Arquivo

Análise. O “Encontro Nacional dos Prefeitos” e a capacidade de articulação do governo Lula

Talvez esteja na constatação desse fato boa parte do queixume demonstrado pelo Presidente de Honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, como registrei aqui mesmo. O governo Lula aprimorou sua capacidade de articulação. E isso, obviamente, garante-lhe mais um fator positivo na disputa que se avizinha, para a sucessão presidencial.

 

Quem, melhor que este (nem sempre) humilde repórter, avalia o fato e as circunstâncias é o jornalista Carlos Lopes, da consultoria Santafé Idéias, em texto publicado na página de internet editada pelo experiente jornalista Etevaldo Dias. A seguir:

 

“Governo aperfeiçoa capacidade de articulação

O presidente Lula se queixa de atos de governo serem vistos do ponto de vista eleitoral, mas é o primeiro provocar o debate sucessório, em uma estranhável antecipação. O encontro com novos prefeitos não deve ser considerado um evento eleitoreiro, mas demonstra capacidade de articulação e sentido logístico sem rivais na política.

O governo federal conseguiu o inédito fato de falar para todos os prefeitos do Brasil, não importa quantos mil dos 5.563 tenham vindo a Brasília. Eram, certamente, a maioria. Propôs uma agenda comum de compromissos, ligados a ações sociais, e demonstrou, por intermédio do presidente, a obstinação pelos investimentos no PAC. O programa de crescimento, lançado para ser a marca do segundo mandato, acumulou a função anticrise ou anticíclica.

A contrapartida, anunciada na véspera da abertura do encontro, teve como destaque a autorização para um novo parcelamento das dívidas com os municípios com a Previdência, avaliadas em R$ 14,5 milhões. As prefeituras vão ter 20 anos para pagar seus débitos. Propagou-se a expressão “pacote de bondades” esquecendo-se ou não de que o objetivo das medidas era facilitar o estabelecimento de vínculos com cada uma das prefeituras.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, recebeu exposição especial, o que pode ser justificado pelas funções de principal gestora do PAC como poderia ser atribuído ao fato de ela ser a candidata do presidente a sua sucessão. O que importa é…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui se desejar, também outras notas e artigos publicados no sítio do jornalista Etevaldo Dias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo