AUTOESTIMA. Prefeitura produz reportagens sobre atração de investimentos à cidade. Parati Alimentos é o primeiro tema
Tem, na avaliação do editor, todo o jeito de, digamos, contra-ataque. Isto é: à desilusão óbvia com perda, para Camaquã, dos investimentos da montadora chinesa de caminhões, uma dose de otimismo. Que é expresso por série de reportagens da Coordenadoria de Comunicação Social, enfatizando “as principais conquistas do Município na atração de novos empreendimentos e à implantação e ampliação de indústrias locais”, nas palavras que introduzem o envio do primeiro texto.
Este, aliás, trata da Parati Alimentos e a luta da empresa para se instalar em Santa Maria. A assinatura da reportagem é de Fabrício Minussi, com foto de João Alves. Confira:
“Parati: da sala de espera da Prefeitura para a antiga área da Ceasa, no Distrito Industrial
Transformar Santa Maria numa cidade que possa criar alternativas de desenvolvimento capazes de gerar mais emprego e renda, com investimentos a transferência de tecnologias. Esse foi o desafio lançado pela atual Administração Municipal, que entende que a maior cidade da região Centro do Rio Grande do Sul (RS), tem todas as condições para liderar um processo de desenvolvimento regional, atraindo empreendimentos de diferentes setores..
Nesse contexto, a empresa Parati Alimentos surge como símbolo de como um cenário de estagnação do setor produtivo pode ser transformado com políticas públicas adequadas que credenciam a cidade a disputar qualquer grande empreendimento que queira se instalar no RS.
A empresa, que hoje está se instalando numa área de sete hectares no Distrito Industrial (DI) – antiga sede da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS) -, ancora uma lista de 19 novas indústrias com cartas consulta aprovadas pelo Comitê Santa Maria Empreende, sendo que quatro delas estão com licenças provisórias liberadas e já iniciaram a construção de suas estruturas no parque produtivo local.
Com todas as plantas funcionando a pleno vapor serão gerados quase três mil empregos diretos no DI, segundo estimativa dos próprios empreendedores. Todos esse investimentos deverão estar concluídos, segundo cronograma acordado junto à Prefeitura, dentro do prazo de dois anos.
“São R$ 25,9 milhões de investimentos por parte destas indústrias que já estão acontecendo. Só a Parati responde por cerca de R$ 10 milhões do montante global que está sendo aplicado no DI”, disse o ex-secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Gehm, que…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
A PRIMEIRA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DO BRASIL!!Tá e daí!! O Brasil cresceu, os anos passaram, em cada esquina do Brasil têm uma Federal!!
Quando Santa Maria vai parar de só pensar na UFSM. Foi!! Já era!! Posso listar mais uma 20 federais aqui!!
Santa Maria é uma Piada !!!
Piada perto dos outros municípios mais desenvolvidos (Passo Fundo, Caxias, Pelotas, Rio Grande, CAMAQUÃ).
Enquanto os outros municípios crescem, continuamos sendo a cidade dos quartéis e da Universidade.
Por isto meses atrás eu comentei que o Schirmer e secretários flanam, planam, por encima da cidade, pois não sentem os buracos, não notam o lixo se acumulando,… vivemn para receber comitivas, de alemães, bascos, chineses,… dentro em breve seremos a cidade mais receptiva do mundo… mas nada ficando por aqui.
Parabéns pela observação… Schirmer e secretários solavancaram nestes buracos e nada fazem… a culpa deve ser do DAER, DNIT, Grill…
Sabe qual o STATUS que predomina na listagem: PROJETO.
São 08 PROJETOS isto é BEEEEEM diferente de empresa que gera receita, nenhum imposto é gerado.
Quando tanta gente, como a PROJETADA, começar a trabalhar no DI, qual será o transporte? Ninguem sabe, nem se preocupa, pois é PROJETO.
FIca dificil ACREDITAR numa prefeitura que vice de projetos e os vende como realidade.
Seria correto e ético a prefeitura trabalhar com numeros reais, falando dos projetos como eles devem ser falados: POROJETOS.
Incluindo-os no rol de empresas captadas soa a mentira. É a minha opinião.
