ColunaEsporte

ALÉM DAS 4 LINHAS. Uma leitura crítica de nove propostas de mudanças na gestão do futebol da terra de Neymar e Pelé

“…Primeiro foi Raí, que “herdando” – da sua maneira – a criticidade do irmão Sócrates, propôs que ex-jogadores de futebol se unissem para pressionar por mudanças reais na CBF. A primeira proposta é exigir que José Maria Marín proíba a reeleição no cargo de presidente da entidade para, no mínimo, gerar um rodízio em termos de nomes.

No mínimo porque não necessariamente há pluralidade no campo de atuação política e para o esporte. Como já muito colocado, temos 27 federações estaduais e, provavelmente, uma ou outra se “salve”, muitas acostumadas a ficar a mercê da CBF e de seu principal líder. Algo parecido se reflete em alguns grandes clubes do país, eleição após eleição, onde até as alternativas podem se render aos velhos políticos do futebolês.

O nome que Raí queria ver já na entidade é do seu companheiro da época de São Paulo, de Seleção e do Projeto Gol de Letra: Leonardo. Atualmente dirigente do novo rico Paris Saint-Germain, teria a experiência adequada para gerenciar a CBF do jeito que se devia – ao menos na opinião de Raí.

Mas quem se apresentou como candidato foi o capitão da Seleção de 1970, Carlos Alberto Torres, de 67 anos. Torres pediu o apoio de, pelo menos, oito federações e cinco clubes, que se faz necessário para uma possível candidatura. Além de garantir apoiadores internacionais, o lema já até parece criado: “querem estar do lado sério? Vem comigo”.

Não são nomes isolados que “salvarão” o dia, portanto, mais do que se apresentar enquanto alternativa, precisa-se mostrar que se segue por um…”

Esse é apenas um trecho (clique AQUI para ler a íntegra) da coluna “Além das 4 linhas”, desta semana. A autoria do texto é de Anderson Santos (que edita o material) e Dijair Brilhantes. Eles fazem reflexões sobre a mídia, entre outros temas.  Neste caso, o enfoque é o esporte e o que isso significa para os brasileiros. A coluna foi postada agora há pouquinho, na seção “Artigos”. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo