EconomiaNegóciosPolíticaPrefeitura

CHINESES. Empresários fecham com Schirmer, que diz: “não vamos baixar a cabeça”

Pacheco (ao lado do prefeito): situação deve “servir de estímulo para continuar lutando”

No dia seguinte ao anúncio dos chineses, que implantarão em Camaquã a montadora de caminhões, cujo investimento era disputado por Santa Maria, o prefeito Cezar Schirmer recebeu, em seu gabinete no Palacete da SUCV, uma representação de lideranças de entidades empresariais da comuna.

Liderados pelo presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, os empresários foram apoiar o prefeito e, conforme a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, “reforçar o compromisso com a política de desenvolvimento” traçada pelo governo da comuna.

Schirmer, por sua vez, procurou (na avaliação claudemiriana do texto) demonstrar otimismo em relação ao futuro, e ressaltar o que acredita já ter sido feito. Detalhes? Confira você mesmo trecho do material produzido pela CCS, com reportagem de Fabrício Minussi e foto de João Vilnei. Lá no final, você também poderá ouvir o que o prefeito declarou. A seguir:

Empresários e trabalhadores reforçam compromisso com a melhor política de desenvolvimento do RS

O prefeito Cezar Schirmer recebeu na manhã desta quarta-feira (18) uma comitiva formada por 17 presidentes de entidades empresariais e trabalhadores, que vieram prestar apoio ao chefe do Executivo e reforçar o compromisso com a política de desenvolvimento traçada pela atual Administração Municipal. O encontro aconteceu na sala reservada do Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges (antiga SUCV) e, na oportunidade, falando em nome de toda a comunidade empresarial santa-mariense, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, disse que o anúncio feito na terça-feira (17), pelo Governo do Estado, de que Camaquã foi escolhida para receber os investimentos de uma montadora chinesa de caminhões, deve servir de estímulo para que a prefeitura e a comunidade organizada continuem lutando para atrair novos negócios para a cidade.

“Estamos prestando o nosso apoio ao prefeito e à política de desenvolvimento traçada pela Administração Municipal, coisa que Santa Maria nunca teve. Ficamos durante anos assistindo os grandes investimentos chegando a outras cidades do Rio Grande do Sul  (RS). Nunca participamos do jogo. Agora, somos protagonistas desse processo.  A cidade está num seleto grupo de municípios em condições de disputar empresas e indústrias, coisa que nunca acontecia pela omissão da cidade”, disse Pacheco. O prefeito Schirmer agradeceu a manifestação das lideranças presentes ao encontro e disse que Santa Maria segue com a sua política de desenvolvimento, atraindo investimentos e incentivando a produção local.

“Não vamos baixar a cabeça. Não perdemos nada, pelo contrário. São 19 novas empresas e indústrias se instalando no Distrito Industrial (DI) e outros 18 empreendimentos locais sendo instalados e ampliados no nosso parque produtivo municipalizado e licenciado ambientalmente. Isso…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA OUVIR A MANIFESTAÇÃO DO PREFEITO, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

34 Comentários

  1. Perdemos para S.Leopoldo porque era prefeito do pt,para Camaquã por causa do Grill,estriam todos contra nós???….ora sejamos realistas o prefeito com total inesperiência achou barbada atrair indústrias,prometeu tanto na campanha que agora se aproximando as eleições, virão as cobranças daquele que prometeu ser o prefeito do emprego da atração de empresas e com certeza frustou a muitos da comuna,ou assume o erro da inoperância ou coloca a culpa em outro…Com os chineses talvez faltou mostrar o empreendedorismo do prefeito: a aquisição de seu palácio particular a SUCV…

  2. @Ricardo Jobim

    O Pacheco fez bem, esta crítica obriga o Tarso a direcionar o próximo grande investimento para Santa Maria. Embora o Tarso tenha sido o responsável por indicar Santa Maria aos Chineses, sem ele, os chineses nunca viriam a Santa Maria. Mas já vimos que Santa Maria só ganha se disputar com ela mesmo. Acho que nossos políticos e empresários locais precisam repensar a forma de apresentarem a cidade, seus potenciais, mostrar que aqui temos shoppings e escolhas de idiomas (já que os “entendidos” da Zero Hora comentaram sobre isto), muito mais fácil voar de Santa Maria a Porto Alegre do que irem de carro de camaquã a Porto Alegre, enfatizarem a nossa malha ferroviária.

