefeito da cidade,e que eu saiba ,as lideranças comunitárias que ele ,prefeito atendem ,não são lideres de outra cidade ,e sim de santa maria então não vem com esta conversa pra boi dormi.
    que ele recebe liderança de outro partido,até porque muitos destes lideres estão prestando um serviço a ele não remunerado,que é levar as demandas a ele fazendo aquilo,que muitos,ccs bem remunerados não fazem que só sabem fazer é passear dentro do centro administrativo fazendo de conta que fazem.

  2. Caro claudemir, tenho a certeza que o Prefeito Schirmer não faz “filtro” mas sim um planejamento e organização no atendimento aos lideres comunitários, alem disso o prefeito recebe todos os lideres independente de serem adiversários ou não, prova disto é que na quarta feira comunitária do dia 21/03/2012 foi recebido pelo prefeito o presidente da Vila Bela União que é filiado a um partido de oposição ao governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo