* Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta terça, o projeto que altera o efetivo da Brigada Militar.
* Assim, 682 cargos de bombeiro foram criados, além de outros, para policiamento ostensivo. O que, no entender do líder do governo, Valdeci Oliveira, é a reparação de uma injustiça para com o Corpo de Bombeiros.
* Com a aprovação, informa o parlamentar petista, o Estado “aumentará a capacidade de promoção de 1°, 2° e 3°s sargentos”.
* “Antes, a proporção era de cada sete promoções, na área de segurança pública, uma apenas para os bombeiros. Agora, a cada cinco, uma será para a corporação”, ressalta o deputado.
* Para o líder do governo, agora “existe uma política de amplo resgate das distorções, com uma ação de melhoria das promoções, que também significa ganho salarial, reconhecimento e respeito aos PMs e especialmente aos bombeiros”.
* O outro parlamentar santa-mariense na Assembleia, Jorge Pozzobom (PSDB), também teve uma ativa terça-feira, pode-se depreender do material enviado por sua assessoria.
* Para começar, a propósito de audiência pública realizada no Legislativo, criticou a “intenção do governo do Estado de extinguir a Superintendência de Educação Profissional”.
* A “Suepro”, segundo a ideia do Palácio Piratini, seria substituída por uma coordenação específica, ligada ao gabinete do Secretário de Educação.
* Outra atividade do líder tucano foi reunião com o Chefe de Polícia, Delegado Ranolfo Vieira Júnior. A ele, Pozzobom manifestou disposição de auxiliar nas negociações entre governo e policiais civis.
* Mais tarde, o papo foi com dirigentes do sindicato dos policiais, dos quais ouviu a “inconformidade da categoria com as propostas salariais formalizadas até o momento,
* Aos sindicalistas, o deputado garantiu a intenção de buscar a mediação junto ao Governo, visando “auxiliar no avanço da proposta, até chegar a um acordo digno para os agentes”.
* A partir de abril, a ONG Junior Achievement do RS e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) se inserem no Programa Municipal de Formação Ambiental.
* Com a responsabilidade da secretaria de Educação, o programa ainda não contemplava jovens do ensino fundamental.
* A parceria com da Júnior e da Cacism com o projeto “Nosso Planeta, Nossa Casa”, proporcionará atividades de educação sustentável para alunos de 3° a 5° anos.
* Serão beneficiados 4,6 mil estudantes das escolas municipais e também a capacitação de 209 professores. Esta última atividade ocorrerá entre 16 e 20 de abril.
* Já no segundo semestre, em 28 de setembro, durante a 3ª Jornada Municipal de Educação Ambiental, os trabalhos desenvolvidos no programa serão apresentados à comunidade.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
@Sergio Zago
Tudo nesse governo do PT depende de vontade política.
Antes da eleição, eles sempre tem, para qualquer coisa.
Depois, bate um “banzo” e a vontade passa rapidinho…
O Dep. Valdeci, tem é que nôs ajudar para separar os Bombeiros da Brigada, pois ja esta provado que onde separou melhorou em 100%, gostaria de um motivo convincente da não separação, só aqui que tem ploblema se separar em todos os outro não teve.