  3. ouvi do vereador Verner, na última quinta-feira, falando na tribuna da Câmara, que a SANTA FÉ VAGÕES, só veio para SANTA MARIA, pt havia outra empresa parceira, instalada e bem estruturada em nossa cidade, a AGRIMEC. Quem sabe não repensemos nossa vocação de prestação de serviços e melhoremos o que está funcionando e quem sabe outras coisas não venham ser criadas. Um ex. é o CARREFOUR(parabéns a este mercado por dar muitos empregos) supermercado, que antes tínha que aturar o supermercado NACIONAL aqui no centro; agora, mesmo com este mercado novo, os dois mercados do centro estão sempre lotados.Quem sabe não é hora de melhorar a estrutura ou novos mercados, melhorando a atençao aos consumidores. Outra coisa que se poderia pensar é colocação de refrigeraçao no transporte coletivo, barateamento da alimentação em SANTA MARIA, novos hotéis(e por falar nestes, um dia ouvi de um viajante que vem vender em SANTA MARIA, mas vai dormir em SÃO PEDRO-RS, pois é melhor atendido e o preço da diária é atrativo, quem sabe, as forças vivas não poderiam visitar GRAMADO e descobrir como pode uma população inteira ter emprego e vive bem; vc vai em GRAMADO e não encontra ninguém na rua a não ser os turistas; nem polícia tem nas ruas de lá, pois ninguém tem tempo para ficar aprontando; pelo que vi, lá, a população é parceira de tudo que ocorre na cidade; o banheiro público daquela cidade é mais limpo que o banheiro de minha casa; aqui; aqui, as praças, na maioria, não tem banheiro, pois estes dias, um jornal flagrou estudantes urinando na rua(culpa de quem?); e por falar em estudantes, nossa cidade só existe, porque eles existem, mas muitos não entendem, ficando reclamando do barulho deles; pessoal, onde tem estudante, não tem como não ter barulho.

  4. E eu que acreditei.
    O Prefeito de comuna de camaquã e do mesmo partido (PMDB) do Prefeito schirmer,colocar a culpa nos outros é feio,poderiamos dizer que o vice-presidente não se empenhou pois é do mesmo partido,o Governador, a Presidente o vice Pres. não tem nada a ver com a viagem que estamos vivendo em Santa Maria,um certo dia olhei para o céu os Balões coloridos subiram,subiram e o pessoal do comando segue viajando, eu não vou mais acreditar nestas fantasias,boa viagem Prefeito Schirmer até outubro estarei lhe aguardando de volta.

  5. @joão carlos

    Prezado João Carlos:

    Obrigado pela manifestação, nem preciso dizer que tens liberdade democrática, o que sempre defenderei.
    Acho que não fui muito bem compreendido. Parece que estão acusando o Pacheco de ser partidário, quando ao mesmo tempo os MELHORES parceiros da CACISM tem sido o Valdeci e o Pimenta.
    Por isso que não entendo as críticas. Parece que buscam culpados por derrota, um novo Cerezo da copa de 82….
    Não deveria ser por aí… Até pra chorar deveríamos fazer juntos…
    Só não acusem o Pacheco de omissão, que é o pior pecado… Perdedor é aquele que não participa…. Abraço….

  6. Márcio Dutra :@Baxinho da Borracharia
    Se este número foi criado como o somatório de empregos a serem criados, conforme planilha da Prefeitura, vais procurar por muito tempo. A planilha apresenta o total de 2954 empregos criados mas se somarmos o número de empregos por empresas o resultado é 1181.
    http://www.santamaria.rs.gov.br/docs/noticia/2012/04/D19-226.pdf

    Baixinho! O pessoal que assessora o “Ômi” não sabe nem somar (com calculadora)! E ainda querem descobrir por que não conseguiram trazer os chineses!

