Eleições 2012PolíticaPrefeitura

NOVO SECRETARIADO. Sabe o que já está decidido? Que nada ainda está decidido

Para não dizer que nada está definido, acerca das inevitáveis mudanças a ser produzidas pelo prefeito Cezar Schirmer, até 6 de abril (quando começa o prazo de desincompatibilização dos que pretendem concorrer em outubro), há pelo menos três fatos: um conclusivo, dois pendentes de um acerto.

Já se sabe, e está no sítio da prefeitura, que o presidente do Escritório da Cidade, em substituição ao antigo titular, Júlio Rasquin, é Júlio Silva Neto. Também é conhecido (ao menos dos leitores deste sítio) que o médico Renor Beltrami foi convidado para assumir a secretaria de Saúde, no lugar de José Farret. Ele ainda tergiversa. E, por fim, como o editor apurou nesta segunda-feira, Tubias Calil não teria definido, ainda, se concorre em outubro. Em caso positivo, sai. Do contrário, segue até o final do mandato da dupla Schirmer/Farret. Sua saída, porém, não significaria necessariamente a assunção do adjunto, Alexandre Brasil. Há quem defenda ser Ony Lacerda (um coringa lotado oficialmente na secretaria de Desenvolvimento Econômico, como superintendente) o nome adequado.

Agora, as indefinições em estado bruto, que não são tão poucas nem insignificantes.

1) É dada como certa a saída de Erony Paniz Júnior (PP), para concorrer, inclusive por pressão de seu partido. O substituto natural seria o tucano Luiz Fernando Nunes, superintendente. Mas, de um lado, ele pode concorrer à vereança, e de outro tem a posição do PSDB, que pode deixar ou não o governo.

2) Marta Zanella, do PMDB, atual suplente de vereador, sai da secretaria de Assistência Social. O nome mais provável, para o restante do governo, é o do superintendente Odilo Ravanello, nome histórico do PP – se também não concorrer à vereança.

3) Marcelo Bisogno, do PDT, sai do governo. Apesar da (pelo menos midiática) pretensão pedetista de vê-lo vice de Schirmer, será mesmo candidato a vereador. O nome natural para sucedê-lo é seu adjunto, também do PDT, Miguel Passini.

4) Cezar Gehm, suplente de vereador, pretende virar titular e sai da secretaria de Desenvolvimento Econômico. São três os superintendentes da pasta, e que se colocam como possíveis substitutos: Dirceu Severo Vieira Filho, Luiz Flores e o coringa Ony Lacerda.

5) Sérgio Cechin, do PP e titular da secretaria de Habitação, também sai, para buscar o quinto mandato de vereador. Se você quiser saber quem trabalha com ele na pasta, não será no sítio da Prefeitura que terá a resposta. Na página da secretaria, no ícone “EQUIPE”, Cechin é o único nome disponível. Soube o editor que um dos cotados para sucedê-lo seria Duda Barin, do PDT. Que, porém, também deve concorrer à Câmara. Logo…

RESUMO DA ÓPERA: saber quem sai é bem mais fácil do que supor ou afirmar quem assume. Dúvida do editor? Também. Mas, esteja certo, igualmente do próprio prefeito. Este tem suas próprias idéias. Que não necessariamente batem com a realidade político/administrativa. No entanto, em duas semanas, quem sabe três, ele terá que obrigatoriamente bater o martelo. É o prazo da lei. Ponto.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo