Eleições 2012JornalismoPartidosPolítica

ELEIÇÕES 2012. Partidos questionam no TSE sobre inegibilidade de candidatos com contas de campanha rejeitadas

A iniciativa formal é do PT, através do deputado federal mineiro Reginaldo Lopes. Mas o apoio chega também de outros 17 partidos, dos grandes aos nem tanto e também os pequenos. Todos querem mais detalhes acerca de decisão tomada semana passada pelo Tribunal Superior Eleitoral e que torna inelegível um grupo bastante expressivo de candidatos que tiveram contas de campanha rejeitadas.

Na verdade, na verdade, o objetivo é fazer com que a medida seja revista e passe a valer a partir de agora. No entanto, algumas perguntas são bastante pertinentes, pois que sobraram dúvidas acerca da decisão do TSE. Uma delas, para exemplificar, é sobre o alcance temporal da resolução: vale apenas para as de 2010 ou cobrem, de fato, as anteriores. Pooois é. Para saber mais sobre a pretensão dos partidos, acompanhe material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é assinada pela jornalista Débora Zampier. A seguir:

Regra que barra candidato com contas rejeitadas é questionada no TSE

A falta de clareza da decisão que proibiu políticos com contas rejeitadas de disputar as eleições de 2012 levou o assunto novamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou consulta ao TSE em que questiona aspectos práticos da decisão, como o limite temporal para que a rejeição de contas interfira no registro deste ano.
No início do mês, o TSE decidiu, por 4 votos a 3, que políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições deste ano. Os ministros endureceram a regra aplicada até então, que exigia apenas a prestação de contas para o candidato ser considerado quite com a Justiça Eleitoral.

Durante o julgamento, a corregedora do TSE, ministra Nancy Andrighi, destacou a existência de uma lista com 21 mil políticos que tiveram contas desaprovadas em eleições anteriores. No entanto, o TSE não deixou claro se um candidato com contas rejeitadas em 2006, por exemplo, deveria ter a a candidatura negada, ou se apenas os que tiveram contas rejeitadas em 2010 ficariam inelegíveis. O tribunal deixou para analisar caso a caso…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo