Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
PartidosPolítica

OPINIÃO. O DEM, que já teve um grande passado, caminha para não ter futuro algum

Não me conformo, como observador político, com a troca de nome patrocinada pelos atuais dirigentes do Democratas. E cada dia mais me convenço que, como escrevi aqui mesmo várias vezes, a pretexto de se renovar, os autores da idéia estapafúrdia de aposentar a denominação Partido da Frente Liberal (PFL), querendo se desfazer de um suposto conservadorismo linguístico, mas mantendo a postura ideológica, foi um verdadeiro tiroteio no pé.

O fato é que, desde então, goste-se ou não da tese (e não passa disso, reconheço), o DEM só se desmilingue. Em todos os níveis. É, no mááááximo, o apêndice à direita do já conservador PSDB. E, pior, já há quem entenda que o partido corre o sério risco de, simplesmente, desaparecer.

Escrevo bobagem? Bem, pode ser. De todo modo, estou muitíssimo bem acompanhado. Dê uma conferida, por exemplo, no que escreve o bem-conceituado Paulo Moreira Leite, articulista da revista Época. E, depois, tire tua própria conclusão. Acompanhe:

O não-futuro do DEM

O mundo político brasileiro passou os últimos dias procurando adivinhar qual o futuro do DEM no pós- Arruda.

Conversei com um dos três políticos da sigla que sempre são lembrados nessas horas. Ele tem liderança na legenda e é reconhecido por aliados e adversários. É impossível falar sobre o mundo pós-Arruda sem saber o que ele pensa.

Sua opinião é que nada vai mudar. Antes do escândalo, o DEM seguia seu curso histórico rumo à extinção como legenda independente, que perde prefeitos, senadores e deputados a cada nova eleição. Na prática, o partido estava sendo preparado para  ser absorvida pelo PSDB, num processo discreto, contínuo, com muita anestesia. Depois do escândalo, o DEM segue este curso – a única diferença é que a extinção pode ser mais rápida, pois o partido perdeu sua única referência nacional.

Será?”

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados e/ou comentados pelo jornalista Paulo Moreira Leite, da revista Época.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo