A VAGA. Quem será o vice de Helen? Hoje, são três as possibilidades em debate
Antes de mais nada, o PT, que já definiu a vereadora Helen Cabral como sua candidata à prefeitura, tenta ampliar o leque de partidos coligados. Os alvos imediatos, com os quais já houve conversa, são PSB e PC do B – sem desconsiderar outras possibilidades que, porém, são mais remotas.
Assim que, segundo fontes do sítio, ouvidas nesta terça-feira, se estreitam também as possibilidades de um extra-petista para a composição majoritária. No entanto, há um nome cogitado, na eventualidade de o PSB aderir à candidatura Helen. Seria o do ex-vice-reitor da UFSM e também ex-candidato a vice, o professor Ricardo Rossatto, um dos fundadores da sigla socialista na cidade.
No entanto, isso fica mais no caminho da especulação do que na estrada da viabilidade. Essa, ao que tudo está a indicar (e haveria a intenção de fechar questão já por esses dias), aponta para uma chapa “pura”. Nesse caso, o vice seria também do PT.
Conforme o editor apurou, a preferência da corrente “PT Amplo”, a mesma de Helen e que tem como nome principal o deputado federal Paulo Pimenta, recairia sobre o atual presidente do PT em Santa Maria, Valdir Oliveira. Que, pelo menos até a tarde passada, refutava a ideia. Mas havia esperança de que voltasse atrás. A conferir!
A corrente de Valdir, a “Unidade na Luta Democrática’, que conta com o deputado estadual Valdeci Oliveira, entende que o vice, se for do PT, poderia ser o advogado Juliano Piccoloto. Mas cogitaria Valdir, desde que “em nome da unidade partidária”. Não se sabe se há exatamente resistência ao nome do ex-secretário de Mobilidade Urbana no segundo mandato de Valdeci, oriundo, com seu grupo, do PDT.
Quem vai ser? Se o editor fosse apostador, cravaria no nome de Valdir Oliveira, que poderia ser convencido a aceitar, se houvesse apoio unânime. Mas, atenção, o editor não aposta. Exceto na Megasena.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
o PT é o partido de SM que tem mais agremiados e são eles, ou seja, nós, que, em PLENÁRIA decidimos o rumo do partido; uma pequena lembrança, quando SM votou toda no VALDECI e PIMENTA para deputado na última eleição, o fizeram para que SM continuasse a ter voz e vez no governo estadual; PIMENTA cumpre o que falou na eleição e está trazendo a BOCA DO MONTE mais de um milhão de reais neste ano e VALDECI é líder do governo estadual na ASSEMBLÉLIA LEGISLATIVA, tamanho é o nome e respeito que os demais gaúchos têm por este amigo que foi prefeito por duas vezes em SM.
Não devem ser muito facil abrir mão de um cabedal de votos pela unidade de um partido, ai eu choro hauhau.
@sandra
Parabéns Sandra pelas colocações ,eu não sou e nunca fui cc.mais acho que muitos comentarios aqui postados ,são de pessoas recalcadas que não são diguinas de confiança de ninguem ,e por esse motivo não tem possibilidade de estár em espaços que só pode estár quem realmente é de confiança .a inveja é uma doença incuravel .obs .tenho 81 anos e não sou e nunca fui filiada a nem um partido mais tenho muito respeito pela democracia, pois ja vivi em tempos que não poderiamos estár debatendo desta forma neste espaço .obrigado .
Se o vice do PT, fosse tão popular assim como estão dizendo era o vereador mais votado da legenda, quando não se tem cão se caça com o gato ahahahah.
Criticar por criticar é um grande erro. CCs tem em todos os partidos e é aceito como natural em todas as esferas pública, portanto pq criticar. A critica, a mim me parece, são daqueles que jamais pegam numa bandeira, no máximo vão votar, ou são inconfiáveis a pto de não serem aproveitados, ou então aparecem em uma campanha apenas para se beneficiar e os políticos que não são burros cheiram de longe essa manobra, por isso nada demais que os CCs trabalhem e trabalhem muito para continuar nos cargos, afinal quem já não pleiteou um carguinho ou não tem amigos que assim o fizeram? Parem de criticar e vamos arregaçar as mangas. O Vice do PT cabe o PT discutir, somente a eles e PONTO.
Hahaha.
A piada até que foi inteligente.
Sou estudante de Geografia na UFSM. Participei de todos os atos contra o aumento da passagem do transporte público e de algumas plenárias para escolha do candidato a prefeito do PT em SM. Os únicos militantes petistas que estavam ao nosso lado na luta e dialogando com o povo nas periferias foram a vereadora Helen e o Cristiano. Se essa não for a chapa do Partido dos Trabalhadores, é dever de todo petista santa mariense tomar o partido dos figurões e exigir que ele volte a ser democrático e popular.
COPETTI, bem menos o que? Pq não é histórico?
@Diego Adolfo Pitirini
@Ananda
Nem tanto Ananda e “Militante Historico do PT de Santa maria” menos Diego,BEMMMMMMM menos.
E mais … considerando a atual situação das candidaturas a prefeitura de Santa Maria, bem se vê que uma chapa petista intimida mais nossos opositores. Vencemos duas vezes desta forma! Sinto que quando nos referimos a uma aliança forte com a periferia da cidade, através do nome do nosso vice, até então Cristiano Schumacher, existe um temor ainda maior. Isso porque todos sabem o que o nosso prefeito atual representou para as vilas e bairros mais pobres do município.Uma chapa petista pura nos dá muito mais condições de enfrentamento.
Ao Boca Grande e Rafael Bol quem seria CC aqui???? Eu quero mesmo saber??? É importante vcs sabarem que a militância política, interesse político, compromisso partidário não se resume a cargos de confiança. Não tendo nada a comentar utilizar desses argumentos não é oportuno, até mesmo porque mesmo ao ocupar um cargo de confinça na gestão pública qualquer indivíduo tem o total direito e dever de discutir as informções públicadas pelos meios de comunicação.
Chapa puro-sangue?
Não estaria mais para chapa pangaré?
rs…
a unica candidatura do PT apresentada a VICE ao diretório Municipal, foi a candidatura do companheiro Cristiano Schumacher, militante histórico do PT de SM e do MNLM. Acho que suas fontes Claudemir estão meio confusas. O Cristiano tem apoio de muitos militantes do PT para assumir esta tarefa.
O Unico candidato a vice que se apresentou ao PT até agora foi o militante do MNLM, e histórico militante do PT em Santa Maria Cristiano Schumacher. Que hoje ja tem apoio de vários militantes do partido no municipio. Acho que o companheiro Jornalista, precisaria rever suas fontes
Além de o Cristiano ser a única candidatura à vice, inscrita no partido, tenho certeza que é a melhor opção para o PT e para a cidade de Santa Maria, ao lado de Helen Cabral. O Cristiano é um militante muito importante do Partido dos Trabalhadores, comprometido verdadeiramente com a classe trabalhadora. Não é a toa que o Cristiano é o nome com maior inserção na periferia de Santa Maria e é essa periferia descontente com a administração negligente do Schirmer que vai decidir essa eleição.
Milene Barazzutti
Servidora Pública – UFSM
O nome do tópico deveria ser:
Reunião virtual do PT e seus CC’s, empregados ou com pretensões, acontece aqui. Deixe seu comentário.
Creio que a indagação deveria ser se o PT conseguirá alguem de outro partido, de peso, para ser vice ou, se por falta de opção, colocará um petista.
Acho um grande erro querer levantar a questão de ser Schirmer, o elitista x Helen, a defensora dos pobres.
Pior ainda, é querer se basear nisso para escolher o vice.
Os CCs, estão aparecendo, pergunte ao pastor e o Dr. Ovidio, onde estão mamando nas tetas do passo, e o PT, com o Gov. Fed. e EST. não tem um candidato a vice, e querem militancia peguem os CCs, que estão mamando nas tetas dos governos, para fazer campanha porque o resto vazou com os partidos que citei acima.
Essa possibilidade de uma candidatura a vice de outro partido não dialoga com a militância petista, não representa o que foi discutido nas 13 plenárias que fizemos por toda a cidade. Esses nomes que são cogitados não tem legitimidade nenhuma perante a militância de serem apresentados, com certeza seria uma decisão tomada por poucos, e representaria novamente a não unidade do partido. Espero que essa lógica de decidir as coisas em gabinetes não se repita mais em Santa Maria. Com a retirada do nome do Cristiano a prefeito em apoio a vereadora Helen, defendemos que seja o Cristiano Schumacher nosso candidato a vice-prefeito, só assim teremos maior capacidade de diálogo com a classe trabalhadora e os movimentos sociais da cidade, e uma maior possibilidade de derrotarmos Schirmer nas urnas, com a força do povo, com o espírito que foi fundado o Partido dos Trabalhadores.
Até o momento, apenas uma proposta foi apresentada ao diretório municipal, que é a do Cristiano Schumacher. O leitor aqui aposta que esta será a dobradinha petista: Helen/Schumacher. Até mesmo porque estes são os dois nomes que fizeram oposição real ao projeto de Cesar Schirmer e também porque Schumacher é o nome com maior inserção nas comunidades de Santa Maria como as pesquisas já revelaram.
Primeiro gostaria de comementar que o PT está correndo atras devido a espera que o partido fez pelas três figuras públicas, com acumulo de votos, que não última hora resolveram não concorrer.Após isso foram apresentados ao partidos excelentes nomes fora estes três referidos, que foram a vereador Helen Cabral, o militante Cristiano Schumacher e o apresentador Valdir Oliveira, que após retirou seu nome, porque se mantesse o nome teria que sair da presidência do partido.Ficando o nome do Cristiano e da Helen, em um gesto de grandeza Cristiano Schumacher retirou seu nome, mas manteve a disponibilidade de ser candidato a vice-prefeito, o que não teria objeção do PT Amplo e Democrático.O nome de Técnico Agrícola Cristiano Schumacher está colocado desde do encontro municipal como pré-candidato a vice-prefeito e tem o apoio além de sua corrente Articulação de Esquerda, também tem o apoio da DS – Democracia Socialista e espero que se não for um nome de outro partido, Cristiano Schumacher seja ungido como candidato a Vice-Prefeito qualificando em muito a chapa petista.E que as palavras sejam cumpridas.CRISTIANO é a esperança do resgate histórico do socialismo e da luta do patrido.
Olá, primeiro – em relação a chapa “pura” do PT para à prefeitura de Santa Maria é fundamental lembrarmos que nas duas vezes que o atual Dep. Valdeci Oliveira elegeu-se tinhamos uma candidatura somente de petistas (prefeito e vice), o que mostra a força desse partido e o grau de diálogo do mesmo com os santamarienses. Assim sendo, não há nenhum estigma nisso. Além do mais, aqui vai uma crítica aos nossos apoiadores, que pouco caminharam conosco (petistas)até o momento, enfrentando o Gov. elitista do Schirmer.
Mas, o mais relevante que eu desejo destacar aqui é que para nós petistas está claro que em caso de chapa “pura” (o que eu particulamente acho mais coerente no momento) nosso candidato nato será o militante do MNLM Cristiano Schumacher, o qual foi referendado pelas plenárias do partido na cidadade.Qualquer decisão fora essa, dentro desse cenário, será autoritarimo dos gabinetes.A chapa Helen e Cristiano Schumacher representará a retomada da aliança do PT com a classe trabalho e com os movimentos sociais da cidade, representa a renovação da política no município.
Acredito que o vice da Helen deveria ser Cristiano Schumacher. A qualificada candidatura de Helen Cabral, que muito bem soube representar no legislativo os vários as críticas aos equívocos do governo Schirmer pode ser complementado com a voz discordante das ruas, com Cristiano na vice. A cidade para todos, a construção em Santa Maria do projeto que dá certo no Brasil e no RS e a construção de uma Santa Maria da participação popular é Helen e Cristiano.
Igor De Bearzi – Ex-diretor da UNE.
Não sei qual é a fonte, mas est[á sendo tão “parcial” que não consegue se aproximar muito da verdade. Por enquanto, há apenas uma candidatura inscrita no partido, a de Cristiano Schumacher, militante que abriu mão da candidatura a prefeito em prol da unidade partidária mas segue defendendo que o PT retome um processo de ofensiva política com a classe trabalhadora em Santa Maria.