EconomiaEducaçãoNegóciosUFSM

CIDADE. Empresários firmam posição contra vestibular descentralizado e em dezembro

Consenso: perdas econômicas e falta de debate amplo sobre data e locais do concurso

As entidades empresariais, a convite da principal delas, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria, papearam na tarde passada, na sede da Cacism. Assunto: o vestibular da UFSM, definido para dezembro e realizado em várias comunas, inclusive de fora do Rio Grande.

O resultado do encontro chega através de material produzido pela assessoria de comunicação da entidade, com texto de Paola Schwelm e Tarso Negrini (autor da foto). Acompanhe:

Empresários se unem contra a data e descentralização do vestibular da UFSM

Na tarde desta segunda-feira, 16, membros de entidades e sindicatos da cidade, reuniram-se na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria ( CACISM) para discutir sobre a descentralização e a mudança na data do vestibular da UFSM.

Estiveram presentes representantes da CACISM, Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Santa Maria (SHRBS), Sindigêneros, Sindilojas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Hotéis, Restaurantes, Agência de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR) e Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria.

Diversos aspectos foram levantados, como a queda econômica nos diferentes setores da cidade, em comparação ao mesmo período dos outros anos, a situação prejudicial aos estudantes da região, principalmente do interior, na disputa por uma vaga e a dificuldade de dialogar com a UFSM que, segundo os presentes, prometeu uma discussão mais ampla sobre o assunto este ano.

 Segundo o presidente da CACISM, Luiz Fernando Pacheco, a Universidade precisa conversar melhor com a comunidade, pois tanto a economia, quanto os estudantes estão sendo prejudicados. “Se fosse tão bom assim, as outras universidades também utilizariam do mesmo sistema”, afirma.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. nunca esqueço de um teatro que assisti na rua, quando os profis e alunos da UFSM ficaram em greve por uns 3 meses; o empresário dizia: espera um pouco para largar o cheque, pois a greve está acabando. Caros amigos, por favor, verifiquem o orçamento da UFSM e o orçamento de nossa prefa; a cidade só existe pq existe a UFSM

  2. @Luiz
    Opa, pela primeira vez concordo com um comentário do Luiz!
    O Xirme é que não vai gostar; ele acha que a UFSM é SÓ de Santa Maria.
    Lembram da campanha eleitoral, quando ele afirmava ser um absurdo o pessoal que se formava em nossas universidades ser obrigado a ir trabalhar alhures e que resolveria esse problema se fosse eleito? Ainda bem que isso não vai mais acontecer, depois das centenas de empresas que, graças a ele, aqui se instalaram.
    Até a demagogia tem limites.

  3. Sempre critiquei a pequenez daqueles que enxergam o vestibular apenas como mais uma oportunidade de lucrar alguns tostões, em nenhum momento se preocupando com a exclusão que ele representa, já que oitenta por cento dos vestibulandos não conseguem classificar-se.
    Segundo Fernando Haddad, ministro da educação por quase 10 anos, o Brasil é o último país do mundo que mantém o vestibular, que dentro de poucos anos não mais existirá.
    E aí, senhores empresários, sem o vestibular, como vai ficar? Vamos inventar o quê mais?

  4. São uns “bobalhões”, com se diz em Itaara, esses “empresários” que só vivem à reboque do setor público. Vão ver se em Caxias alguém se preocupa com o calendário da prefeitura, do estado ou da União.

  5. A UFSM é uma universidade pública SITUADA em Santa Maria, ms não é DE Santa Maria, portanto, deve ser gerida com base nos interesses maiores da educação do País, e não pela conveniência econômica de A ou B.

    Será bom para a cidade como um todo levar este tipo de “solavanco”.

    Talvez seja o empurrão fundamental para que Santa Maria se emancipe das tetas públicas que durante décadas têm mantido a cidade escravizada a uma ideía errada de caminho para a riqueza e desenvolvimento.

  6. para o vestibulando é uma ótima, pois não paga ônibus e estadia. Outra pergunta: tem lugar paa todo mundo na rede hoteleira? pelo que vimos em anos anteriores, com menor número de vestibulando, pessoas em campanha para abrigar estudantes nos dias de vestibular.Incluuuuusive, nossa tarifa de ônibus coletiva tá muito cara; numa época bem recente, os proprietários do transporte coletivo, reajustavam as tarifas bem nos dias de vestibular; era uma política muito atraente para quem quer gente em SANTA MARIA da BOCA DO MONTE.Vamos comparar nossos preços do boião nos restaurantes com os praticados em PORTO ALEGRE.Parece até que combinam os preços praticados em SM.

  7. Nao podemos chamar um reitor que faz um excelente trabalho de sem compromisso , em primeiro lugar dever estar a educação.Ninguem esta preocupado com o excessivo calor de janeiro para fazer provas, é bem vinda a ideia do vestibular em dezembro!Educação é a prioridade!!!!

  8. Concordo em grau,genero e numero,esse reitor tá fazendo o que quer,não conversa com ninguem,só faz de conta,tá na hora de tirarmos reitores descompromissados com a Cidade de Santa Maria, a eleição tá quase aí.A UFSM é de Santa Maria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo