CULTURA NA SEDUFSM. Um seringueiro em SM. Motivo: meio ambiente e reforma agrária
O debate, que trouxe a Santa Maria o líder seringueiro Osmarino Amâncio, aconteceu ontem à noite, na sede da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Foi mais uma edição da já tradicional promoção “Cultura na Sedufsm”. Os detalhes da discussão que reuniu cerca de 90 interessados chegam através da assessoria de imprensa da entidade. A reportagem é de Fritz R. Nunes, com foto de Bruna Homrich. Confira:
“Os caminhos da resistência na floresta…
…Juntamente com Chico Mendes e outros tantos seringueiros, Osmarino Amâncio, se coloca entre aqueles que, conseguindo escapar dos assassinatos encomendados pelos latifundiários, especialmente no período entre os anos 70 e 80, insiste em viver em meio à floresta acreana. Osmarino, que participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, mora em mil hectares de floresta sem qualquer tipo de escritura, por um entendimento de que a relação com a natureza não deve estar vinculada a uma ideia de propriedade privada.
Em 54 anos de vida, ele se orgulha ao afirmar que apenas derrubou 9 hectares do total existente, sendo que essa ação foi visou à subsistência. Se nos anos 70 e 80, os seringueiros resistiram ao avanço dos projetos que colocavam os grandes fazendeiros como colonizadores da região amazônica, hoje o desafio é bem mais forte. Segurar o avanço dos chamados megaprojetos, que não apenas devastam florestas, mas também os rios, através da construção de hidrelétricas, agronegócio, etc.
Osmarino falou sobre sua experiência de vida, suas relações com a política, com o ex-presidente Lula, com a senadora Marina Silva, em mais de duas horas, para cerca de 90 pessoas, durante o Cultura na SEDUFSM, que aconteceu nesta segunda, 23, e teve como tema “Reforma agrária e meio ambiente”. O evento, em sua 52ª edição, teve a coordenação do professor do departamento de Direito da UFSM, Luiz Ernani Araújo.
O líder seringueiro, um dos responsáveis no final dos anos 80, pela negociação, em pleno governo de José Sarney, da criação da reserva extrativista acreana, se emocionou ao…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
O que tem a ver Gabriel (O Pensador), um cantor da classe média carioca, filho de uma jornalista de renome, com um seringueiro autodidata das florestas acreanas?
Nosso Gabriel O Pensador….