  7. joão carlos :
    Na Boa ,o presidente da CACISM não parece que é um empresario e ele tem que entender que não se pode quebrar pontes com o governo do estado tomando posição politica porque este debate é politico eleitoral , é o prefeito querendo achar culpados para tirar o desgate do seu colo do outro lado a oposição cobrando as promesas não cumpridas do prefeito, e no meio de tudo isto a CACISM que em tese ou não era para ter “posição politica partidaria “, sem falar que é uma besteira este debate com o tamanho que é o empreendimento Chines os empresarios vão definir o local porque esta ciadade tinha mais apoio que a outra ,a escolha foi uma questão aonde dava mais lucro é asim que funciona o capilalismo que vivemos .

    Santa Maria se dá mal sempre por causa deste tipo de atitude. Hora ir contra o governo estadual (não me importa o partido do governador mas é queimar filme falar, do governo do estado).

  8. Santa Maria não têm nem um terminal central de ônibus no centro e com terminais nos bairros e passagem integrada. Modelo adotadoem cidades prósperas de Santa Catarina e Paraná.

    Mas acredito que empresários locais do transporte não queiram esse tipo de desenvolvimento com terminais de ônibus, passagem integrada. É por isso que a cidade que chamam de “Shopping a Céu Aberto” é também um Shopping de subdesenvolvimento. A sinalização de trânsito é ridícula.

    Isso é só um exemplo de como a cidade é atrasada!! Mas não culpo o governo atual pois isso vêm de anos atrás.

    Santa Maria têm muito a melhorar e se desenvolver.

  9. Prabéns pelo comentário Ricardo… Pacheco fez o que tinha que fazem um Presidente de uma instituição como a CACISM, reconhecer o empenho do governante e ficar do lado dos santamarienses, mas para quem não sabe Pacheco é Engenheiro Civil e empresário e como todos preocupado com o progresso de Santa Maria.@Ricardo Jobim

  10. @Ricardo Jobim Caro Jobim, muito me admira o senhor responder para esses abutres, aproveitadores de carniça. Para criticar uma pessoa atiram pedra, mas para ajudar na busca de novos investimentos para a nossa cidade não são capaz de levantar o dedo. Esses sim, são responsáveis pelo atraso de uma cidade, pois ficam ali naquele cantinho só esperando dar qualquer coisa errada, na verdade ficam torcendo para o Prefeito, para o Pacheco, o Jobim rachar a cara, típico de quem já nasceu derrotado. Apoio toda a iniciativa que vier beneficiar nossa cidade. Louvo e alto e bom tom todos aqueles que, mesmo quebrando a cara se expõem e vão atrás de melhorias para nossa cidade. Pois bem, para esses eu digo: Sigam firme, derrotas acontecerão, mas com certeza as vitórias serão mais gloriosas… ah! e quanto aos derrotistas, buento, fiquem alí apontando o dedo, não tem mais nada para fazerem mesmo. 😉

  11. [email protected] :

    sandra :
    Credo Jaci, tu dormiste com os pés fora da cama de tão amargo que estás. Se as empresas não visitar a cidade para fazer estudos da viabilidade ou não como vão se instalar. Tu critica tanto porque não criticou os outros governos que não fizeram nada para mudar a infraestrutura da cidade? Só concordo contigo que a farra foi maior do que devia devido ser um ano de eleição, se assim não fosse talvez o alarde seria menor. Tu está com uma metralhadora giratória. Critica Pacheco, critica o prefeito e quem vier pela frente, quem sabe antes de criticar tu apresenta uma solução – SÉRIA, CRIVEL – e publica, assim poderá criticar. Daqui a pouco vem a Helem, o Pozzobom e com boa vontade tentam trazer empresas e elas se vão por furo de governantes anteriores e vc novamente com tua metralhadora em punho. Vamos lá, quem sabe tu ajuda ao invés de criticar.

    Eu só nao critiquei outrso governos por nao ter blogs na época… senão…
    Critico os governos estadual e federal em outros fóruns.
    Sobre fazer… eu faço, meu trabalho e ajudo quem pedir… pago impostos e quero gasto correto, sem exageros… cada visita desta e um monte de gente almoça e janta com NOSSO dinehiro e nenhuma volta. A ACLIMA gerou UMA contratação… uma… de uma das “empresárias” que foram na comitiva, esposa de gente do governo….

    Nunca vi uma crítica tua ao Tarso e a Dilma.

  12. Eu entendo o Pacheco, ele não tem outra saída, a CACISM embarcou nas viagens do Schirmer e agora é uma derrotada também, então tem que mascarar as coisas com esses gestos de otimismo e apoio.
    O pior é que tem gente que prefere um prefeito,fantasioso, enrolador,falacioso só porque é conservador, aí não precisa fazer nada do que promete, o importante é que não seja o PT!

  13. Este tal de Pacheco, é político filiado, saudades do Ceccin, este sim era um profissional do mais alto gabarito que lutava ao lado de de qualquer prefeito em prol de nossa cidade, Da onde saiu este Pacheco?

  14. @Ricardo Jobim
    Dr eu acho que não podemos culpar o Governador porque uma empresa não veio para a cidade . na minha opinião o Sr Pacheco entrou em bola dividida, o prefeito prometeu o que não podia cumprir e agora para não ficar no prejuizo quer dividir o desgaste , e esta omitindo informações Santa Maria só estava na disputa por indicação do governador no ano pasado o governador convidou o prefeito para a misão governamental na Correia, eu achei no minimo infantil a posição da Cacism comprar uma briga partidaria em nome do prefeito para finalizar a Cacism no ano pasado fez um pedido para o governador a duplicação da RS da Igreja do Amaral até o Castelinho eo governador de pronto atendeu ea obra vai começar nop inicio do ano que vem e é desta forma que o governador é tratado, culpado por uma escolha de uma empresa privada .Volta Paulo Ceccim! Este Pacheco na Cacism não dá .

  15. E eu que pensei que devíamos defender Santa Maria dos de fora… Pelo visto, temos que defender Santa Maria é dos próprios Santamarienses…. Parabéns Pacheco, por fazer alguma coisa ao invés de ficar tomando cafezinho no calçadão e criticando as ações dos outros…. Quem é omisso nesse debate? Pensar faz bem…

  16. sandra :
    Credo Jaci, tu dormiste com os pés fora da cama de tão amargo que estás. Se as empresas não visitar a cidade para fazer estudos da viabilidade ou não como vão se instalar. Tu critica tanto porque não criticou os outros governos que não fizeram nada para mudar a infraestrutura da cidade? Só concordo contigo que a farra foi maior do que devia devido ser um ano de eleição, se assim não fosse talvez o alarde seria menor. Tu está com uma metralhadora giratória. Critica Pacheco, critica o prefeito e quem vier pela frente, quem sabe antes de criticar tu apresenta uma solução – SÉRIA, CRIVEL – e publica, assim poderá criticar. Daqui a pouco vem a Helem, o Pozzobom e com boa vontade tentam trazer empresas e elas se vão por furo de governantes anteriores e vc novamente com tua metralhadora em punho. Vamos lá, quem sabe tu ajuda ao invés de criticar.

    Eu só nao critiquei outrso governos por nao ter blogs na época… senão…
    Critico os governos estadual e federal em outros fóruns.
    Sobre fazer… eu faço, meu trabalho e ajudo quem pedir… pago impostos e quero gasto correto, sem exageros… cada visita desta e um monte de gente almoça e janta com NOSSO dinehiro e nenhuma volta. A ACLIMA gerou UMA contratação… uma… de uma das “empresárias” que foram na comitiva, esposa de gente do governo….

  17. Na Boa ,o presidente da CACISM não parece que é um empresario e ele tem que entender que não se pode quebrar pontes com o governo do estado tomando posição politica porque este debate é politico eleitoral , é o prefeito querendo achar culpados para tirar o desgate do seu colo do outro lado a oposição cobrando as promesas não cumpridas do prefeito, e no meio de tudo isto a CACISM que em tese ou não era para ter “posição politica partidaria “, sem falar que é uma besteira este debate com o tamanho que é o empreendimento Chines os empresarios vão definir o local porque esta ciadade tinha mais apoio que a outra ,a escolha foi uma questão aonde dava mais lucro é asim que funciona o capilalismo que vivemos .

  18. Volta Paulo Ceccim! Este Pacheco na Cacism não dá. Parece um guri brabo que quando perde o jogo vai embora com a bola

  19. Garibaldi :AH! O Mânica está acostumado a perder! Na época que diziam que a Mercedes-Benz viria ele era secretário também, não era?

    Não, não era… foi de 1993 a 1996, gestão Farret, como todos sabem, um período em que chegavam grandes investimentos na nossa Santa Maria…

  20. AH! O Mânica está acostumado a perder! Na época que diziam que a Mercedes-Benz viria ele era secretário também, não era?

  21. O atual presidente da Cacism está muito enganado – ou não gosta do Pedrinho Stangarlin e do Serro, que ajudaram a mudar o Plano Diretor e e a criar uma legislação que ampara os investidores. Cada vez me convenço mais que esse senhor está léguas atrás do Paulinho Ceccim…

  22. Credo Jaci, tu dormiste com os pés fora da cama de tão amargo que estás. Se as empresas não visitar a cidade para fazer estudos da viabilidade ou não como vão se instalar. Tu critica tanto porque não criticou os outros governos que não fizeram nada para mudar a infraestrutura da cidade? Só concordo contigo que a farra foi maior do que devia devido ser um ano de eleição, se assim não fosse talvez o alarde seria menor. Tu está com uma metralhadora giratória. Critica Pacheco, critica o prefeito e quem vier pela frente, quem sabe antes de criticar tu apresenta uma solução – SÉRIA, CRIVEL – e publica, assim poderá criticar. Daqui a pouco vem a Helem, o Pozzobom e com boa vontade tentam trazer empresas e elas se vão por furo de governantes anteriores e vc novamente com tua metralhadora em punho. Vamos lá, quem sabe tu ajuda ao invés de criticar.

  23. Acabei de ler A Razão, ali tem uma lista, bem menor que as 37 (19+18)… queria a complementação. Vou guardar este jornal… pelo que vi a KMW se dividiu, virou DUAS, Oficina e Fábrica… será que as demais o Schirmer tá contando em dividir por setor? E daí sim seriam 37? Fica pergunta.

  24. OPA! Tem que baixar a cabeça… dizem que o prefeito de Camaquã ganhou os chineses fazendo uma reverência, baixando sua cabeça.

    Eu queria uma lista destas 19 NOVAS empresas e das 18 em instalação ou ampliação… A assessoria de imprensa da prefeitura lista, diz alguma coisa sobre elas, quantos empregos pode gerar… e a gente acompanha… enquanto não vem, estas 37 (19+18) são ESPECULAÇÃO! Feito a KMW, que vem, vem, ta vindo… e nunca chega.
    Sinceramente eu torço e quero que empresas cheguem, mas tô cansado de especulação, de conversinha fiada, de promessa de CAMPANHA…
    Vamos ser sérios, os chineses queriam seriedade, os alemães querem seiridade… o eleitor e contribuinte quer seriedade e para isto QUEREMOS mais que números, queremos os NOMES.
    Alguem se habilita a MOSTRAR? O presidente da CACISM, tão nervoso contra o vice governador, poderia ser o Porta VOz, já que gosta de publicar A PEDIDO na mídia.
    Lista as empresas, cale a minha boca, é o desafio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo