PREVISÃO OU CHUTE? Militante de alto coturno aponta três dobradinhas: Schirmer/Farret, Pozzobom/Bisogno e Fabiano/Helen
Na verdade, na verdade, na verdade ninguém sabe. Exceto a dobradinha Cezar Schirmer/José Farret, que é aposta absolutamente certa, todas as outras eventuais candidaturas a prefeito e vice estão em aberto. Pode-se, claro, imaginar possibilidades. E até dar explicações sobre elas. Mas estarão, muito provavelmente, no campo da imaginação ou, para ser mais condescendente, previsões. Alguém, porém, sempre poderá dizer que é chute. O que também é legítimo.
Agora, ao que interessa. Na noite de quinta-feira, este editor, com pelo menos duas testemunhas, ouviu a avaliação da conjuntura feita por um importante militante político. De algo coturno, mesmo. Pode ser uma previsão. Ele jura ser isso que acontecerá. É da oposição. O sítio prefere preservar a fonte, inclusive para protegê-la. Mas a expõe. Sem assinar embaixo, embora não descarte a viabilidade.
Para este protagonista da política local, além da candidatura da esquerda-esquerda, ainda desconhecida, haverá três chapas competitivas em outubro. E o que se anuncia agora, em termos de apoio de partidos está longe de configurar-se em realidade nas convenções de junho. Seriam as seguintes, conforme este militante:
1) PMDB/PP, com a manutenção da dobradinha vitoriosa em 2008: Cezar Schirmer/José Farret. Terá o apoio de várias siglas menores, como o PR, que esteve com Paulo Pimenta há quatro anos. Apesar do esforço, o PDT não fechará, ao final, com os governistas de hoje.
2) PSDB/PDT, com a candidatura confirmada do deputado estadual Jorge Pozzobom. O vice seria Marcelo Bisogno, do PDT, com o apoio da direção estadual da sigla do falecido Leonel Brizola. Nesse formato, e até para garantir uma boa aliança também na proporcional, teria o apoio do DEM e do PPS.
3) PT EM chapa pura, com o secretário Fabiano Pereira na cabeça e a vereadora Helen Cabral de vice, com o apoio de todos os principais líderes petistas e com a adesão, também, do PSB e do PTB (este, por imposição estadual, mais que por vontade local) e, talvez, do PC do B.
OBSERVAÇÃO CLAUDEMIRIANA: esse cenário, afinal se está falando em política, é possível. Mas não é a aposta do editor. No entanto, em no máximo três semanas se saber de sua viabilidade total ou não. Afinal, até 6 de outubro, para ficar no caso mais notótio, o secretário Fabiano Pereira teria que se desincompatibilizar. Se isso acontecer, obviamente, será candidato. Aí, bem, aí tudo pode acontecer. Ou não.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Éder acho que tu estás desinformado. A Yeda disse que não tinha como pagar pq quebraria o governo, Pozzobom entendeu. Já o Tarso, que assinou a Lei, se elegeu prometendo pagar o piso e agora diz nas entrelinhas, pq não tem PEITO pra dizer onde todos possam ouvir, que a Yeda tinha razão. Pozzobom só está pedindo que ele cumpra as promessas de campanha.@éder
com certeza schirmer vai querer candidato a vice com nivel superior!
Ai que dó….
Que dó de Sm, pois este Schirmer nada fez… pozzobom nada fez por SM nem no seu Governo com Yeda como secretário (lembra Jorge Pozzobom PSDB) e o piso do magistério nunca vi no Governo Yeda o Pozzobom defender o pagamento do piso agora quer berrar… e o PT está cada um da Tríade pensando em si próprio o troco espero que venha nas urnas com mínimos votos para tríade em 2014.
O papel aceita tudo, principalmente em uma época afeita a boatos os mais variados.
Tudo começa com a certeza que nada afetará a cabeça de chapa Schirmer/Farret, e que tudo que se fale na periferia desta certeza são factóides inconsistentes como uma bolha de sabão…
No mais, temos o PT e seu ocaso político, retrato do natural quadro de exaustão que começa a se avizinhar e que tanto assusta a PTzada que não migrou para as tetas dos governos federal, estadual e municipais periféricos como Caçapava do Sul, São Pedro do Sul e até mais distantes como a linha da BR 116 (Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, etc…).
Basta perguntar (principalmente para a juventude) e verificar que o PT já é visto como a “Geni” da vez, está “saindo de moda”, e começa a viver a histórica “descida de lomba” que no passado recente já tragou – por exemplo – PMDB e PSDB.
Seus próprios líderes – raposas políticas criadas – já sabem que este tipo de processo é natural e inexorável, e que a tendência – depois de chegar às calendas da glória – é a queda vertiginosa, tanto que Pimenta, Valdeci e até mesmo Fabiano investem em salvar seu futuro político atuando onde ainda podem usufruir do status partidário alcançado nos anos dourados do petismo.
Em relação aos outros, basta olhar o quadro local de maneira racional para ver que Marcelo Bisogno será candidato a vereador, e – se mantendo os 14 vereadores desejados pela população pagadora de impostos – terá que ralar muuuito para se eleger.
Quanto a Jorge Pozzobom, é figura que todos já conhecemos faz tempo… muito barulho, um apetite imenso por holofotes, mas – inteligente que é – sabedor que seu tamanho verdadeiro é muito menor que a sombra que imagina fazer.
Os demais partidos são meros coadjuvantes que – não fosse o tempo de TV – sequer mereceriam consideração.
A verdade dos fatos é esta… o mais é só exercício de retórica e ocupação inútil de tempo.
Que decepção ao ler os comentarios sobre a matéria do site. As pessoas que estão opinando, alem de erros e mais erros de portugues, quase imcompreensivel de ler, não estão preocupadas com um PROJETO para Santa Maria e sim só se referem a cargos, empregos e por aí a fora. Pelo meu entender, exercer um cargo político é por tempo limitado e não uma profissão.
Tanta histórias e poucas certezas
Com certeza o PDT, vai morrer abraçado com o PMDB, serião muito ingrato mamar e depois de dar mamite na tetar abandonar, e quanto ao outro afinal que voce quer que ganhe o atual teve todo o tempo do mundo não fez porque não quis, alias disse que agora vai comesar e tudo o que for comesado agora vai ser que nem o centro de eventos terminarão com o compo e a pista e esta la mais um elefante branco, para travestis e prostitutas fazerem programa.
Acho dificil Marcelo ser vice do Pozzobom, ele tem eleição garantida como vereador e com certeza não vai arriscar.Que para Sta Maria Pozzobom é uma alternativa real de ser prefeito isto é fato, dizem os contrários o que quiser dizer.Se não fosse assim pq os que querem garantir seu salariozinho estão cercando o pessoal do PSDB?
Nesta configuração GANHA o Fabiano….de cola erguida! Vai acontecer a mesma coisa que já aconteceu em Sta MAria…eles se dividem e o PT papa.
Prezados, o período em que vivemos pré-eleitoral abre espaço para as mais variadas divagações a respeito da eleição que se avizinha, posso garantir para vocês como dirigente partidário do PDT (licenciado), mas atuando junto aos companheiros que o PDT estrá com Cezar SWchirmer, na vice ou não, nesta eleição.
Renovação na prefeitura Pozzobon e Marcelo.
Concordo com as cadidaturas menos o Marcelo de vice do Pozzobom, pelosiples mutivo ele não vai deixar de se eleger vereador para ariscar ficar desempregado, o Pozzobon deveria pegar o Dr Werner de vice e estaria eleito total o Dr. Werner, não tem comprometimento com ninguem, estou dando a barbada, espero que em 2013 arrume uma boquinha para o boca grande, se me descobrirem, até a vitoria thau.
Quase gol!na trave!
Só esqueceu de coloca junto ao PSDB do Deputado Pozzobom,PDT do Marcelinho Bisogno,,PSD do Vereador Marion Mor tari,PPS coronel Professor Marco-aurelio,e o Dem incondicionado pela executiva estadual.
humm. o editor esta fazendo um papel importante e derepente decisivo para as eleicoes.. pois a opiniao dos internautas podera dizer, nao a plena realidade, mas o que seria ou nao interessante, sendo assim, saberao eles “pre-candidados” o que se apoia ou nao, na visao do eleitor!!!