Projeto não é realidade, é apenas grana para alguns engenheiros, que neste sentido sim que geram emprego, um ou dois.
eu prestei a atençao no buraco no asfalto da foto aqui apresentada; não quero ver nem o resto; creio que foi isto que espantou a fábrica chinesa.
Deprimente!
Gosto de textos escritos com o fígado. Dão um sabor especial ao que cada um pensa, imagina e defende. Invoco a linha editorial do blog para reforçar: ninguém é imparcial. E duvide de quem é. Fica a lição e me retiro do blog. Quem sabe me reinvento, mas a missão foi cumprida. E bota cumprida nisso. Abraços a todos.
Vamos aguardar e no final fazer um balanço do que de fato existe e o que é só notícia para inglês ver.
A Parati é uma novela longa e não é um investimento que O Schirmer buscou,aconteceu de tudo com ela, prédio alugado por conta da prefeitura, boicote da Fepam no governo Rigotto… eu quero saber das promessas e daquelas que foram anunciadas oelo Schirmer e nunca vieram!
Esse papo de relatos é remendo para tapar a derrota do governo nesse negócio dos Chineses!
Schirmer falhou, iludiu, mentiu para o povo e agora ninguém leva ele à sério.
@emprendedor
Sr.emprendedor (que fica na moita e não dá nome) quero lhe informar que O Panifício Mallet a uns 6 anos já falava em ir para o D.I. (pergunte ao sr.Alcides proprietário e emprendedor de verdade) não foi o prefeito que trouxe e nem incentivos extraordinários deu ao Ao Sr.Alcides.Agora só falta dizer que o Schirmer também trouxe a Coca-Cola para o D>I- Tem mais, porque que o Prefeito não trouxe A montadora de onibus que vai instalada na ciade de Bagé, será que foi por falta de apoio dos deputados da região ou o Vice-Governador também foi pra Bagé. Na campanha de 2008 o Schirmer dizia a quatro cantos que faltava vontade política e que sabia como trazer indu´strias para Santa Maria-Balela prefeito,falar é facil cumprir é mais embaixo. Quanto ao pseudo emprendedor, se não for cargo de confiança do atual govêrno, peça uma boquinha para o Schirmer, pois o prefeito tem no emprendedor um grande defensor, contra os fatos n ão existe explicação.
Agora a culpa é dos outros.
@Antonio Menini
Talvez seja o esforço para adequar os números aos discursos, e aí, dá-se uma aumentadinha “emprendedora”.
@Garibaldi </
Garibaldi o emprendedor não lembra porque estava ocupado antes do gov Xirme ,trabalhando em um empreendimento em alguma Radio ou jornal da cidade .
Uai sô. Pelo visto o empreendedor refez os cálcuos e reescreveu notícia no site da Prefeitura. Jornalis…, ops, empreendedor também falha. Ô trem bão!
@Márcio Dutra
Contrataram uma junta de matemáticos a chegaram a conclusão que a sua conta está certa. É o que consta agora no site oficial.
Uai. As fábricas do prefeito só aparecem em notícia. Olho, olho, e não vejo nada. Que trem bão esse sô.
Sabem quem trancava o licenciamento ambiental do DI? Os governos ANTERIORES do RS, que eram do PMDB e do PSDB, respectivamente.
Sabem quem abriu a estrada do Perau? Adivinhem? Hein? Tchan-tchan-tchan!!!! Responde aí “empreendeDOR”.
Fui me atualizar e descobri, com tres ligações, que a usina de asfalto pode atingir os produtos da PARATI, quando e se ela se instalar… isto é problema de SAUDE e paree que tem outras empresas que podem complicar e ser complicadas.
Não é nada de meio ambiente e sim de saúde… fui me atualizar, sugiro que faças o mesmo.
Amigo, velhinho, o DI está licenciado ambientalmente. Responde a todas as exigências ambientais. Te atualiza. De novo tentando ludibriar a opinião pública.
Já que é para rasgar seda no homem, lasco a minha. Santiago tava de olho na ROmaria da Medianeira e o Schirmer foi lá e conquistou pra cá. Grandeee
Ninguém divulgou na época, mas quem na verdade é o responsável pela UFSM em Santa Maria não é o Marianinho nada. È o Schirmer que náquela época já estava na política. Que se faça justiça a este “empreendedor”
Me lembro bem que o governo anterior trouxe a Santa Fé Vagões com uma política forte de incentivos fiscais. O que fez o nosso caro prefeito Schirmer quando assumiu. Deixou a fábrica e os empregos acabarem. Nada fez. Uma lástima. E agora faz um carnaval para perdermos a Hyndai para São Leopoldo e esta chinesa para Camaqua. Quanta derrota ao mesmo tempo
Quem prometeu transformar Santa Maria em um oceano de fábricas e indústrias foi o Xirme não os prefeitos anteriores. Disse que era uma barbada. O Tio Jura aqui sabia que não era bem assim. Então, quem deve explicar onde estão elas, é o nosso fleumático alcaide
A Santa Fé Vagões veio para Santa Maria no governo anterior, gerou empregos e renda, com incentivos do município e o governo Schirmer deixou ir embora sem nada fazer. Ficou sentado na cadeira vendo os empregos sumirem da cidade.Para quem disse altivamente em campanha que iria trazer inúmeras grandes indústrias e mega fábricas para a cidade, fazer só ampliações de empresas e apoiar o empresariado local é quase nada. Quem mandou prometer.
Mais uma vez tentam distorcer os fatos levando metiras à opinião pública. A ampliação (e não implantação) da Panificadora Mallet no Distrito Industrial se deu por iniciativa do governo Schirmer. Só não aconteceu antes, pois não havia incentivos por parte da Prefeitura e o DI não estava licenciado ambientalmente. A Mallet está ampliando seus negócios e gerando empregos, sim, graças à melhor política de desenvolvimento entre municípios de médio e grande porte do RS, segundo o próprio sebrae. Agora, me diga o nome de uma indústria que em oito anos se instalou ao ampliou suas atividades no DI, gerando mais emprego e renda. Só uma em oito anos, hein…?
O Schirmer é o responsável pela produção de Coca-cola no Brasil… anotem.
Andei ouvindo, na boca do calçadão, que tem empresa com fumaça tóxica que poderia afetar a Parati… pergunto, esta fumaça não afeta as outras empresas? A cocacola… até os pães do Mallet…
Quem pode responder sobre isto?
Eu me preocupo com os trabalhadores e moradores…
Em Porto Alegre dizem que o Pozzobom trabalhou contra ativamente.
Blá-blá-blá-blá… O prestígio do prefeito não ultrapassa o pórtico da Base. Ponto.
Projeto virou fábrica agora no discurso oficial. Que desespero.
Ué? Eu como pão do Mallet faz anos. Foi o Schirme que trouxe agora este empreendimento? Tu vê…
Quem fez a notícia deve ter faltado as aulas de Matemática
A política de atração de investimentos do governo Schirmer só existe nas notícias da imprensa oficialesca do prefeito. Na prática, nada.
É assim que levantamos nossas cabeças, se há perda também temos que ver onde estão nossas vitórias, algo novo saiu de todo esse episódio, poderes públicos e privados mais unidos em busca de investimentos para nossa cidade. É claro, que tem o coro dos descontentes, sempre vai ter. Mas o trabalho de cada santamariense é apoiar, ajudar a fazer dessa cidade melhor para se viver. De resto, bueno, são restos mesmos…
Se a Prefeitura vai produzir matérias que trate com a mesma ênfase o aspecto técnico como faz com os aspectos políticos. Ao final da matéria é apresentada uma planilha com os novos investimentos no DI e a quantidade de empregos a serem gerados ( http://www.santamaria.rs.gov.br/docs/noticia/2012/04/D19-226.pdf ).
Pois bem, a planilha apresenta o número de 2954 empregos só que somando os empregos gerados por empresas chegamos ao número de 1181. Uma “pequena” diferença de 1773 empregos a menos. É isso ou fiz uma leitura errada das informações apresentadas?
A Parati enrola Santa Maria desde o governo Osvaldo Nascimento.