RODOVIÁRIAS. Pozzobom apoia lobby das concessionárias, que contestam editais do governo estadual
O editor não faz juízo de mérito. Não sabe, em princípio, quem tem razão. Mas também não pode ficar cego. É evidente a formação de um lobby das concessionárias das estações rodoviárias – que se mostram descontentes com a forma como o governo do Estado está promovendo os editais para novas concessões. Mais de 50 já foram providenciados, aliás.
Também fica claro que o tucano Jorge Pozzobom apoia o lobby. O que, diga-se, é legítimo. Nesta quinta-feira, por exemplo, o parlamentar se colocou ostensivamente ao lado do pensamento das concessionárias, na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa. Isso você pode conferir através de material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa de Pozzobom. A seguir:
“Rodoviárias: Pozzobom critica processo de licitação promovido pelo Governo do RS
O líder do PSDB na AL, deputado Jorge Pozzobom, participou na manhã desta quinta-feira (15) da Audiência Pública da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da AL que discutiu as concessões de estações rodoviárias vigentes no RS e os procedimentos que estão sendo adotados pelo governo do Estado nos novos processos licitatórios. Além dos deputados estaduais, participaram da reunião o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Saul Sastre; o presidente do Sindicato de Agências e Estações Rodoviárias no Estado do Rio Grande do Sul (Saerrgs), Glauber Gobbato; o conselheiro vice-presidente da Agergs, Luciano Schumacher Santa Maria; promotor assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Cesar Faccioli; o adjunto de procurador do Ministério Público de Contas, Ângelo Borghetti; vereadores e proprietários de rodoviárias de diversas cidades do RS.
O parlamentar criticou a maneira como o Governo do Estado está conduzindo o processo de licitações de rodoviárias, sobretudo pela falta de diálogo com a categoria. “Sou favorável que haja licitação, porque é um instrumento legal. Mas o Governo do Estado levou o processo adiante sem ouvir ninguém. As rodoviárias cumprem um papel social. Não pode ser tratadas como ‘botequins’. Dizer que rodoviária é só pra vender passagem para ganhar comissão é menosprezar o trabalho desses homens e mulheres”, afirmou.
O líder do PSDB na AL alertou sobre dúvidas quanto a legalidade do procedimento licitatório, com inclusão no edital de regras de transição e de cálculo das indenizações conforme a lei. “Da maneira como foi colocado, o Estado poderá sofrer inúmeras ações de cobranças de indenização para cobrir o passivos dos atuais concessionários, gerando prejuízo aos cofres públicos”, afirma.”
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Como diz o nobre Editor, também não quero entrar no mérito da discussão, mas que algum coisa tem que ser feita, Ah isso tem. Se não vejamos, passando por PoA, a poucos dias, e em muitas outras viagens ao longo dos anos, chega dar nojo entrar num Banheiro Público da Rodoviária da Capital. Ou vc paga, ou haverá de entrar numa pocilga. O mínino que o Estado tem que fazer é exigir uma higênização exemplar nos banheiros. Claro que pode acontecer sem ser cobrado nada. A Rodoviária de Santa Maria, disponibiliza banheiros gratuitos, e muito bem limpo para os usuária da mesma. Parabenizo a Administração da nossa Rodoviária. Minha esposa assistiu uma cena vexatória, e triste. Uma senhora grávida precisou ir ao banheiro na rodoviária, e não havia os R$2,00 cobrado, se não fosse a solidariedade da minha esposa a senhora haveria de entrar no meio da imundice.
Em nosso país, tudo que mexe com transportes é uma bomba-relógio em potencial.
Dilma até hoje se incomoda com o Ministério dos Transportes, reduto recheado de escândalos pelo qual um tal “Partido da República” (PR) ainda hoje esperneia a perda.
No Rio Grande do Sul, quem tem memória lembra da intervenção de Olívio nos ônibus de Porto Alegre e a indenização milionária que a atitude gerou.
Podemos lembrar também a luta do sempre presente Beto Albuquerque para manter na Superintendência da Polícia Rodoviária seu protegido Vanderlei Langer, processado por improbidade administrativa por uso indevido de veículos públicos e favorecimentos no julgamento de multas.
Esta pressa do governo Tarso em licitar as concessões das estações rodoviárias, junto com as enrolações na questão dos pedágios (onde não resolvem nada e correm soltas as “consultorias”) é, no mínimo, muito estranha.
Pelo andar da carruagem, Tarso e Beto Albuquerque estão querendo repetir a insanidade de Olívio Dutra, e o passivo milionário que será criado vai sair do já “esgualepado” bolso do contribuinte gaúcho…